quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Três Marias encanta pelo cardápio e serviços


Agradável na arquitetura de chapéu de palha, regional pela rusticidade que oferece conforto e bem situado na geografia de Manacapuru, o restaurante Três Marias é a bússula da gastronomia do município, sentido obrigatório de gente de bom gosto e de visitantes interessados em degustar o que há de melhor no tempero amazônico.
A comida oferecida é de primeira qualidade e prima pela diversidade de pratos, todos típicos e com tempero forte, além do gosto caseiro que é a marca da casa.
Peixes em peixadas, fritos ou assados conforme a ordem do freguês, carnes diversas, frangos com sabores alternativos, num cardápio eclético, pois oferece desde o conjunto para duas ou três pessoas, com preços especiais, até o simples prato feito com gosto de casa.
Seus proprietários Waldemar e Zilma, da família Dias Gomes, compraram o estabelecimento, mas não mudaram o nome, insistindo apenas em novidades gastronômicas que transformaram o restaurante no ponto obrigatório para a boa alimentação.
O filho David, faz questão de servir cada mesa e ainda faz fotos que são expostas, como em grande vitrine, na parte interna do restaurante, enquanto Waldemar fiscaliza a qualidade, o atendimento e pede sugestões da clientela. “Queremos ser uma grande família com todos os nossos clientes” explica.

Ramiro faz cosméticos de frutas regionais


Um empresário de Manacapuru, Ramiro Sarmento, que é proprietário do Hotel Manacapuru, na rua 16 de julho, no centro da cidade, resolveu inovar nas atividades e no ramo escolhido.
Observando a importância da natureza na vida do homem do interior, percebeu que é possível extrair de frutas, raízes e sementes todos os tipos de cosméticos e fármacos capazes de ajudar na melhoria da qualidade de vida da população.
Apostando nisso contratou pesquisa e com o resultado na mão iniciou um trabalho de produção de sabonetes com a essência de frutas regionais, desde o açaí ao cupuaçu, passando por ervas, todas de alto valor para a pele graças aos nutrientes de sua composição.
O produto final vem sendo a sensação nas feiras e exposições, sendo caçados por turistas e visitantes que querem experimentar a novidade e divulgar o que vem sendo considerado em todo o mundo como a melhor forma de sustentabilidade, pois a matéria prima utilizada não exige derrubadas e nem uso incorreto do solo e do meio ambiente.
Ramiro acredita no investimento e continua realizando pesquisas, agora para ampliar a atividade, abrir o mercado para produção em escala e até mesmo passar a investigar, com pesquisas cientificas contratadas, a utilização da riqueza da natureza amazônica na produção de fármacos.
“Não queremos apenas ser um empresário, mas um colaborador da comunidade que precisa de produtos de alta qualidade com acesso para todos” garantiu Ramiro Sarmento.

As eleições 2012 estão aí



O 54º Encontro do Colégio de Presidentes de TREs reuniu em Minas Gerais, entre os dias 18 e 20 de agosto, dirigentes dos Tribunais Eleitorais do Brasil para a discussão de temas relevantes relacionados às próximas eleições e à Justiça Eleitoral. Dentre os representantes dos 24 TREs presentes no encontro, a desembargadora Graça Figueiredo, presidente do TRE-AM, aproveitou a oportunidade para expor as dificuldades de alcance da Justiça Eleitoral a toda a população do Amazonas.
Com o tema “Adicional de Atividade Penosa”, a desembargadora abriu o primeiro dia de debates do evento e defendeu a gratificação extra desses servidores. “O Amazonas tem dimensões continentais. Temos áreas em que você vai de jato, como São Gabriel da Cachoeira. Outros municípios, se você for navegando, passa até 10 ou 12 dias para chegar, como é o caso de Itamarati. Temos uma época de grande cheia e outra época de grande seca, onde não entra canoa e não dá para caminhar”, contou.
A presidente afirmou ainda que, em determinados casos, as dificuldades chegam a extremos. “Não conseguimos, para as eleições gerais do ano passado, levar nem equipamentos e nem pessoal para um município perto de Manaus. O exército foi quem nos ajudou com um helicóptero possante, fazendo rapel para chegar lá”, completou. Por conta disso, Graça reforçou, durante o Colégio de Presidentes, a ideia de que os funcionários precisam de um estímulo para que possam criar uma massa crítica nos municípios de acessos mais difíceis. Dessa forma, os cidadãos se fixariam nesses locais e estabeleceriam uma relação de maior confiança com a Justiça Eleitoral para o cumprimento de sua missão constitucional.

Planejamento das próximas eleições em andamento
A desembargadora Graça Figueiredo, cujo mandato à frente do TRE-AM termina no ano que vem, afirma que iniciará os preparativos para as próximas eleições municipais. Uma das ações planejadas para ainda este ano é a visita ao estado da ministra Carmem Lúcia, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O objetivo é que a ministra conheça as dificuldades enfrentadas pela Justiça Eleitoral do Amazonas, principalmente nos municípios de fronteira. “Pretendo deixar toda a máquina engrenada para que possamos realizar nosso trabalho, que é muito difícil”, confirmou.
Durante o evento, outra discussão envolvendo o processo eleitoral brasileiro foi acerca da implantação da biometria. Com a iniciativa, a identificação dos eleitores no momento da votação seria realizada por meio de impressões digitais. O projeto está sendo testado em algumas cidades do país e será ampliado gradativamente. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, presidente do TSE, nesta primeira fase, os municípios do Amazonas não serão contemplados com a biometria. Graça afirmou que está intermediando essa ação junto a Lewandowski: “Já pedi várias vezes ao ministro. Ele disse que há um trabalho sendo realizado e que o Amazonas, não sei se até o ano que vem, deverá iniciar o processo biométrico”.

