segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Manoa: um gol do resgate social


No campinho de areia, com traves feitas no artesanato de madeira, os meninos correm como craques adultos, imaginando o uniforme de um grande time, meiões subindo pelas pernas, calções azuis de marca e uma camisa de um time internacional, o Barcelona quem sabe, ou o Real Madrid onde se acomodou outro menino que hoje atende pelo nome de Kaká e, em último caso, serve mesmo o Santos com os cabelos moicanos de Neymar.
Os meninos sonhadores são garotos do conjunto Manoa treinando sob a batuta do maestro José Carlos Barata, um homem de 50 anos, que se fez presidente da Liga Desportiva para promover o esporte e construir a educação do caráter, do corpo e da alma de meninos para se tornarem adultos, senão craques de futebol, mas com certeza cidadãos responsáveis e capazes.
José Carlos é dirigente, mas acima de tudo um líder nato que transformou o jeito de praticar o esporte, com destaque para o futebol, mas sem distinção de idade, pois merece o mesmo apoio e carinho desde o sub 13, o sub 15, sub 17, adultos ou veteranos e espelho e exemplo para os mais jovens.
“Fazemos o esporte como uma aula de vida, como um instrumento de percepção de lições importante, como disciplina humana ou como um caminho para chegar ao êxito dos projetos desejados por cada pessoa” explica José Carlos Barata, que, nos 25 anos de dedicação, já armazenou inúmeras conquistas que brilham nas prateleiras improvisadas de sua casa, ou no peito estufado de medalhas dos jogadores campeões.
“A emoção da vitória recompensa o sacrifício da campanha seguinte” aponta.

Conquistas
Há uma lista enorme de realizações no calendário de conquistas deste líder, mas ele destaca o resgate da Copa dos Bairros que replanejou com outros dirigentes, a implantação do projeto Bom de Bola e a organização do calendário para treinos e jogos no pouco espaço que há no conjunto, para a prática esportiva.
“A quadra poliesportiva que já foi anunciada, prometida e garantida, ainda não saiu do papel” lamenta o dirigente.
Mas não é só na parte social que o esforço de José Carlos tem respostas positivas para a comunidade e, neste sentido pode-se destacar a dignificação do aniversário do bairro que passou a ser festejado com orgulho e serve como manifestação cultural, esportiva e social do conjunto, além de remeter para a reflexão sobre novos avanços que precisam ser feitos e o Festival Folclórico que se transformou num dos maiores eventos da cidade de Manaus e representa um canal para as reivindicações dos moradores junto às autoridades, pois todos querem descobrir de hoje nasce a pujança, o entusiasmos e a força dos moradores.
“Nossa marca é o trabalho com constância, com vontade e com capacidade de superar obstáculos e só passamos para a reclamação publica quando os problemas superam os limites da nossa ação” explicou
Trabalhando com o universo jovem, o líder José Carlos criptou o projeto Sem Drogas que orienta, educa, e previne a participação de crianças e adolescentes no uso de drogas, tanto no que se refere à conscientização das famílias e do trabalho nas escolas, como na denuncia contra traficantes diretamente à policia.
“Não podemos deixar os jovens e crianças entrarem por este caminho. UM traficante só pode ter um destino: a cadeia.” explicou.
Para levar estes jovens para o esporte, com segurança e dentro de um programa regular conseguiu a reforma do complexo esportivo, e mesmo assim ainda luta para a construção da quadra poli esportiva.
Com advogados voluntários atingiu a conscientização dos moradores sobre a importância do seguro habitacional, um direito que estava sendo mantido à distancia e que hoje dá garantias e tranqüilidade para os moradores.

Campeonato
Um dos campeonatos mais recentes promovidos pelo presidente José Carlos é o sub 17 que contou com a participação de 12 equipes, entre as melhores em capacidade técnica, organização tática, planejamento e entusiasmo de jogadores, dirigentes e torcida. Foram as equipes Unidos do Beco, Exalta, Terra Nova (campeão) 3AZ, Ribeiro Junior, Vale do Sinai, VDS, Beija Flor, Mundo Novo, Os INCRÍVEIS, e Monte Pascoal.
“Nosso trabalho é difícil porque não contamos com apoio de Governos, mas temos de alegria de olharmos a mão estendida de amigos, parceiros, e investidores do social que entendem o projeto e ajudam da forma mais adequada e humana. Para eles e para um em particular, o nosso amigo Mourad, fica sempre nosso registro de agradecimento, de reciprocidade, de reconhecimento e de carinho” apontou o dirigente José Carlos Barata.
Para ele o importante é manter viva a esperança dos jovens e o sonho de ser grande pelo esporte, mas também de formação integral pela educação formal, pela conscientização de direitos e deveres e pela afirmação como ser humano fraterno e solidário.

Nenhum comentário: