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terça-feira, 15 de julho de 2014

COM APOIO DO PIM ,INDÚSTRIA BRASILEIRA VIVE FASE DE EXPANSÃO NO MERCADO EXTERIO



Presentes em 84 países, as empresas brasileiras conquistaram espaço notável no mercado internacional nos últimos dez anos. Segundo pesquisa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), só em 2013, foram organizadas 1.164 ações desenvolvidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entre feiras, eventos e rodadas de negócios, com a participação de 12.880 empresas brasileiras.

No Amazonas, essas ações são disseminadas pela Federação das Indústrias do Estado (Fieam), através do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM). Para o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, o Polo Industrial de Manaus (PIM) tem papel importante neste processo. “Muitos empresários envolvidos no processo de importação e exportação do Estado estão percebendo as oportunidades do mercado internacional e o resultado ficará ainda mais nítido a longo prazo”, estimou.

Neste ano, o CIN-AM tem emitido, em média, 500 certificados de origem ao mês para empresas exportadoras do Estado. O documento atesta a viabilidade econômica e jurídica de produtos exportados do Brasil. Só em 2013, foram 6.459. O certificado de Origem é exigido por alguns países do exterior, principalmente do Mercosul, que precisam de comprovação rigorosa da legalidade dos produtos importados. 
Motivos
De acordo com o secretário-executivo do MDIC, Ricardo Schaefer, três fatores motivaram a expansão de empresas brasileiras no exterior: o crescimento do preço das principais commodities internacionais; a implementação, pelo governo brasileiro, de uma política externa com objetivo de expandir e diversificar parceiros comerciais; e a retomada da política industrial brasileira, com ações voltadas para internacionalização de empresas.

“Foi somente na primeira década do século 21 que fatores políticos e econômicos, no Brasil e em outros países, contribuíram para uma maior internacionalização da economia brasileira e das suas empresas. O ingresso de capitais externos no Brasil bateu recorde em 2011, o que alçou o país à colocação de quinto maior receptor de Investimento Estrangeiro Direto”, lembrou.


Quanto à distribuição geográfica das empresas no exterior, os Estados Unidos têm maior presença brasileira, com 41 empresas. Em seguida estão a Argentina, com 35 empresas brasileiras; e o Chile, com 30.

Na distribuição por regiões, a América do Sul está em primeiro lugar. Quase 80% das multinacionais brasileiras possuem presença física na região. Em seguida vem a América do Norte, com presença de 70% das empresas. Depois estão Ásia; América Central e Caribe; África; Oriente Médio; e Oceania. A presença das empresas brasileiras na África é de 30,16%, segundo o levantamento.

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