quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Obras do ‘Quadrilátero da Copa’ somam reestruturação em 15 avenidas de Manaus

MOBILIDADE E QUALIDADE

A Prefeitura de Manaus está trabalhando em cinco frentes de obras para requalificar a cidade para Copa de 2014. A expectativa é que até o dia 31 de dezembro cinco avenidas do projeto ‘Quadrilátero da Copa’ estejam totalmente pavimentadas. Entre elas: Djalma Batista, Dom Pedro, Loris Cordovil, Pedro Teixeira e Turismo. As obras começaram em julho.




Nesta semana, os trabalhos foram intensificados na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Oeste, que foi parcialmente interditada nos dois sentidos para reestruturação da base asfáltica do trecho que vai do Sambódromo até o Hospital de Medicina Tropical.

“Todas as principais avenidas de Manaus receberão intervenções. Serão, pelo menos, 200 quilômetros de recapeamento até o fim da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, sendo 65 quilômetros até março de 2014, pois estão inseridos no Quadrilátero da Copa. Nesse trecho específico da Pedro Teixeira, além da pavimentação, trabalhamos ainda na reciclagem da  sub-base asfáltica com reforço em solo cimento”, explicou o diretor de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Antonio Nelson.

O Quadrilátero da Copa contempla, ao todo, 15 avenidas do entorno da Arena da Amazônia, Centro, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e Parque Ponta Negra. Os quatro eixos foram divididos em cinco lotes pela Seminf, sendo o primeiro entregue até o final deste ano. Paralelamente ao projeto, a Prefeitura também realiza pavimentações em outros corredores da cidade, como André Araújo, Ephigênio Salles e Professor Nilton Lins.

Fazem parte do segundo lote de obras do Quadrilátero da Copa as avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós, Max Teixeira e Noel Nutels, até o Terminal de Integração da Cidade Nova (T3), zona Norte. O terceiro lote é a avenida Coronel Teixeira, do trecho que inicia na bola do Carrefour e vai até a Marina do David. São pouco mais de sete quilômetros de via que deverão ser recapeados em parceria com o Exército Brasileiro, por meio do convênio entre Prefeitura e Comando Militar da Amazônia (CMA).

Os quarto e quinto lotes correspondem à avenidaBoulevard Álvaro Maia e avenida Brasil, além da Mário Ypiranga, Jornalista Umberto Calderaro Filho e Autaz Mirim, respectivamente.

A reestruturação completa de todas essas vias está estimada em R$ 200 milhões, com recursos do Tesouro Municipal e Caixa Econômica Federal. As obras do primeiro lote estão sendo realizadas pelo consórcio Manaus Etacom, cujo valor é de R$ 40,870 milhões. Os avisos de licitação dos lotes 2, 4 e 5 já foram publicados na edição de nº 3245 do Diário Oficial do Município (DOM), de 3 de setembro deste ano. As concorrências ocorrem nos dias 7 (lotes 2 e 4) e 8 de outubro (lote 5).

Requalificação

A exemplo do que vem sendo realizado no projeto “Nova Djalma Batista”, além dos trabalhos de recapeamento, as avenidas do Quadrilátero da Copa também receberão nova iluminação pública, ordenamento das calçadas, projeto de mobilidade urbana, sinalização bilíngue e humanização dos espaços públicos.

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, a ideia é aplicar ao desenvolvimento da cidade obras urbanísticas que dinamizem a qualificação dos espaços públicos, como praças, parque e os próprios passeios.

“Manaus tem uma grande demanda por lazer público. A população precisa de mais lazer urbano gratuito, de mais oportunidades para a prática esportiva ao ar livre, ou, do simples encontro contemplativo. As calçadas são fundamentais para o início desse trabalho de qualificação e humanização dos espaços públicos”, afirmou Moita.

Ainda segundo o diretor-presidente do Implurb, a ação na avenida Djalma Batista foi organizada em dois processos pela enorme quantidade de disfunções urbanas existentes, tais como estacionamentos irregulares, obstrução e modificação das calçadas.

“O primeiro passo é o ordenamento urbano, que inclui desocupação dos passeios, depois passaremos para obra física propriamente dita, priorizando a regularização dos estacionamentos irregulares, mas para isso é preciso deixar a plataforma de três metros de calçada livre”, completou.

Bus Rapid Service

Outra prioridade da Prefeitura no processo de requalificação de Manaus é a melhoria do transporte coletivo com a implantação do Bus Rapid Service (BRS). Cinco das treze plataformas que começaram a ser reformadas para o novo modelo já estão em fase de acabamento. Serão dezessete quilômetros de faixa exclusiva para os ônibus articulados que passarão pelo T3, T4 e avenida Torquato Tapajós.

Segundo Waldir Frazão, diretor de Transportes Urbanos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), o BRS também contará com câmeras de fiscalização eletrônica ao longo de todo trajeto, especialmente próximo aos abrigos centrais, para garantir que outros veículos respeitem as faixas exclusivas. O condutor que for flagrado pela fiscalização eletrônica invadindo o trajeto dos ônibus articulados estará sujeito à multa.

“Também implantaremos o sistema de semáforos inteligentes. A medida permitirá que os ônibus do BRS tenham sempre tráfego livre, pois ao se aproximarem dos sinais de trânsito estes, automaticamente, ficaram verdes e liberarão a passagem do ônibus”, garantiu Waldir Frazão.

O diretor disse ainda que a meta da SMTU é que com a implantação do BRS a velocidade média do transporte coletivo aumente em 50%. “Estimamos que a velocidade média passe dos atuais 12 quilômetros por hora para 24 km/h, garantindo o garantindo cumprimento dos horários das rotas, melhorando o serviço oferecido e atraindo mais usuários para o sistema de transporte coletivo. Com isso, também aumentaremos o Índice de Passageiros por Quilômetro (ipk) o que possibilitará, no futuro, a redução da tarifa”, finalizou.



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