sábado, 5 de outubro de 2013

CIRANDAS ATRAVESSAM O RIO

Vizinhos do bairro da Compensa, antes distantes apenas pelos 14 kms do Rio Negro, mas agora vizinhos como um bairro do outro, pelo milagre da ponte, as Cirandas do Festival de Manacapuru estarão no dia 5 de outubro se apresentando no tablado do campo do Estrela, na parte mais pobre do  bairro, porém mais rica em cultura, arte e capacidade criativa.

O encontro dos vizinhos vai representar o primeiro pulo oficial das Cirandas em direção a conquista do público seleto de Manaus, criando sementes na cidade para germinar na empolgação de torcidas, seguindo os passos da caminhada dos bois de Parintins.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Invasão, violência, depredação do patrimônio, estupro, ameaças à vida No Ramal da Castanheira

CASO DE POLÍCIA

Com sinais de mais um elo na lucrativa indústria de invasão que prolifera em Manaus e tem ramificações perigosas em todos os principais eixos de valorização das terras, um estranho movimento vem apavorando os produtores do Ramal da Castanheira, no KM 17 da BR-174, chegando a provocar tentativas criminosas de violação ao patrimônio particular e ao meio ambiente.

Um dos casos mais fortes terminou com registro de Boletim de Ocorrência –BO, no 20 Distrito Policial, localizado no Parque São Pedro, depois que um grupo depredou o inicio de uma construção do topógrafo Sebastião Pereira dos Santos, onde seria edificado o prédio para um supermercado, dentro do projeto de investimento que inclui a escavação de 17 tanques para criação de peixe, um hotel rural e criação de ovinos e avicultura.

Navio Fernão de Magalhães batizado no Porto Chibatão

FORTE E SEGURO

O explorador português Fernão de Magalhães é o homenageado no mais novo navio porta-contêiner que fará a rota de cabotagem entre o Amazonas e os demais portos do litoral brasileiro transportando principalmente produtos manufaturados no Polo Industrial de Manaus (PIM) para os principais mercados consumidores do País no Sul e Sudeste. A embarcação, da Aliança Navegação e Logística, foi batizada no Terminal Portuário Alfandegado do Grupo Chibatão, na zona Sul de Manaus (AM).
Com capacidade para transportar 3.800 Teus (unidade padrão de um contêiner de 20 pés) e 500 tomadas para contêineres refrigerados, o Fernão de Magalhães faz parte do projeto de renovação da frota da armadora em um total de R$ 450 milhões investidos em quatro navios produzidos nos estaleiros chineses com nomes de grandes navegadores – Sebastião Caboto (já em operação e nacionalizado em Manaus), Pedro Álvares Cabral e Américo Vespúcio.
A previsão da companhia é que todos estejam em operação até o final do ano. No sentido contrário, as embarcações irão transportar insumos para o PIM, além de materiais para a construção civil e produtos para a indústria e comércio local. Até o final de 2018, a previsão da companhia é que outros quatro novos navios sejam incorporados à frota.

“O porto modernizou sua estrutura e o atendimento para acompanhar a evolução do setor. Para a economia da Região Norte representa mais agilidade e eficiência, com ganhos a médio  longo prazo em diversos setores da cadeia produtiva”, avalia o gestor do Terminal Chibatão, Jhony Fidelis.

Falta de economistas nas prefeituras prejudica projetos no interior do AM


FUNDO FURADO

Um levantamento do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM) apontou ausência de economistas no quadro funcional das prefeituras do interior do Estado gerando o comprometimento de projetos de viabilidade econômica junto  a instituições financeiras. O estudo foi realizado entre o dia 15 de agosto e 15 de setembro deste ano e constatou que só Manaus possui  profissionais de Economia habilitados. 

Segundo o presidente do Corecon/AM, Marcus Evangelista, as prefeituras necessitam ter o economista para avaliar a captação de recursos, que é o estudo técnico que vai detalhar  projetos e obras  que irão compor  o planejamento técnico-econômico e orçamentário do município.