Lei da Ficha Limpa segue indefinida
Tema dos principais debates durante o 54º Encontro do Colégio de Presidentes de TREs, a aplicabilidade da Lei Ficha Limpa foi motivo de preocupação por parte dos magistrados presentes na reunião. Com a proximidade das eleições municipais, que serão realizadas em outubro de 2012, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais demonstraram insegurança com a demora do julgamento da constitucionalidade da Lei Complementar nº 135/2010 pelo Supremo Tribunal Federal.
Em consonância com a opinião da maioria dos presidentes dos TREs, a desembargadora Graça Figueiredo deixou clara sua posição favorável quanto à vigência da lei de iniciativa popular. “Quanto à Ficha Limpa, estamos aguardando que seja julgado o mérito da ação. Queremos que seja julgado da melhor forma, coibindo essas pessoas que não têm capacidade moral de exercer mandato em procuração, para que elas sejam banidas do processo eleitoral e para que o povo possa ter assegurado pessoas de boa índole, que possam representá-lo com dignidade em todas as áreas do Legislativo”, defendeu.
A insegurança dos desembargadores também é explicada pela indefinição das ações já movidas pela Justiça Eleitoral para a cassação de candidatos que não se enquadram na Lei. “Relatamos à ministra Carmem Lúcia, que é uma pessoa muito inteirada do que se passa na Justiça Eleitoral de todo o país, que 21 estados do Brasil já haviam cassado pessoas por causa da questão da Ficha Limpa e tivemos que retroceder por obediência ao nosso maior tribunal, que é o STF”, revelou a presidente do TRE-AM.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pedágio é necessário pelos serviços na ponte


A cobrança de pedágio pelo uso dos serviços da ponte que liga Manaus a Iranduba, a partir da comunidade de Cacau Pirera é absolutamente necessária para não colocar na conta do erário público e por conseqüência nas costas de toda a população.cotas diminuídas em função do gasto extra desta atividade.
“Não será menos de dois a três milhões o dispêndio do Governo do Estado com os serviços necessários para atender bem os usuários da ponte, como guinchos, atendimento médico, recuperação da pista, iluminação e a própria cobrança que exige material e pessoal. Muita gente que mora em Cacau Pirera ou nos municípios vão preferir o uso direto ou a conexão fluvial, com a utilização dos barcos, em linha direta para o centro, evitando pagar duas passagens de ônibus e sofrendo no trânsito” explicou Chico Preto.
O raciocínio é que o grande beneficio para as comunidades privilegiadas com a ponte, que representou investimentos de um bilhão de reais, não pode exigir mais recursos do Governo, significando corte nos demais municípios.
“Hoje paga-se, por carro pequeno 30 reais nas balsas, que são demoradas e via de regra, impontuais, porque é o único meio de deslocamento de uma lado para o outro do Rio Negro. O pedágio será infinitamente menor e faz justiça na distribuição de
O deputado explica que só vai pagar o pedágio quem usar os serviços e não é justo passar o compromisso para toda a coletividade, inclusive dos demais municípios que terão suas serviços” afirmou Chico Preto.
Mas para o deputado o valor a ser cobrado não é pela construção da ponte, mas pelos serviços essenciais que serão implantados para o conforto, comodidade, segurança e garantia de direitos de quem a usará. “Os passageiros de ônibus, por exemplo, poderão ter um acréscimo de centavos na tarifa, ou talvez o pedágio do ônibus não seja transferido para eles” acrescentou Chico Preto.
Mostrando que cada caso é um caso, na analise da utilização da ponte por classes, Chico Preto lembrou, por exemplo que, caso o Governo instale do outro lado do rio a Cidade Universitária, os estudantes merecerão um estudo especial sobre a isenção total ou parcial dos valores fixos. “ Tudo será visto e revisto com equidade e com justiça social” garantiu.

Beruri se prepara para III Festa da Castanha


Acontece nos dias 5 a 7 de setembro de 2011, o maior evento cultural do município de Beruri, uma mega produção está sendo preparado para a 3 edição da Festa da Castanha, varias banda locais e regionais irão passar pelo palco principal da festa, durante os três dias do evento os visitantes vão poder as belezas naturais do município além de degustar a culinária local, várias atividades esportivas e culturais irão acontecer durante os três dias da festa, o ápice da festa é a escolha da Rainha da Castanha 2011 onde cincos belas garotas irão concorrer a premiação de uma moto o concurso esse ano leva a chancela de Lindon Jhonson produções visuais que promete para esse ano uma super viagem de beleza luxo e sensualidade, os shows do palco principal ficaram por conta das bandas, Rabo de Vaca, Essence, 100% abusado, Impacto,Tsuname, Dance e Balance, Nova Honda e The Brothers e Banda Veneno, o evento será realizado pela Prefeitura de Beruri com o apoio o Governo do Estado.