quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Catadores terão financiamento da Afeam
Lixo vira empresa

Uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) vai garantir financiamento às associações, cooperativas e grupos de catadores de resíduos sólidos de Manaus. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente da Afeam, Pedro Falabela, dia 15, durante reunião do Fórum Lixo e Cidadania, no auditório da Prefeitura de Manaus (Compensa). Os recursos serão viabilizados por meio de convênio entre a Afeam e o Fundo Municipal de Fomento à Micro e Pequena Empresa (Fumipeq).

Foto: D'Castro
Segundo Falabela, a proposta que a Afeam vai apresentar ao Prefeito Arthur Virgílio Neto é de investimento de R$ 1,00 para cada R$ 1,00 do Fumipeq. “A Prefeitura vai indicar quem deverá ser beneficiado. Podemos financiar as associações, cooperativas ou mesmo grupo de catadores. Nossa proposta é levar esse financiamento também para feirantes e outros permissionários da Prefeitura”, disse.
A quarta reunião do Fórum “Lixo e Cidadania” contou com a participação do Prefeito em exercício, Hissa Abrahão, Secretário Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, José Augusto Rodrigues, Diretor-Presidente da Afeam, Pedro Falabela, Procurador do Ministério Público do Trabalho, Jeibson Justiniano e reuniu os empresários que desenvolvem atividades com coleta seletiva em Manaus.
Para o Secretário Municipal de Limpeza Pública, Paulo Farias, essa reunião serviu para levantar os gargalos existentes no processo de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos. “A Prefeitura está dando total apoio à Coleta Seletiva. Estamos implantando novos postos de coleta no Centro, ampliando os Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) e regularizando a coleta Porta a Porta”.
Segundo Farias, em janeiro foram coletadas 81 toneladas de lixo reciclável através da coleta porta a porta. “Precisamos ampliar a coleta seletiva, mas é preciso que tenhamos quem compre esse produto. Esse é nosso desafio”, completou.

Nenhum comentário: