segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ameaça de morte e golpes internos


Há um revolver engatilhado na mira do pescoço do líder comunitário Adson Santos, presidente da Associação dos Moradores do bairro São José I e o grito de alerta foi dado pelo próprio Adson depois de receber ameaças, algumas veladas outras diretas, diante de sua postura de defesa da comunidade e de repúdio aos marginais e traficantes.
Adson Santos pode está no mapa de extermínio da mesma quadrilha de criminosos que abateu com oito tiros o líder Rômulo Mesquita, que denunciou o trafico de drogas na zona leste, de forma especial no bairro Jorge Teixeira, levando os indícios de atuação do crime para os policiais iniciarem investigações necessárias para a montagem de um clima de tranqüilidade e segurança no bairro.
Este tem sido o perfil de Adson Santos, como dirigente da Associação dos Moradores do São José: buscar, sem parar, melhorias para o bairro, mostrando as dificuldades para as autoridades, denunciando distorções de obras, cobrando ações efetivas, solicitando serviços, defendendo benefícios, propondo oportunidades de trabalho e renda com a adoção de cursos e de programas sociais, o que vem incomodando muita gente neste período eleitoral, na ânsia de mostrar trabalho.
“Não faço obras. Sou um dirigente comunitário. Defendo o bairro, e luto por melhorias. Vivo nas secretarias e junto aos parlamentares mostrando as necessidades, exigindo trabalho e propondo parcerias” explicou Adson.
O líder se assustou quando, no final do ano passado foi procurado por um político que propos a recuperação física da sede e prometeu apoio. Defensor de parcerias, Adson aceitou com alegria, mas foi surpreendido quando, em janeiro um grupo de pessoas, sem convocação, sem aviso e fora de qualquer chamada de Assembléia, quis derruba-lo.
no grito, numa verdadeira invasão de propriedade da Associação e de direitos de comando, de acordo com eleição realizada dentro da legalidade, com duração de 4 anos.
O medo de ataque de marginais que parecem querer acabar com as lideranças para ter o campo livre para o crime, e as tentativas de golpe interno na Associação, não abalaram o animo e a dedicação de Adson Santos que continua com sua peregrinação pelos gabinetes de autoridades constituídas e ao mesmo tempo, mantendo encontros com a comunidade, na identificação de dificuldades e necessidades.
Adson conta com o apoio da Igreja que no bairro tem ação interativa e acredita que será possível superar os problemas com a união de todos e com o trabalho multiplicado pela certeza de resultados. “Vivo no bairro há dezenas de anos e participo da Associação de forma ativa. Os moradores conhecem meu trabalho, o esforço e os projetos que defendo. São todos para o bem comum. Não tenho medo de ameaças e nem de cara feia” afirmou o presidente.

Saúde no ritmo certo


Uma fantástica estrutura de atendimento em saúde foi montada pela Prefeitura do Careiro, planejada de forma direta pelo prefeito Joel Lobo em conjunto com a equipe de profissionais de medicina, químicos e técnicos e por planejadores idealizando, desde o protótipo arquitetônico, até o organograma funcional de acordo com a identificação de necessidades da população, adequando um sistema moderno e operacional de serviços proporcionando comodidade, conforto e segurança.
No dia 4 de fevereiro o prefeito Joel Lobo inaugurou o novo prédio para o Laboratório de Analises Clinicas e Central de Medicamentos do Careiro Castanho, localizado no quilometro 102 da BR-319, gerando oportunidades para um tratamento amplo à população, complementando o serviço ambulatorial e hospitalar com a oferta de exames diversificados, capazes de atender a demanda e possibilitar um diagnostico rápido, eficiente e seguro.
Mais ainda: a Prefeitura entregou para este sistema uma pick-up Ranger, automóvel Fiat, uma Kombi, 9 bicicletas elétricas, 4 motos, computadores, monitores, lanchas e uniformes, num conjunto de diversos outros materiais e equipamentos, todos com funções especificas na nova escala de serviços públicos de saúde.
Sempre preocupado com a eficiência no sistema de saúde, o prefeito Joel Lobo, buscou os recursos e conseguiu a marca dos 400 mil reais, injetados inteiramente neste projeto de amplitude humana dignificante e de resultados edificantes para salvar vidas. “ O ser humano é a nossa meta de trabalho, numa administração participativa, interativa e que prioriza investimentos para atingir a demanda que descobrimos no contato pessoal ou com pesquisas populares feitas pelos técnicos, assistentes sociais e líderes que nos trazem os anseios de suas comunidades.
As 9 bicicletas elétricas, por exemplo, estarão atrelados para o atendimento das Unidades Básicas de Saúde – UBS, ampliando o atendimento que não ficará, conforme determinação do prefeito, restrita a ida dos pacientes, mas nas visitações, cadastramento e retorno dos técnicos, enfermeiras e médicos. “A vida é nosso maior bem e não podemos imaginar qualidade para o povo se houver deficiência neste setor” afirmou o prefeito.
Do conceito à prática as realizações do prefeito apontam para os serviços de excelência, pois, a partir da inauguração do complexo de saúde, os exames mais complexos, que só poderiam ser feitos em Manaus ou em clínicas particulares agora estão disponíveis na rede municipal de saúde, sem nenhum custo.
Os veículos – automóveis, motos e bicicletas elétricas – irão servir para o transporte dos profissionais de saúde, em todas as dimensões de necessidades, desde ribeirinhos até moradores de ramais, ampliando o arco de atendimento a todos os grupos humanos, promovendo a justiça social e igualdade diante dos serviços públicos.
“O município é formado por grupos humanos diversos, mas todos merecem a mesma atenção, a mesma grandeza de investimentos e o mesmo sentimento de bem querer e bem fazer que é a marca da nossa administração e a orientação direta para as equipes de trabalho” ensinou o prefeito Joel Lobo.

Garotos de Manaus desafiam o mundo


A formação do caráter pelo esporte, a educação pela disciplina embutida nos exercícios e treinamentos e geração de valores pelo histórico e pela essência das práticas desportivas, é o primeiro passo para a geração de atletas de alto nível, prontos para competições e ajustados aos limites capazes de formar campeões.
Este é o perfil de dois atletas amazonenses, Uanderflay Silva de apenas 10 anos e Frankdicson Silva de 12 anos que, passados pela peneira fina do estágio inicial, estão de malas prontas para representar o Amazonas, numa dura competição nos Estados Unidos, em Los Angeles, na disputa do PAN Kids de Jiu-jitsu, enfrentando os chamados cobras de todo o mundo.
Os dois atletas, guerreiros forjados na disposição de vencer, amparados pela força da família, nunca tiveram apoio de governos, seja do Estado ou da Prefeitura, que parecem ter olhos fechados, como cegos institucionais, para os valores que nascem no Estado como futuros campeões, mas perdem chances importantes porque não recebem amparo de autoridades constituídas para este fim.
O acesso dos atletas à esta competição internacional foi está sendo possível graças a apoio de pessoas que tem a capacidade de sentir o futuro, de ler a força de trabalho individual e perceber a necessidade de projetar nomes como exemplos para toda a comunidade, como é o caso do empresário Mourad, um homem devotado às causas sociais, de forma positiva no alcance de suas possibilidades, mas presente pela palavra, pelo incentivo e pela mostra de que todos são capazes de superar limites quando há disposição, disciplina, dedicação e crença em suas próprias possibilidades.
“Tenho percorrido esta cidade e visto exemplos fantásticos de trabalhos de famílias vencendo obstáculos materiais, de grupos humanos que se unem para crescer como forma de cooperativismo, e de pessoas que acreditam nos próprios limites e chegam ao topo seja na afirmação profissional, pessoal ou esportiva” explicou Mourad, que tem uma ação devotada também para a cultura no respaldo às atividades folclóricas, comunitárias na construção de instrumentos de melhoria da qualidade de vida e na constituição de grupos humanos para a luta conjunta por projetos de vida.
“As comunidades tem capacidade de superação incrível e precisam apenas de uma pequena ajuda, da presença humana e da palavra amiga que mostre caminhos e revelem a confiança” ensinou Mourad.
Um exemplo superlativo desta afirmação está nas lágrimas da mãe dos garotos, Claudete Silva que, na emoção da passagem garantida, confessou que nunca esperava ver os filhos dando este passo para um futuro que ela acredita ser de vitórias, de títulos e de abertura do Amazonas para o cenário nacional como celeiro de craques no esporte. O mesmo sentimento foi demonstrado pelo pai dos meninos Oseas Silva lembrando que eles começaram o ano com o pé direito, ganhando todas as lutas no campeonato local, que serve como motivação e como ensaio para a disputa internacional, tão desejada e finalmente alcançada, com “ a proteção de Deus e deste homem maravilhoso Mourad que nos permite acreditar e chegar onde queríamos”.

Manoa: um gol do resgate social


No campinho de areia, com traves feitas no artesanato de madeira, os meninos correm como craques adultos, imaginando o uniforme de um grande time, meiões subindo pelas pernas, calções azuis de marca e uma camisa de um time internacional, o Barcelona quem sabe, ou o Real Madrid onde se acomodou outro menino que hoje atende pelo nome de Kaká e, em último caso, serve mesmo o Santos com os cabelos moicanos de Neymar.
Os meninos sonhadores são garotos do conjunto Manoa treinando sob a batuta do maestro José Carlos Barata, um homem de 50 anos, que se fez presidente da Liga Desportiva para promover o esporte e construir a educação do caráter, do corpo e da alma de meninos para se tornarem adultos, senão craques de futebol, mas com certeza cidadãos responsáveis e capazes.
José Carlos é dirigente, mas acima de tudo um líder nato que transformou o jeito de praticar o esporte, com destaque para o futebol, mas sem distinção de idade, pois merece o mesmo apoio e carinho desde o sub 13, o sub 15, sub 17, adultos ou veteranos e espelho e exemplo para os mais jovens.
“Fazemos o esporte como uma aula de vida, como um instrumento de percepção de lições importante, como disciplina humana ou como um caminho para chegar ao êxito dos projetos desejados por cada pessoa” explica José Carlos Barata, que, nos 25 anos de dedicação, já armazenou inúmeras conquistas que brilham nas prateleiras improvisadas de sua casa, ou no peito estufado de medalhas dos jogadores campeões.
“A emoção da vitória recompensa o sacrifício da campanha seguinte” aponta.

Conquistas
Há uma lista enorme de realizações no calendário de conquistas deste líder, mas ele destaca o resgate da Copa dos Bairros que replanejou com outros dirigentes, a implantação do projeto Bom de Bola e a organização do calendário para treinos e jogos no pouco espaço que há no conjunto, para a prática esportiva.
“A quadra poliesportiva que já foi anunciada, prometida e garantida, ainda não saiu do papel” lamenta o dirigente.
Mas não é só na parte social que o esforço de José Carlos tem respostas positivas para a comunidade e, neste sentido pode-se destacar a dignificação do aniversário do bairro que passou a ser festejado com orgulho e serve como manifestação cultural, esportiva e social do conjunto, além de remeter para a reflexão sobre novos avanços que precisam ser feitos e o Festival Folclórico que se transformou num dos maiores eventos da cidade de Manaus e representa um canal para as reivindicações dos moradores junto às autoridades, pois todos querem descobrir de hoje nasce a pujança, o entusiasmos e a força dos moradores.
“Nossa marca é o trabalho com constância, com vontade e com capacidade de superar obstáculos e só passamos para a reclamação publica quando os problemas superam os limites da nossa ação” explicou
Trabalhando com o universo jovem, o líder José Carlos criptou o projeto Sem Drogas que orienta, educa, e previne a participação de crianças e adolescentes no uso de drogas, tanto no que se refere à conscientização das famílias e do trabalho nas escolas, como na denuncia contra traficantes diretamente à policia.
“Não podemos deixar os jovens e crianças entrarem por este caminho. UM traficante só pode ter um destino: a cadeia.” explicou.
Para levar estes jovens para o esporte, com segurança e dentro de um programa regular conseguiu a reforma do complexo esportivo, e mesmo assim ainda luta para a construção da quadra poli esportiva.
Com advogados voluntários atingiu a conscientização dos moradores sobre a importância do seguro habitacional, um direito que estava sendo mantido à distancia e que hoje dá garantias e tranqüilidade para os moradores.

Campeonato
Um dos campeonatos mais recentes promovidos pelo presidente José Carlos é o sub 17 que contou com a participação de 12 equipes, entre as melhores em capacidade técnica, organização tática, planejamento e entusiasmo de jogadores, dirigentes e torcida. Foram as equipes Unidos do Beco, Exalta, Terra Nova (campeão) 3AZ, Ribeiro Junior, Vale do Sinai, VDS, Beija Flor, Mundo Novo, Os INCRÍVEIS, e Monte Pascoal.
“Nosso trabalho é difícil porque não contamos com apoio de Governos, mas temos de alegria de olharmos a mão estendida de amigos, parceiros, e investidores do social que entendem o projeto e ajudam da forma mais adequada e humana. Para eles e para um em particular, o nosso amigo Mourad, fica sempre nosso registro de agradecimento, de reciprocidade, de reconhecimento e de carinho” apontou o dirigente José Carlos Barata.
Para ele o importante é manter viva a esperança dos jovens e o sonho de ser grande pelo esporte, mas também de formação integral pela educação formal, pela conscientização de direitos e deveres e pela afirmação como ser humano fraterno e solidário.