Casa de Caba

02 a 08 de fevereiro 2014
Sem conta
A ameaça sobre o fim do doutorado em contabilidade no Amazonas, comandado pela Universidade Federal, o único do Norte, movimentou todos os segmentos desta atividade profissional, que bateram à porta da deputada Rebecca Garcia, pedindo ajuda para impedir o corte tão brusco e perverso como as linhas vermelhas de um balancete anual. A deputada transformou o apelo numa agenda pessoal e realiza seu primeiro discurso como denúncia do fato e apelo pela revisão do processo.

Ajuste
Quem também se mexeu foi o Conselho Regional de Contabilidade -CRC, que levará a questão para a discussão na Confederação Nacional, diante da diminuição de leque de conhecimento que o fim do curo representa, quando a contabilidade é exigida pelos conhecimentos com a inserção da tecnologia em cada passo de sua atividade.

Alianças
Os passos mais velozes na busca de alianças estão sendo dadas pelo senador Eduardo Braga, fortalecendo a sua pré-candidatura ao Governo do Estado, numa das mais acirradas disputas de todos os tempos, com luta entre antigos aliados e hoje adversários políticos. Eduardo Braga, que não dorme de touca já procurou todas as lideranças e agora vai medir o peso de cada um, aferir o valor da participação e convidar para a campanha.

Acertos
No ritmo menor, mas não menos forte, o candidato José Melo caminha pelos estreitos meandros da politica, apostando em arregimentar seguidores, na esteira do seu mandato de governador que se inicia  no dia 5 de abril, com a renuncia de Omar Aziz para candidatar-se ao Senado da República.

Conta
Entre os candidatos futuros ao cargo vale a reflexão: José Melo terá este ano e mais 4, enquanto Eduardo Braga, se ganhar, terá 4 e possivelmente mais 4 indo para a reeleição.

Revelação
Quem tem um caminho aberto é o vereador Plínio Valério, revelação na Câmara Federal onde, em apenas 8 meses, conseguiu ser destacado como o 16 deputado mais atuante. Plínio está pronto para outra disputa à Câmara Federal, podendo ser um dos mais votados, de acordo com os últimos resultados que o apontaram como um potencial presente e futuro da politica amazonense.



26 de Janeiro a 1º de Fevereiro 2014
Saudade
Depois de ser dona de todo o território onde hoje está instalado o bairro da Compensa, a viúva Borel, que nunca recebeu um centavo pela área e mora numa pequena casa, numa rua lateral, pediu ao líder do bairro Itamar Nunes, uma oportunidade para rever a orla do rio Negro do local onde está instalada a Estação de Captação e Tratamento de Esgotos local que, na sua juventude, foi sua casa de moradia. A viúva Borel pode até está se despedindo, da grandeza dos seus 108 anos bem vividos.

Licença
A licença será solicitada à direção da empresa Manaus Ambiental que deverá estender tapete vermelho para a viúva pois, afinal, a dita empresa é também uma das invasoras do pedaço.

Desculpas
O Brasil politico deve uma declaração de desculpas e perdão ao senador Alfredo Nascimento que foi execrado durante mais de dois anos com uma suspeita de desvio de dinheiro público, e agora foi devidamente inocentado pelo Procurador Geral da República, com direito a noticia formal no Jornal Nacional da Rede Globo que dedicou dois minutos e meio ao fato.
Provas
No noticiário o Jornal Nacional transcreveu diálogos que atestaram que a acusação sobre o então ministro Alfredo Nascimento, era uma trama armada pelo famoso Carlinhos Cachoeira, para defenestrar Alfredo do Ministério  já com outro candidato, agendado pelos seus interesses , para o cargo.

Pureza
No Senado, logo depois do esclarecimento da inocência de Alfredo Nascimento todos os senadores falaram do apreço, da alegria e do orgulho de ter um companheiro da virtude pública e pessoal de Alfredo Nascimento, avançando pela sessão inteira da Entidade.

Dedo
O procurado que inocentou Alfredo Nascimento foi o mesmo que acusou e mandou para a cadeia os mensaleiros, o que demonstra que a atitude foi correta, sem arranjos públicos, mas levado pela ética e pelo civismo.




03 a 09 de Novembro
SALADA
O governador Omar Aziz colocou todos os ingredientes da salada política via eleições majoritárias no liquidificador e criou o samba do criolo doido regional, ao anunciar que poderá não renunciar para disputar o Senado e ficará no Governo até o minuto final de 2014, chegando a afirmar que “foi eleito para governar e Estado e não para afastar-se e disputar o Senado”, embolando de vez o meio de campo do jogo político.

