segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Artistas locais escolhem um nome
para Presidente da ManausCult

Durante o mês de novembro deste ano, o Projeto Uakti fez uma consulta à comunidade artística e cultural sobre nomes para a Presidência da Manauscult. A votação foi encerrada a meia noite desta sexta-feira, 30 e o resultado foi este: 1° lugar com quase o triplo de votos do segundo colocado Marcell Mota, com 42 votos, em 2° lugar João Fernades, com 15 votos, em 3° lugar Orlando Câmara, com 14 votos, em 4° lugar Guto Rodrigues, com 11 votos, em 5° lugar Jaime Pereira com 7 votos, em 6° lugar Otoni Mesquita, 6 votos, em 7° lugar Claudio Abrantes, com 5 votos, em 8° lugar Rosemara Staub, com 4 votos, em 9° e 10° lugar empatados Célio Cruz e Neide Miranda, com 3 votos.


O Prefeito Eleito de Manaus, Arthur Vírgilio Neto, tem estimulado os interessados em participar de sua equipe de governo, a enviarem curriculum para seu e-mail. Sendo assim, o Projeto Cultural Uakti tomou a iniciativa de consultar a comunidade artística (artistas, produtores, técnicos) sobre nomes que, com o respaldo da comunidade, possam se candidatar ao cargo de Presidente da Manauscult. Utilizando nossa (ASPI/INPA) experiência em selecionar diretores do INPA de forma democrática (nosso sistema é utilizado hoje no Brasil inteiro para a escolha de diretores dos institutos de pesquisa) resolvemos então fazer essa consulta em dois turnos.

No primeiro turno, qualquer interessado poderia enviar um nome através de e-mail (apenas um voto por e-mail) ao Projeto Uakti (projeto.uakti@gmail.com) uma lista com até 3 (três) nomes de sua livre escolha. Os 10 (dez) mais citados nesse primeiro turno, comporão uma lista que será novamente submetida à comunidade e dela sairá uma lista tríplice a ser encaminhada ao futuro prefeito.

No segundo turno, só poderá votar nos nomes da lista. Aceitaremos apenas um voto por e-mail. Não vale e-mails institucionais (apenas pessoas físicas). O Projeto Uakti preservará a identidade dos votantes, fará as apurações em sessão aberta e buscará o curriculum dos 10 mais votados para que a comunidade faça seu voto consciente no segundo turno.

Ao longo do processo, o blog do uakti e o facebook do Uakti publicarão os resultados parciais através dos links: http://www.blogdouakti.com.br/2012/11/consulta-publica-do-projeto-uakti-sobre.html ; http://www.facebook.com/projeto.uakti?fref=ts
Emoção marca inauguração do Clube Caprichoso
A programação do centenário do boi Caprichoso já começou. Depois do anuncio do tema: “O centenário de uma paixão”, a diretoria do bumbá entregou nesta sexta-feira, 30, aos sócios o clube Caprichoso.

A obra assinada pela arquiteta Erika Baranda foi um compromisso, da presidente Márcia Baranda e da vice-presidente Socorrinha Carvalho, mantido ainda em campanha e inaugurado debaixo de muita emoção.

As bênçãos do novo local foram dadas pelo pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus Padre Carlos Caridade. Em seguida o comandante da Agência Fluvial de Parintins Manoel Ribeiro Neto fez a leitura da portaria do comando da Marinha do Brasil que torna o boi bumbá Caprichoso amigo da Marinha. “Assim o Boi Bumbá Caprichoso se torna amigo da Marinha do Brasil para sempre”, declarou.

Durante vários momentos da solenidade a emoção tomou conta dos sócios, e em especial da presidente Márcia Baranda, pois o esposo dela João Pedro, que se recupera de um problema de saúde, pela primeira vez após ser operado participou de um evento público.

Fizeram o descerramento da placa inaugural Márcia Baranda, João Pedro, Socorrinha Carvalho, o diretor executivo Carmona Oliveira, a arquiteta Erika Baranda e a sócia Maria Lúcia. “Declaro inaugurado, o clube é dos sócios, é do Caprichoso, é de todos vocês”, afirmou a presidente.


De acordo com a arquiteta Erika Baranda o clube, localizado na Rua Fausto Bulcão, conta com quadra de futsal e de areia, piscina adulto e infantil, deck, salão de eventos, playground, bar e banheiros com acessibilidade.

A vice-presidente Socorrinha Carvalho exaltou o sentimento Caprichoso durante a programação. “Aqui está o suor, a dedicação da nossa diretoria para entregar mais um patrimônio ao nosso boi”, disse ela. “É o compromisso que firmamos em campanha e que hoje entregamos aos sócios”, frisa Márcia Baranda.
Homenagem
A arquiteta Erika Baranda, a vice presidente Socorrinha Carvalho e a presidente Márcia Baranda receberam lembranças e o reconhecimento dos sócios Mário Cid, Peta Cid e Maria Lúcia respectivamente por toda a dedicação para com a Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso.


O evento encerrou com apresentação da marujada de guerra e o levantador de toadas David Assayag.
Boiadeiro do Acre conquista

título do rodeio da 39ª Expoagro

O boiadeiro Ramon de Lima, do Acre, foi o vencedor do campeonato de rodeio profissional do Amazonas. Com o título, o peão chega ao tricampeonato em festas de rodeio pelo país. Ele conquistou nas três noites de competição um total de 314 pontos e ganhou uma moto zero quilômetro. O prêmio foi entregue pelo Secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra.
O segundo lugar foi para o Estado do Pará, com o boiadeiro Godofredo dos Santos. O Amazonas ficou com a terceira colocação no campeonato profissional de rodeio, sendo representado por Cassiano Chaves, de Apuí, que não obteve tanto êxito ao montar o touro “Oba, Oba”, da Companhia Pedro Arruda de Rodeio.
A final do campeonato de rodeio foi transferida para o domingo devido à forte chuva de sábado.
Público lota Expoagro
O último dia da 39ª Expoagro, domingo, registrou um público record tanto de manhã, quanto à tarde e à noite. Milhares de pessoas visitaram o parque neste domingo. Os visitantes entraram no clima de feira e se vestiram de cowboy. Quem não tinha uma roupa quadriculada colocou pelo menos algum adereço como chapéu ou bota para entrar no clima dos cowboys.
É o caso de Rosemeire Batista de Souza, moradora do bairro Santa Etelvina. “Eu não perco a Expoagro e adoro me vestir assim. É a oportunidade que nós temos de usar essas roupas”,explicou.
A expectativa da Sepror é ultrapassar a marca de 500 mil visitantes durante toda a festa. O resultado sobre o público que prestigiou a festa e os números finais da feira sairão esta semana.