quarta-feira, 18 de setembro de 2013


Com excesso de carga e passageiros o barco Ana Maria VIII naufragou, perto de Manicoré, no Rio Madeira, matando 61 pessoas. Há quase 15 anos os familiares pedem o  julgamento dos culpados, que continuam impunes e agindo no mesmo barco


A MORTE PEDE JUSTIÇA


O rio que na Amazônia comanda a vida, mas nunca tem o sentido ou sentimento de  promover a morte mas, por ironia, quando isso ocorre, nem sempre devolve os corpos para seus familiares destinarem à local digno na terra. A navegação são portos de partida e chegada e os barcos representam apenas o instrumento de mobilidade que não pode ter falhas nos motores e, muito menos, irresponsabilidade dos seus proprietários ou comandantes na ganância do faturamento e na avareza da economia assassina.

Os rios da Amazônia têm nomes, possuem traçados diferentes, calhas maiores ou menores, mas todos permitem uma navegação tranqüila e segura, sem acidentes ocasionais. Há sempre a culpa humana nas tragédias, pois até os temporais podem ser evitados, quando se vive um momento de tecnologia de ponta e equipamentos de elevada eficiência. A canoa de madeira, pilotada pelos remos do pescador ousado, busca a margem quando as águas se encrespam e ameaçam. Os barcos maiores devem seguir o exemplo da prudência e da prevenção e fazer o mesmo.
Obras do ‘Quadrilátero da Copa’ somam reestruturação em 15 avenidas de Manaus

MOBILIDADE E QUALIDADE

A Prefeitura de Manaus está trabalhando em cinco frentes de obras para requalificar a cidade para Copa de 2014. A expectativa é que até o dia 31 de dezembro cinco avenidas do projeto ‘Quadrilátero da Copa’ estejam totalmente pavimentadas. Entre elas: Djalma Batista, Dom Pedro, Loris Cordovil, Pedro Teixeira e Turismo. As obras começaram em julho.

Podóloga alerta sobre os cuidados que os idosos devem ter com os pés.

O PERIGO É MAIS EMBAIXO

É muito mais frequente vermos pessoas cuidando das mãos do que dos pés. Isso é evidente! Mas, é importante ressaltar que essa parte do corpo também precisa de muitos cuidados, principalmente na terceira idade. Nessa fase, a pele tende a ficar mais fina e ressecada, sujeita à formação de calos, fissuras e de outras complicações que geram mal-estar àqueles com mais idade.
Secretaria de Cultura promove curso de cinema no Claudio Santoro

CÂMERA, LUZ , AÇÃO
  
A 10ª edição do Amazonas Film Festival está chegando e para começar a “esquentar” as câmeras, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, abriu as inscrições para o curso de cinema do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que será ministrado pelo cineasta amazonense Zeudi Souza.