sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Ana Cláudia Ribeiro abre projeto
Canção da Mata no Café Teatro
 

A Prefeitura de Manaus continua dando prosseguimento à implementação de atividades culturais na cidade. Nesta sexta-feira (22), o projeto ‘Canção da Mata’, que traz apresentações gratuitas de artistas locais, será aberto no Café Teatro, no Centro. A atividade nasceu de uma parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e Serviço Social do Comércio do Amazonas (Sesc-AM).
O ‘Canção da Mata’ está na 7ª edição e convida prioritariamente artistas que tenham músicas autorais e que no decorrer dos últimos anos tenham obtido destaque no cenário musical de Manaus. Hoje, a partir das 19h, a grande estrela do Café Teatro será a compositora Ana Cláudia Ribeiro. Ela vai apresentar toadas, como ‘Águas de Chá’ e ‘Caboclo que é Caboclo’.
Aos 32 anos, 15 de carreira, Ana Claudia Ribeiro, já participou de vários projetos musicais importantes. Foi membro do grupo Dessanas, intérprete do Festival de Toadas de Parintins, vocalista da banda de Forró Capital do Amor, se apresentou nas edições de 2010 e 2011, no Boi Manaus, Virada Cultural, Fecani/2011 e Planeta Boi Parintins 2012.
“É emocionante participar do projeto. Estou muito feliz de ter meu trabalho aprovado pelo Sesc e principalmente de participar com tantos outros talentos musicais já conhecidos no estado”, disse a artista.
O calendário do Canção da Mata será divulgado conforme a apresentação dos artistas. Também estão programados shows como Ellen Mendonça e Karine Aguiar. No total, nove talentos locais serão estrelas do Café Teatro.
Agenda cultural da SEC

Arte e Brincadeira


Companhia Casarão da Dança com o espetáculo“Sobras” e Grupo Alecrim Nativo com Oficinas de Artes e Brincadeira são algumas das atrações da agenda cultural deste final de semana, 23 e 24, promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura.
Abrindo a agenda, no sábado, 23, a Associação ArtBrasil encena a peça infanto-juvenil “O cavaleiro da armadura de sol”. O espetáculo acontece, ás 17h, no Cine Teatro Aldemar Bonates do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus.
A trama conta a história de um cavaleiro aprisionado a própria armadura que precisa destruir três castelos para se libertar. Utilizando a técnica de linguagem de contação de história e teatro de objeto, a encenação tem como pano de fundo a temática do existencialismo humano.
“Todos nós temos a nossa armadura assim como o cavaleiro da peça; seja para nos proteger das nossas inseguranças, ou dos nossos medos. O cavaleiro representa essas máscaras sociais que nós construímos para nós mesmos”, explicou a diretora da Companhia Claudia Mota.

Sobras
Para os apreciadores da dança contemporânea, a companhia Casarão da Dança apresenta, às 19h, o Espetáculo “Sobras”, no Teatro Comandante Ventura do Centro Estadual de Convivência do Idoso, Aparecida, zona sul de Manaus.
O Espetáculo, voltado ao público adulto, traz a reflexão da vida no contexto espiritual. A história relata, através da dança, o caminho de uma pessoa que ao morrer se depara com outro “mundo” e não se conforma com sua nova condição.
Nessa dimensão, ao som de músicas instrumentais e cercado por luzes e fumaça, nove pessoas vestidos com roupas leves de cor branca aguardam a sua chegada. Durante a estada da personagem do plano espiritual, ela passa um processo de libertação das experiências terrestre e consegue se “purificar”. “Todos vão se identificar e se emocionar com a história tema do espetáculo”, ressaltou Laura Stone, diretora artística do show de dança.

Palhaço Paçoca
No domingo, 24, o ator Júlio César encarna o Palhaço Paçoca e promete diversão para toda família. “Os pais irão brincar com os filhos e lembrar dos jogos tradicionais da infância, que graças a tecnologia acabaram se perdendo”, destacou César. O show acontece, às 15h30, no Espaço Cultural do Largo de São Sebastião, centro de Manaus.
Na Praça Antônio Bittencourt, antiga Praça do Congresso, também localizada no centro, o grupo Alecrim Nativo realiza, as 18h30, a Oficina Infantil de Artes e Brincadeiras. O grupo promoverá workshop de pintura artística e estrutura em balão.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Arthur encerra Carnaval prometendo valorizar artista local

Vozes milionárias

Os artistas de Manaus terão cachês revistos e terão prioridade de contratação nos eventos promovidos pela Prefeitura de Manaus nos próximos quatro anos. A garantia foi dada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, que na noite desta quarta-feira, 13, participou dos Baile dos Artistas, no Les Artistes Café teatro, Centro da cidade. A festa marcou a despedida do Carnaval 2013 e é realizada, tradicionalmente, todos os anos.
De acordo com Arthur Neto, está na hora de Manaus voltar a ser celeiro de artistas para que novos talentos sejam descobertos, movimentando ainda mais a cena cultural de Manaus. Ele explicou que não é demérito ser patrocinado pelo poder público e que até mesmo cantores consagrados, como Caetano Veloso, tiveram ajudar do governo para alavancar a carreira.
“Queremos que o artista de Manaus volte a ser destaque em todo o Brasil. Vamos fazer uma série de eventos onde daremos prioridade a quem é daqui. Eventualmente traremos alguém de fora, mas nossa intenção mesmo é focar nos talentos locais. É inadmissível pagar uma fortuna para artistas já consagrados enquanto quem está aqui fica com algo menor. Vamos rever todos os cachês. É algo que estou garantindo”, disse o prefeito.

Foto: Arlesson Sicsu

A presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult), Inês Daou informou, ainda durante a festa, que a determinação de Arthur Neto já foi passada e que os eventos e projetos para maior valorização dos artistas locais estão sendo elaborados. Ela explicou que quem tiver a intenção de participar de eventos da Prefeitura de Manaus deve procurar a fundação e deixar claro que deseja dar maior evidência a carreira.
“Estamos na Manauscult há um mês, mas os projetos já estão sendo feitos a partir do que o prefeito disse. Vamos ter muitos espaços para os artistas locais se apresentarem, como a Ponta Negra. A Copa do Mundo também nos colocará em evidência, então vários palcos serão utilizados até lá. Vale lembrar, também, que no aniversário da cidade vamos ter festas além do Boi Manaus. Todos os ritmos serão contemplados”, afirmou Inês Daou.
Para a atriz Rosa Malagueta, está na hora da classe artística aproveitar o incentivo de Arthur Neto e se unir ainda mais em busca de maior projeção em Manaus. Ela disse que está esperançosa que a partir de agora os projetos de quem vive da arte na cidade sejam levados mais a sério, o que também ajuda a criar maior identidade cultural na cidade.
“Eu frequento outras cidades do País e vejo que a participação do poder público é fundamental. Muitos falam que isso é mendigar, mas não é por aí. Os projetos têm que ser feitos e levados ao Governo. Se o projeto for interessante tenho certeza que serão patrocinados. É a chance que estávamos esperando”, assinalou a atriz.
Durante o Baile dos Artistas, Rosa Malagueta foi escolhida a ‘Rainha dos Artistas’ e ganhou premiação que inclui hospedagem em hotel da cidade. O bailarino Branco foi escolhido o ‘Rei dos Artistas’. Ambos receberam coroas e faixas do prefeito Arthur Neto e da primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro.

A Casa
O Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida 7 de Setembro, Centro de Manaus, cujo prédio já pertenceu ao Comendador J.G. Araújo, foi inaugurado no final de 2012. Com uma área de 600m², conta com um teatro com capacidade para cerca de 150 pessoas, uma sala de exposição de 65m² entre outros ambientes adaptados para a região Norte. Será um dos locais mais utilizados pela Prefeitura e Manaus para a divulgação da cultura local.
Durante o Baile dos Artistas, o prefeito fez questão de conferir se a casa estava adequada às exigências de segurança. No local foi constatada que existem duas saídas de emergência, além de laudo aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que se fez presente durante todo o evento. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi posicionada para qualquer eventualidade.
M1 Eventos comemora 10 anos com shows de Naldo e Monobloco
Obrigado agendar

A piscina Vitória Régia do Tropical Hotel será cenário para a festa de aniversário da M1 Eventos, que celebra 10 anos no dia 30 de março, ao som de Naldo e Monobloco. A produtora assina mais um grande evento com parceria da Heineken, Kaiser e Coca Cola. 


Considerado um dos novos fenômenos do pop nacional, o cantor Naldo apresentará em Manaus o show 'Na veia tour', no qual estão garantidos hits como 'Exagerado', 'Amor de chocolate', 'Chantilly', 'Se joga', que, em 2012, ganhou videoclipe gravado nos Estados Unidos com participação do rapper norte-americano Fat Joe; e 'Meu corpo quer você', destaque na trilha sonora da novela 'Salve Jorge'. 
No mesmo tom alto astral, o Monobloco promete agitar a pista com o repertório que vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo forró de Luiz Gonzaga até canções de Paralamas, O Rappa e Cidade Negra. 
Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli, Alexandre Momo e Pedro Quental, o Monobloco exibirá músicas como 'Samba de Arerê', de Arlindo Cruz, Xande de Pilares e Mauro Júnior; 'Eu também quero beijar', de Pepeu Gomes; 'Do seu lado', de Nando Reis; e 'Girassol', de Pedro Luís e Cidade Negra.
Os ingressos limitados estão à venda por R$ 70 (pista – 1º lote) e R$ 150 (área VIP com open bar – 1º lote) nas lojas Granada Beach (Amazonas Shopping) e Companhia Athletica (Manauara Shopping), Minds English School (Rua Acre, 40, Vieiralves) e pelo site www.ingressorapido.com.br
No espaço VIP, além do front stage, o público terá uísque, vodka, água de coco, cerveja, caipirinha, caipirosca, água e refrigerante liberados. A festa contará ainda com o Espaço All Night para 100 pessoas. 
Já os camarotes, com capacidade para 15 pessoas, custam R$ 4.500 e as reservas podem ser feitas por meio do telefone (92) 8240-0695. 
Na ocasião, estarão disponíveis apenas cinco camarotes, que oferecem cinco garrafas de destilados (uísque oito anos ou vodka Absolut), três garrafas de champanhe, uma caixa de água, uma caixa de cerveja, uma caixa de refrigerante e seis energéticos.  

SERVIÇO 
O QUE: Festa de 10 anos da M1 Eventos com Naldo e Monobloco
QUANDO: 30 de março de 2013, a partir das 22h
ONDE: Piscina Vitória Régia do Tropical Hotel – Avenida Coronel Teixeira, 1.320, Ponta Negra
QUANTO: R$ 70 (pista – 1º lote), R$ 150(área VIP com open bar – 1º lote) e R$ 4.500 (camarote fechado para 15 pessoas)
PONTOS DE VENDAS: Lojas Granada Beach (Amazonas Shopping), Companhia Athletica (Manauara Shopping), Minds English School (Rua Acre, 40, Vieiralves) e pelo site www.ingressorapido.com.br.
RESERVAS DE CAMAROTES: (92) 8240-0695
INFORMAÇÕES: (92) 9175-5015

Governo do Amazonas amplia acesso à Internet na rede estadual de ensino
Escolas com tecnologia

Com o objetivo de eliminar os problemas de falta de conexão à internet, escolas da rede pública estadual da capital e de mais 25 municípios do Amazonas estão recebendo 2.118 modens com tecnologia 3G, totalizando um investimento de R$ 760,2 mil. A ampliação do acesso à internet na rede de ensino é uma determinação do governador Omar Aziz.
O titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rossieli Soares da Silva, ressalta que os aparelhos servirão, principalmente, para assegurar os serviços administrativos das escolas executados pelas secretarias, como atualização do Sistema Integrado de Gestão Educacional (Sigeam), lançamento de notas e consultas a sites institucionais.
Em Manaus, todas as escolas das coordenadorias distritais 1, 2 e 5 já receberam os modens. Segundo a gerente de Administração e Patrimônio da Seduc, Norinete Garcia Rego, na próxima semana, os equipamentos começam a ser distribuídos nos distritos 3, 4, 6 e 7. Na capital, cada escola recebe seis aparelhos. “Um modem é para o diretor utilizar nos trabalhos administrativos, e cinco são para os professores utilizarem em sala de aula, fazendo pesquisas coletivas, evitando que os alunos saiam da sala, por exemplo”, explica Norinete.
No interior, cada escola recebeu quatro modens. Os aparelhos foram distribuídos no dia 29 de janeiro aos coordenadores municipais de educação pelo secretário Rossieli Silva, durante reunião de trabalho na sede da Seduc. Somente as cidades com cobertura 3G da Oi puderam receber os equipamentos nesse momento.
Segundo Norinete, para atender os municípios que não são cobertos pela Oi, a Seduc planeja adquirir modens de outra operadora. A meta é que a secretaria compre mais 8 mil aparelhos. “A previsão é para comprar mais 8 mil modens, para a capital e o interior. O processo está em fase de formulação do projeto básico”, afirmou a gerente de administração e patrimônio da Seduc.
Os 25 municípios que receberam os modens foram Alvarães, Anori, Autazes, Benjamin Constant, Beruri, Borba, Careiro Castanho, Coari, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Silves, Tabatinga, Tefé, Uarini e Urucurituba. Um total de 202 unidades de ensino no interior foi contemplada com os equipamentos.
Atualmente, as escolas da rede pública estadual do Amazonas estão interligadas por meio do Sigeam. O sistema é responsável pelo gerenciamento em tempo real de informações de ordem administrativa de todas as unidades de ensino.
Com a implantação do Sigeam, o Governo do Estado modernizou o gerenciamento de informações que são geradas diariamente no âmbito escolar e trouxe economia de gastos e de tempo à administração pública. O sistema está disponível aos administradores escolares no link http://sigeam.prodam.am.gov.br

 
Catadores terão financiamento da Afeam
Lixo vira empresa

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) vai garantir financiamento às associações, cooperativas e grupos de catadores de resíduos sólidos de Manaus. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Afeam, Pedro Falabela, dia 15, durante reunião do Fórum Lixo e Cidadania, no auditório da Prefeitura de Manaus (Compensa). Os recursos serão viabilizados por meio de convênio entre a Afeam e o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq).

Foto: D'Castro
Segundo Falabela, a proposta que a Afeam vai apresentar ao Prefeito Arthur Virgílio Neto é de investimento de R$ 1,00 para cada R$ 1,00 do Fumipeq. “A Prefeitura vai indicar quem deverá ser beneficiado. Podemos financiar as associações, cooperativas ou mesmo grupo de catadores. Nossa proposta é levar esse financiamento também para feirantes e outros permissionários da Prefeitura”, disse.
A quarta reunião do Fórum “Lixo e Cidadania” contou com a participação do Prefeito em exercício, Hissa Abrahão, Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, José Augusto Rodrigues, Diretor-Presidente da Afeam, Pedro Falabela, Procurador do Ministério Público do Trabalho, Jeibson Justiniano e reuniu os empresários que desenvolvem atividades com coleta seletiva em Manaus.
Para o Secretário Municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias, essa reunião serviu para levantar os gargalos existentes no processo de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. “A Prefeitura está dando total apoio à Coleta Seletiva. Estamos implantando novos postos de coleta no Centro, ampliando os Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) e regularizando a coleta Porta a Porta”.
Segundo Farias, em janeiro foram coletadas 81 toneladas de lixo reciclável através da coleta porta a porta. “Precisamos ampliar a coleta seletiva, mas é preciso que tenhamos quem compre esse produto. Esse é nosso desafio”, completou.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



ARENA DA AMAZÔNIA RECEBE SEGUNDA VISITAÇÃO PÚBLICA DO ANO  NESTE SÁBADO 23 DE FEVEREIRO
Para prestar contas à sociedade do andamento das obras, o Governo do Amazonas realiza neste sábado, 23 de fevereiro, das 8h às 11h, a segunda visitação pública do ano ao futuro estádio da sede verde da Copa do Mundo de 2014. O projeto “Eu visitei a Arena da Amazônia” é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), em parceria com a construtora Andrade Gutierrez.
As inscrições, que gratuitas e limitadas a 600 pessoas, podem ser feitas on line pelo site www.amazonasesporte.am.gov.br (Portal Amazonas Esporte). Outra forma é comparecer na Assessoria de Eventos da Sejel, na Vila Olímpica de Manaus, 400, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. O telefone do setor é o (92) 3238-5196.
FIQUE ATENTO ÀS RECOMENDAÇÕES
Os organizadores recomendam aos visitantes o uso de calça comprida e sapato fechado para evitar acidentes. Menores de 15 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis.


Câmara de Manaus vai analisar inclusão de catadores no sistema de limpeza
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Everaldo Farias (PV), anunciou que a Casa vai sediar no dia 8 de abril o Fórum “Lixo e Cidadania” que irá discutir a inclusão das cooperativas de coleta seletiva no sistema de limpeza pública de Manaus. Atualmente, 2 mil coletores de resíduos sólidos (catadores de lixo) atuam nesse segmento na cidade. A declaraçaõ foi dada hoje, durante a abertura dos trabalhos da Câmara.
“Mais de 80% dos coletores são mulheres que acabam levando para o trabalho os filhos, na maioria crianças, que são obrigadas a viver em locais insalubres. Esse não é só uma questão de limpeza pública, mas um grave problema social que precisa ser resolvido com urgência”, completou Everaldo Farias.
O vereador é autor de um projeto de lei que assegura a inclusão das cooperativas de lixo no serviço de limpeza da cidade.“Iniciamos essa luta pelos coletores desde a primeira semana de mandato (janeiro de 2013). A prefeitura precisa criar condições para contratar os coletores e só uma parceria respaldada por lei poderá solucionar essa questão”, completou o parlamentar.
Everaldo lembrou que a  Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 12.305/2010) estabelece que catadores devam ser incluídos como parceiros prioritários do processo de gestão dos resíduos sólidos e da sua comercialização. Para as cooperativas de lixo, isso não sendo realizado com prioridade pela  Prefeitura de Manaus.
No último Fórum “Lixo e Cidadão” realizado este mês, o Ministério Público do Trabalho informou que quando organizados em cooperativas ou associações, os catadores de lixo podem ser contratados pela prefeitura para o trabalho de coleta seletiva dos resíduos domiciliares, inclusive, com a dispensa de licitação. O órgão explicou que a medida está prevista Artigo 57 da Lei 11.545 que dá nova redação ao artigo 24, inciso 27 da Lei 8.666 (Lei de Licitações).
No fórum que ocorrerá na Câmara de Manaus serão convidados representantes da sociedade civil, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos, Universidade Federal do Amazonas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre outros órgãos públicos.


Internauta pode conhecer relatos de pesquisadores em hotsite da Fapeam
Perto de completar dez anos de atuação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), órgão do Governo do Estado, abre um canal de comunicação entre a comunidade científica e a população em geral, com a criação do hotsite “Conte a sua história” (http://contesuahistoria.fapeam.am.gov.br). No espaço virtual, que já está disponível para acesso do público, as pessoas podem conhecer as experiências dos pesquisadores que tiveram projetos de pesquisa financiados pela instituição, no decorrer dos últimos dez anos. O hotsite foi desenvolvido pela empresa Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), do Governo do Estado, atendendo a modernos padrões de segurança da informação e qualidade, para que internautas e pesquisadores possam ter acesso fácil e rápido.
A diretora presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, explica que a proposta da iniciativa é, neste período comemorativo, compartilhar as experiências de sucesso dos pesquisadores bolsistas da Fapeam, que ajudaram a consolidar o trabalho de incentivo e fomento da instituição, voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico do Amazonas. Os pesquisadores que desejarem compartilhar experiências podem acessar o endereço e contar suas histórias.
O programador da Prodam, Daniel Goettenauer, responsável pelo desenvolvimento do hotsite, destaca que a página é um espaço de fácil navegação e permite que os pesquisadores possam enviar os relatos, de forma bastante simples. O publicitário e bolsista do Programa de Apoio à Divulgação da Ciência - Comunicação Científica da Fapeam, Rômulo Porto, coordenador do projeto, frisa que basta responder a um formulário informando a instituição a qual está vinculado atualmente, acrescentar o endereço eletrônico, o Currículo Lattes e escrever a história, na página do hotsite, em texto sem limite de caracteres. O pesquisador poderá, também, postar até três fotos e anexar documentos digitalizados.
Porto ressalta que a proposta é construir, ao longo deste ano, um banco de registros com a partir dos relatos enviados por pesquisadores que tiveram ou ainda têm vínculo com a instituição. “É uma forma de contarmos essa história, com a participação de muitos autores, que fazem parte da trajetória institucional”, afirmou. A Fapeam completa dez anos de fundação no mês de maio.


GACC promove, na sexta-feira, sorteio de prêmios da Ação entre Amigos


Será na próxima sexta-feira (23), o sorteio dos ganhadores da “Rifa de Ação Entre Amigos”, evento sem fins lucrativos que está sendo promovido pelo Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). O objetivo da ação é arrecadar fundos para ajudar a manter as ações sociais da entidade, que dá suporte no tratamento de 380 crianças da região Norte.   
Quem participa da “Rifa de Ação Entre Amigos, além de ajudar o GACC, concorre a prêmios, como geladeira, dois Televisões de 32 polegadas e dois fornos micro-ondas.
As rifas custam R$ 5 e podem ser adquiridas na sede administrativa do GACC, que fica na Rua João Valério, 102, bairro São Geraldo, ou na Casa de Apoio (no Conjunto Kyssia). Os voluntários, se preferirem, também poderão levar um bloco com 20 bilhetes para vender entre os amigos. Os tickets estão disponíveis até a véspera do sorteio. Os contatos para aquisição das rifas são: (92) 3656-1811 e 3238-8261. A entrega dos prêmios será na nova sede da instituição, que está sendo construída no bairro Dom Pedro II.
 Os produtos que serão sorteados foram doados pelo grupo Assembleia Cidadã, composto por servidores públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
O GACC é uma entidade filantrópica que ajuda mais de 300 famílias que vêm à Manaus em busca de tratamento médico para as crianças que sofrem com o câncer. Dentre os benefícios oferecidos pela instituição estão tratamento psicológico e nutricional, além de hospedagem na Casa de Apoio para aqueles que moram fora da capital. O grupo também disponibiliza transporte para levar os usuários aos centros médicos e alimentação suplementar. Toda quarta-feira, cerca de cem famílias cadastradas recebem, também, cesta básica e kit suplementar para que a criança ganhe peso e consiga suportar o tratamento



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Expo Eventos Manaus 2013 terá 59 estandes
dos principais profissionais do setor de eventos

Tempo de mostrar
A Expo Eventos Manaus 2013 será realizada nos dias 12, 13 e 14 de março de 2013, das 17h às 22h, e oferecerá 59 estandes com os principais profissionais, empresas e produtos do setor de eventos no Amazonas. É o local ideal para quem vai organizar festa infantil, formatura, casamento, celebração de 15 anos, evento empresarial ou qualquer outro tipo de solenidade. Todas as informações sobre a feira estão disponíveis no sitewww.expoeventosmanaus.com.br ou pelo telefone 3658-6334.
Durante os três dias, serão oferecidos workshops e oficinas para fomentar ainda mais o crescimento das atividades envolvendo festas e eventos no Estado, inclusive, com a participação de personalidades nacionais envolvida com o setor. As oficinas já confirmadas para essa edição serão para ensinar a preparar mesas de guloseimas personalizadas, cupcakes e lembranças personalizadas.



Serão realizados desfiles com lojas que oferecem trajes para festas e apresentações musicais com as principais bandas e artistas locais. A Expo Eventos possui ainda o “Espaço Kids”, que possui brinquedos e atividades lúdicas para as crianças se divertirem enquanto os pais conhecem com comodidade e sem preocupação as ofertas dos expositores. Além disso, também há uma praça de alimentação com os principais lanches e restaurantes de Manaus.
Uma das novidades da quinta edição da Expo será a inclusão da apresentadora Norma Araújo, a famosa Manazinha, que terá um espaço exclusivo com cozinha para receber convidados especiais. Entre as ações de seu espaço, Norma fará um concurso de minibolos, uma oficina de chocolate e ainda terá a participação de uma atração nacional.

Outra novidade serão as atividades do“Espaço Beleza”, sob o comando do expert no assunto, o cabeleireiro Wilker Cidade, que junto com seus colaboradores mostrará novas tendências em corte, tintura e penteados de cabelos. Ele também promoverá um campeonato de penteado e fará uma apresentação especial com penteados modernos e trançados. Como atração nacional, Wilker trará para a Expo Eventos o badalado hair stylist carioca Nonato França, que é responsável pelos cabelos das atrizes Ana Paula Arósio e Lúcia Veríssimo, da jornalista Glória Maria e de outros famosos.
Parintins assistiu o melhor Carnailha de todos os tempos
O primeiro nunca se esquece

O maior carnailha de todos os tempos. Assim ficou conhecido o primeiro carnaval promovido pelo prefeito Alexandre da Carbrás que encerrou na noite desta terça-feira na avenida Paraíba. “No próximo ano vamos implantar muitas novidades”, anuncia. “Se o evento deste ano foi bom o próximo será ainda melhor”, completa. Carbrás fez o sorteio de camarotes para o povão. Um dos momentos emocionantes foi quando Alexandre levou uma cadeirante para o seu camarote.


A última noite do Carnailha começou com o bloco infantil “Os pandinhas” com mais de 700 brincantes o bloco desceu a avenida do samba com muita alegria. “Pandinhas e Gaummy Bear na folia” foi o tema do bloco este ano.
O bloco Carnavadios abriu a disputa das agremiações do grupo especial. Com o samba o enredo “Os Clássicos do futebol carioca”, foi apresentada a paixão e amor do povo brasileiro pelo futebol. A ala dos tururis representou a multidão de torcedores que lotam os estádios para torcerem pelos seus times. O carro alegórico que encerrou a apresentação do bloco trouxe uma estrela, símbolo maior do bloco, bolas, jogadores, mascotes e troféus.

Com a avenida lotada, o bloco Bad Boy foi o segundo a desfilar. O samba-enredo trouxe o tema da celebração do Nordeste brasileiro ao som da sanfona e do pandeiro, brindando essa importante região brasileira na avenida com muita garra a alegria como é próprio do povo nordestino. Segundo o presidente do bloco, Assis Oliveira, o grupo veio para vencer. “Nós estamos trazendo um tema que retrata a realidade nua e crua dos retirantes nordestinos, mas com muita alegria. Nós viemos para vencer”, afirmou. Com a comissão de frente representada por retirantes descrevendo ao cenário realista do sertão, com a narrativa de Luiz Gonzaga que levita com um bebê em seu colo anunciando que a semente tão esperada germinou. Na ala coreografada 40 componentes representaram a procissão em Juazeiro do Norte.

No carro alegórico, duas baianas com trajes típicos, bumba meu boi, Lampião e Maria Bonita.
O bloco KAM fez uma viagem pela idade da pedra, onde, o convívio entre homens das cavernas e dinossauros foram abordados em uma temática de como seria a vida das duas espécies, fazendo uma ponte com o desenho Os Flintstone.


O espírito de alegria do bloco Ursos Polares invadiu a avenida cantando “A Amazônia tem dono e este chão é nosso”. Amazônia Futurista é o enredo do bloco que se uniu aos espíritos guardiões da floresta e a força dos animais da fauna amazônica para cantar a preservação com muito samba no pé, irreverência e ousadia.

A comissão de frente abriu o desfile do bloco representando os Guerreiros Parintintins Futuristas, com movimentos de danças contemporâneas. A rainha Tayra Souza encarnava a Gladiadora Amazonas, representando a beleza, a força e a determinação das mulheres amazônicas. A ala dos tururis representou o vale verde de riquezas, morada de um povo lutador. No carro alegórico Amazônia Futurista o bloco Urso Polares apresentou a ideia de uma Amazônia com animais robotizados.
O show do bloco Unidos do Itaúna começou antes mesmo da entrada na Avenida do Samba de Parintins, já na madrugada desta quarta-feira (13). A torcida do bloco agitou com muita empolgação nas arquibancadas. No desfile, cujo tema foi “Negros, eu canto a minha cor', o Unidos do Itaúna surpreendeu e impressionou pela alegria e coloriu a avenida de verde e rosa. A performance da comissão de frente, com movimentos sincronizados de capoeira, sintetizou o processo de escravidão para o homem livre.


O carro alegórico Navio Negreiro mostrou o dinamismo das lutas, representado pela capoeira, com imensos tambores e belas mulatas representando a beleza do nosso carnaval. As baianas em destaque no carro homenageavam as crenças e os deuses negros. O combustível para essa viagem foi muita alegria e empolgação.


 O bloco Rubro Negro encerrou o terceiro dia de desfiles do Carnailha 2013, na avenida do samba, na madrugada desta quarta-feira (13). Com o tema “Egito, o segredo dos faraós”, o bloco fez uma abordagem da mitologia e da civilização do antigo Egito, com a comissão de frente representando o panteão egípcio com doze de seus principais deuses. O carro alegórico “Egito, mistérios e encantos” trouxe os mistérios dos mitos da serpente Apópis e do Escorpião Rei, juntamente com as múmias ressuscitadas. O grande número de brincantes rubro-negros agitou a avenida. O levantador de toadas do Caprichoso David Assayag foi um dos destaques do carro alegórico.

250 vagas jovens

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), abre a partir de segunda-feira (18) até a próxima quarta-feira (20) as inscrições para o processo seletivo para o Programa Segundo Tempo. As inscrições são gratuitas. Ao todo, 250 profissionais serão contratados.



A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) torna público que realizará a partir da próxima segunda-feira (18) o processo seletivo simplificado, objetivando a contratação de 125 coordenadores (ensino superior) e de 125 monitores (ensino médio) por tempo determinado para o Programa Segundo Tempo. As inscrições gratuitas seguem até quarta-feira (20) e serão realizadas somente via preenchimento de ficha disposta no site www.semdej.manaus.am.gov.br, que deverá ser entregue no anexo da Semdej, localizada na Rua Japurá, nº 2581, Bairro Cachoeirinha.
No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar alguns documentos, como: Curriculum Vitae, acompanhado de cópias dos documentos comprobatórios (títulos), documento que comprove inscrição no Conselho Profissional e comprovante para a função de Coordenador de Núcleo, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Escolaridade (diploma e histórico), duas fotos 3x4, comprovante de residência (água, luz ou telefone) e declaração do curso de Educação Física. Outra exigência da seleção é que o candidato possua idade mínima de 18 anos e tenha nacionalidade brasileira ou portuguesa.
O Processo Seletivo Simplificado será em única etapa e os candidatos serão escolhidos através de análise curricular e da documentação apresentada com a devida classificação em obediências aos critérios estabelecidos no edital que se encontra na página da Semdej (http://semdej.manaus.am.gov.br/segundo-tempo-2/). Tanto a análise curricular quanto os títulos, terão caráter classificatório.
De acordo com o secretário municipal de esporte Fabrício Lima, o processo seletivo para o Segundo Tempo abrirá vagas também às pessoas com deficiência física (PCD). “A grande novidade deste ano em relação ao Programa fica por conta de 5% das vagas destinadas as pessoas com deficiência física. O prazo de contrato de todos os professores e estagiários será de 23 meses. Ou seja, a contratação sairá em março deste ano e seguirá até janeiro de 2015”, disse Lima.
Para o coordenador de núcleo e monitor a carga horária será de quatro horas diárias e um total de 20 horas semanais. A remuneração para os diplomados é de R$900 bruto e estudantes receberão R$450 bruto.

Programa Segundo Tempo
O Programa Segundo Tempo é do Ministério do Esporte, em convênio com a Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) de Manaus.
O Programa tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
O Segundo Tempo visa atender nesta nova fase 12.500 crianças, de 6 a 17 anos, todos os meses distribuídas em 125 núcleos da Cidade, incluindo Zona Rural. Todos os alunos desfrutarão das aulas no período de contraturno àquele que estuda.