ALTERNATIVAS
Na esteira desta afirmação de mar Aziz, nascem os rumores e os amores reprimidos de amigos que pareciam inimigos e que podem estar juntos como unha e cutícula para morder os nacos do poder do Governo e do Senado, Até mesmo Amazonino Mendes volta à cena, como pai de todos os pré-candidatos em pauta, para colocar ordem na casa e distribuir funções, atribuições, direitos, obrigações e omissões, no eixo de nomes que vão desde Eduardo Braga, passando por José Melo e raspando as figuras de Rebeca Garcia e Hissa Abrahão.

PAR OU IMPAR
Valendo a declaração de Omar, já está na mesa de estudos a possibilidade de Artur Neto ou Amazonino Mendes disputarem a vaga para o Senado, deixando o Governo  para Eduardo Braga que comporia uma saída honrosa para José Melo e teria uma eleição tranqüila e barata.

LUZ
Como em qualquer situação a eleição tem de observar a luz e a força de Hissa Abrahão como revelação de ontem, eficiência de hoje e a ascensão de amanhã na escala majoritária, tudo fica em paz com sua consolidação como prefeito de Manaus, no caso de Artur sair para o Senado.

RACHA
Enquanto isso começam os rachas políticos no interior, ontem grupos distantes do poder começam a metralhar com acusações e suposições dos atuais prefeitos, com a finalidade de cresceram eleitoralmente diante dos chamados caciques e conseguirem vantagens como donos de votos em suas bases. Será uma passagem difícil para os prefeitos que já sentem na pele outro viés que á a carga pesada de candidatos a deputados federais que, sem apoio oficial, buscam as parcelas de oposição, para granjear os votos.

CIRANDA
Em Manacapuru, o anuncio da renuncia do prefeito Regis criou duas frentes de luta; a primeira na Assembléia Legislativa com o apetite à vaga de Wanderlei Dallas, que deveria ser de Régis, mas está sendo cobrada pelo também ex-deputado Liberman Moreno e a outra  no Tribunal Regional Eleitoral que deverá anunciar se haverá nova eleição em Manacapuru, já que Regis administrou o município apenas  por 8 meses ou se o vice Tororó tem direito ao cargo.


03 a 09 de Novembro
PONTUAL
Famoso pelos atrasos de horas e horas, deixando autoridades e o povo na espera infinita, o senador Eduardo Braga, pagou o preço da impontualidade na festa de entrega do Mercadão, dia 23, tendo que entrar pela porta dos fundos, para conseguir uma vaguinha entre as autoridades, disputando o lugar com populares. Mesmo assim, sorridente e afável, imiscuiu-se no aglomerado e se comportou como se fosse também, um dos donos da festa.

ENCONTRO
Distantes em frentes de trabalho o prefeito Artur Neto e o vice Hissa Abrahão tiveram um encontro emocionado no palanque de inauguração das obras do Mercadão, como se revivessem os momentos de dificuldades que passaram para mais uma etapa de compromissos cumpridos. Além do cumprimento cordial, um abraço de amigos e de parceiros do mesmo projeto de bem fazer para a comunidade.

JUNTOS
O vice governador José Melo e a secretária de Governo Rebecca Garcia se encontraram na inauguração do Centro de Orientação de condutores de motos, da empresa Moto Honda, mais não houve nem comemorações e nem efusões. Um aperto de mão, simples assim. Ambos disputam apoios do mesmo grupo para o Governo do Estado.

RECORDAÇÃO
Depois de Carlos Zamith, o homem do Baú Velho, que eternizou as informações do futebol profissional de Manaus, de Nicolau Libório, o repórter de pista hoje Procurador do Ministério Público, que humanizou personagens do esporte profissional e amador, agora é o fotografo Cleoberto, o ícone do bairro do Educandos que prepara o lançamento de um livro sobre o esporte amador, em todas as categorias, mostrando, com fotos e noticiais, quem foi e quem é na promoção de eventos e na categoria nas quadras e campos.

SOL
Tanto quanto o sol é fundamental para permitir obras externas na cidade de Manaus, o que a Prefeitura vem fazendo com extrema aplicação, uma nova luz política é a solução para a renovação desejada para a transformação do Amazonas, e ela está ligada através do vice prefeito Hissa Abrahão que é a grande aposta de um projeto de crescimento econômico abrangente para Manaus e interior e para o desenvolvimento humano.


ACLAMAÇÃO
Dentro do seu partido, o PPS, Hissa Abrahão já ganhou: foi eleito por aclamação presidente do Partido.

ATRASO

Foi trágico cômico o atraso do vice governador José Melo na inauguração do Centro Educacional de Transito Honda, no Parque Dez, deixando centenas de executivos e autoridades esperando, em torno das fartas mesas de lanche que os japoneses colocaram à disposição. O atraso remeteu José Melo à lembrança do ex-governador Eduardo Braga useiro e vezeiro na impontualidade, que tem cheiro e o gosto amargo do desrespeito às pessoas e da falta de organização pessoal.

Nenhum comentário: