sexta-feira, 5 de abril de 2013

Grupos de trabalho debatem estrutura do Festival

A estrutura do novo Bumbódromo e da cidade de Parintins para a 47ª edição do Festival Folclórico, foram os temas debatidos por técnicos e dirigentes dos Bumbás Garantido e Caprichoso com os representantes de trinta órgãos públicos estaduais, municipais, federais e seis empresas privadas envolvidas no evento durante o encerramento do 4º Seminário de Revisão Crítica promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, nesta sexta-feira (5), no Palácio Rio Negro.


Divididos em grupos de trabalho, os novos sistemas de som e iluminação da arena, sua localização e as diversas alternativas e recursos disponíveis pela primeira vez no Festival, mereceram atenção especial dos experientes profissionais presentes. “Detalhes como a localização das caixas de som e o ângulo dos canhões de luz serão importantíssimos como nunca antes. A qualidade do material, muitos dos quais não existem no País, vão fazer toda a diferença para quem estiver assistindo na plateia ou na TV”, avaliou o representante do Caprichoso, Sérgio Vianna.

Além da nova estrutura interna, com ampliação das instalações e dos lugares, em um total de R$ 32 milhões investidos pelo Governo do Amazonas e cuja previsão de entrega é 10 de junho de 2013, o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, destacou que o Festival Folclórico deste ano servirá como evento-teste para setores como a segurança pública.

“O Bumbódromo é o maior anfiteatro a céu aberto do País e por determinação do governador Omar Aziz, vamos inaugurar uma nova fase com mais conforto e segurança para todos os turistas e visitantes como preparação para a Copa do Mundo de 2014 e principalmente para valorizar este que é um dos principais cartões postais do nosso Estado e de nossa riqueza cultural”,acrescentou o secretário.


“Enviaremos de Manaus cerca de 600 policias militares de Manaus além dos 150 policiais militares de Parintins. Ampliaremos o acesso das equipes de resgate e de saúde aos postos assim como teremos um local adequado para a realização do primeiro atendimento com classificação de risco. Deveremos fazer um vídeo institucional com as recomendações de segurança para o público, dentre outras ações”, frisou o tenente-coronel da Polícia Militar Franclides Ribeiro.

Presentes no seminário, o ex-cenógrafo da Rede Globo e responsável pelo novo sistema de iluminação da arena, Piter Gaspel, e o especialista em sonorização que entre tantos trabalhos de destaque é o responsável pelo sistema de som da festa de Ano Novo nas praias do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Rodão, explicaram em detalhes e com auxílio de imagens as novidades dos projetos.

“Muitas questões como certos ruídos do som detectados pelo público em alguns pontos do Bumbódromo não existem mais. Outra inovação é a passarela técnica de som e luz fixada a 15 metros de altura em uma estrutura em arco com vão livre de 110 metros”, explicou Rodão.

O tenente coronel da Polícia Militar (PM) Franclides Ribeiro salientou que o Festival servirá como uma prévia para a atuação das forças de segurança durante a Copa do Mundo de Futebol (FIFA), em 2014.

Credenciamento
O credenciamento será realizado pela empresa Ativa Eventos, com auxílio da Tucunaré Turismos e da Secretaria de Cultura. “O credenciamento será on-line, não havendo a possibilidade do credenciamento no local, isto é, quem chegar ao evento já estará credenciado. No dia 9 de abril, haverá uma reunião com a Rede Amazônica e A Crítica para se criar o regulamento para os profissionais de comunicação relativos à postura ética e profissional. Cada órgão também repassará a demanda de profissionais que irão atuar para providenciarmos tudo com antecedência”, disse a diretora da Tucunaré Turismos, Cristina Abraão.


Outro ponto positivo discutido foi a ampliação da sala de embarque do Aeródromo de Parintins, da revitalização da sinalização e a reclassificação do lixão para aterro controlado municipal.




Primeira-dama Nejmi Aziz recebe título Cidadã de Rio Preto da Eva e anuncia investimentos sociais no município


A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, recebeu nesta sexta-feira, dia 5 de abril, o título Cidadã Riopretense pela realização de relevantes ações para a população do município, que fica a 80 quilômetros de Manaus. A condecoração foi de autoria do ex-vereador Elias Faustino e aconteceu no Plenário da Câmara Municipal da cidade.


FOTOS: HERICK PEREIRA/AGECOM
Durante a solenidade a primeira-dama anunciou, por determinação do governador Omar Aziz, que devem iniciar, no segundo semestre deste ano, as obras de pavimentação dos ramais do Sullivan Portela, Baixo Rio e Alto Rio para melhorar o escoamento das produções agrícolas na região. Na área da saúde, a primeira-dama enfatizou que o município já recebeu uma nova ambulância e deve ser instalado, em breve, um mamógrafo.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que o equipamento chamado Digitalização já está no município e que, por meio dele, será possível fazer a transmissão das imagens do mamógrafo e do raio-X, via satélite, para a capital para que sejam feitos os laudos e os diagnósticos dos exames das pacientes.
Ao receber a placa condecorativa do título, Nejmi Aziz agradeceu toda a população do município e destacou o trabalho da Gestão Omar Aziz no Estado. “É um reconhecimento que as pessoas estão tendo do trabalho que faço, pois gosto de ouvir o povo e estar no meio da população para ajudar. Mas tudo isso é possível porque o governador Omar Aziz quer ver o Amazonas cada vez melhor e, por isso, que ele apoia e realiza projetos que beneficiem diversas famílias”, disse a primeira-dama.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Preto da Eva, Zênio da Costa, enfatizou o motivo da honraria. “Esse título é concedido com muita alegria à primeira-dama Nejmi Aziz, que, ao lado do governador Omar Aziz, vem colaborando para o bem estar de muitas famílias em nossa cidade e no Estado do Amazonas”.


Benefícios sociais
Entre várias ações na cidade de Rio Preto da Eva, Nejmi Aziz já fez a entrega de benefícios do Fundo de Promoção Social com projetos de melhorias na geração de renda e qualidade vida para mais de 200 famílias na localidade. Outra importante ação foi a realização, no ano passado, do projeto “Escola Solidária”, que atendeu mais de três mil pessoas com serviços gratuitos na área de cidadania, saúde, educação e assistência social.
SELETIVA AMAZONENSE DE JUDÔ REÚNE OS MELHORES NO GINÁSIO RENNÉ MONTEIRO

A disputa por uma vaga nos campeonatos brasileiros Sub-18, Sub-21, Sub-23 e Sênior vai dar o tom da seletiva amazonense de judô, neste sábado, 6 de abril, a partir das 14h, no ginásio Renné Monteiro, na avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro-Sul. O evento é uma realização da Federação de Judô do Amazonas (Fejama), com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) e Fundação Vila Olímpica de Manaus (FVO). A entrada é grátis.

De acordo com a Fejama, as seletivas garantem classificação para o Campeonato Brasileiro nas categorias mascu lino e feminino. A maior motivação será justamente dos atletas do Sênior, que este ano competição em Manaus, de 5 a 6 de outubro.
A pesagem de todas as categorias serão realizadas neste sábado nos vestiários da Fejama, sendo a oficial de 9h às 11h, e a extra-oficial (balança livre) das 8h às 9h.
Serão obedecidas as graduações mínimas de cada classe a ser disputada, e cada lutador deve apresentar um documento com foto ou a carteira da Federação.


ATRAÇÕES DE PESO
O destaque da competição será a participação de estrelas amazonenses no circuito nacional. É o caso dos irmãos Rafael, 18, e Rafaela Barbosa, 20, que recentemente disputaram o Circuito Europeu de Judô, em Portugal e Alemanha. Além da dupla, a revelação Rita de Cássia Reis, 17, também está pronta para brilhar no Renné Monteiro.

“Minha expectativa é fazer uma boa apresentação na seletiva e garantir a vaga no Brasileiro Sênior, pois é desejo de todo atleta competir diante dos familiares, amigos e torcedores”, afirma Rafaela Barbosa, medalha de bronze no Circuito Europeu na disputa da categoria meio-leve (- 52 kg).

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Cirandas de Manacapuru recebem apoio da Assembleia

DINHEIRO SEM ATRASO

A fim de viabilizar a antecipação da liberação dos recursos provenientes da Secretaria de Estado da Cultura, os três presidentes das agremiações da Ciranda de Manacapuru, Flor Matizada, Tradicional e Guerreiros Mura, se reuniram, dia 26, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto.


O festival acontece na última semana do mês de agosto, e o presidente da Tradicional, Ednaldo Fleury, afirmou que o desejo das escolas é que o governo ajude na produção da gravação de mil CDs para cada ciranda com o propósito de divulgação do evento.

O presidente da Assembleia, deputado Josué Neto, garantiu o empenho junto ao Governo do Estado na liberação da verba destinada a cada agremiação folclórica, e ressaltou que a “Assembleia vai fazer o levantamento para viabilizar a gravação do CD, visto que o festival de Manacapuru é o segundo mais popular do Estado, e merece todo o esforço para atender a demanda crescente e superar todas as expectativas”.

Outro ponto levantado por Josué Neto, foi a parceria que as Cirandas poderão fazer com os canais de comunicação da Assembleia, que dará um suporte na divulgação da festa. “O apoio à cultura do nosso Estado se faz necessária e a Assembleia terá todo o prazer de ajudar. Além do que, o Governador Omar Aziz tem trabalhado muito pelos movimentos culturais e folclóricos do nosso Estado”, afirmou Neto.

Alexandre Queiroz e Rildo Teles, presidentes da Flor Matizada e Guerreiros Mura, respectivamente, lembraram que os recursos seriam melhor aproveitados se chegassem antes do mês de agosto, quando acontece o festival.
Susam e Consuldo do Japão firmam convênio que beneficia o Instituto da Mulher

CIRURGIA JAPONESA

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e o Consulado Geral do Japão em Manaus assinaram, dia 25, um convênio no valor de US$ 101.270,00 (cerca de R$ 196 mil), que beneficia, por Contrato de Doação, o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o recurso será destinado à aquisição de equipamentos de neonatologia clínica e intensiva para o Instituto, que é referência, no Amazonas, na área de Ginecologia e Obstetrícia.

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada na sede do Instituto da Mulher, com a presença do secretário Wilson Alecrim; do cônsul geral do Japão, Hajime Naganuma; da vice-consul Michiko Shibata; do representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Toru Sadamori; da apoidora do Ministério da Saúde, em Manaus, para o programa Rede Cegonha, Loiana Melo; e do diretor do IMDL Agnaldo Costa.

O secretário Wilson Alecrim destacou que a parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo japonês já ocorre há alguns anos e tem permitido, por exemplo, o envio de profissionais da rede estadual de saúde ao país asiático, para a realização de cursos de capacitação. “Na década de 90 tivemos uma parceria muito forte no âmbito da Fundação de Medicina Tropical, na área de Biologia Molecular. Atualmente, esse trabalho está mais voltado para a área de saúde materno-infantil.

Nos últimos anos, salienta Alecrim, o sistema público de saúde brasileiro vem revisando as diretrizes que norteiam o atendimento na área materno-infantil. “São ações que têm permitido, por exemplo, que o País cumprisse, com quatro anos de antecedência, uma das mais importantes metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é a redução da taxa de mortalidade infantil”, disse o secretário.

De acordo com o cônsul geral do Japão em Manaus, Hajime Naganuma, o convênio com a Susam foi firmado no âmbito do fundo de cooperação denominado “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana” (APC). O fundo foi criado pelo governo japonês para permitir o repasse de recursos a organizações não-governamentais, governos locais e outras instituições que exercem atividades em países em desenvolvimento. “É uma ação que expressa o desejo do Governo e do povo japonês de participar de esforços para atender necessidades básicas em todo o mundo, principalmente em projetos nas áreas de educação e saúde”, explicou Naganuma.

Aplicação
Os recursos doados pelo Consulado Japonês serão repassados ao Instituto da Mulher Dona Lindu por meio do Fundo Estadual de Saúde (FES). De acordo com o diretor do IMDL, Agnaldo Costa, o convênio prevê que os recursos sejam utilizados para aquisição de equipamentos, como berços acrílicos com aquecedor; incubadoras; biliberços (unidades de fototerapia); baby pap (equipamento para oxigenoterapia) e balanças digitais para recém-nascidos.

Inaugurado em junho de 2010, o Instituto da Mulher Dona Lindu já contabiliza mais de 200 mil atendimentos. Na unidade, já foram realiados mais de 20 mil partos e mais de 5 mil cirurgias ginecológicas. Na área ambulatorial, já são mais de 50 mil atendimentos ginecológicos, 12 mil consultas em mastologia (especialidade que cuida da saúde das mamas). Na parte de apoio diagnóstico, são mais de 10 mil mamografias realizadas e 900 mil exames laboratoriais.
Ação faz parte do PROURBIS, da Prefeitura de Manaus, e inclui estação de tratamento e conjunto habitacional modelo para 15 mil pessoas

JORGE SALVO EM MAIO

O bairro Jorge Teixeira III, na Zona Leste de Manaus, será o primeiro beneficiado com as obras de pavimentação asfáltica, construção de sarjetas, meio-fio e calçadas pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (PROURBIS), da Prefeitura de Manaus. As obras começam em maio, logo após o período mais intenso da temporada de chuvas, e vão atingir todas as ruas e avenidas da comunidade.


Também no primeiro semestre de 2013 será construída a primeira Estação de Tratamento de Efluentes da região que irá processar – e remover – todos os materiais poluentes da água gerados em residências, comércios e demais atividades sem causar impacto no retornar ao meio ambiente.

Na avenida Hilário Gurjão, já estão adiantadas as obras do primeiro conjunto habitacional do projeto. Com 68 casas de 51 m² cada, as residências tem sala de estar, dois quartos, banheiro, área de serviço, copa e cozinha. A estrutura é de tijolo cerâmico e laje e os futuros moradores terão com a disposição estacionamento externo e urbanização de toda a área.

“Até outubro deste ano iremos entregar as primeiras unidades habitacionais. Estamos trabalhando para que a população possa ter qualidade de moradia e de vida no mais curto espaço de tempo”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal de infraestrutura e habitação, Hissa Abrahão.

Ainda de acordo com Abrahão, nesta primeira fase, o Prourbis terá quatro conjuntos habitacionais, totalizando 204 unidades residenciais. Destas, 14 unidades - as que serão construídas no conjunto habitacional 2 - serão de uso misto, ou seja, terão uma parte residencial e uma parte para uso comercial.


“O objetivo é que o morador desse tipo de unidade seja alguém que já tenha como
atividade o comércio. E que, uma vez reassentado de sua antiga casa, ele possa ter na nova residência a mesma condição de trabalhar e sustentar a família”, explica o secretário.

Iniciado em 2010, com a assinatura do contrato da Prefeitura de Manaus com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o PROURBIS irá beneficiar diretamente 15 mil pessoas com um bairro modelo que seguirá os mais modernos e atualizados padrões urbanísticos, sociais e ambientais definidos por entidades internacionais para áreas residenciais em todo o mundo.


Até ganhar efetivamente às ruas da cidade este ano, o programa passou por diversas fases, como a licitação das empresas para a execução das diferentes frentes do programa – desde projetos e obras até a parte social e ambiental; elaboração dos projetos executivos; assinaturas de convênios de cooperação técnica com a Manaus Ambiental, FESPM e Implurb; e a sensibilização da população por meio de ações sociais e educativas.
Iranduba  agradece e reconhece

TÍTULO DE GRATIDÃO

A entrega do título de “Cidadã do Iranduba” aconteceu durante solenidade na Câmara Municipal, que atraiu a atenção de milhares de moradores do município.


Emocionada, Nejmi Aziz se disse recompensada pelo reconhecimento que tem recebido, o que, segundo ela, lhe dá ainda mais força para continuar trabalhando pelas causas sociais e incentivar as instituições que realizam trabalhos assistenciais no interior. “Receber o titulo de cidadã de um município é gratificante, porque significa o reconhecimento pelo nosso trabalho. Eu não quero ser vista somente como a primeira-dama, mas como uma pessoa que faz o bem e que, ao lado do governador, tem ajudado muitas famílias, com os projetos e ações em prol da sociedade”, destacou Nejmi.

O título recebido pela primeira-dama foi proposto pelo vereador Francisco Elaime Monteiro da Silva, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade do município, distante 28 quilômetros de Manaus.

Logo após a homenagem, a primeira-dama fez a entrega de um micro-ônibus para a Associação de Amparo às Mulheres de Iranduba(AAMI), que atende mais de 300 famílias com a produção de artesanato. O transporte foi adquirido por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e a instituição, após aprovação do projeto pelo Fundo de Promoção social (FPS).

O veículo vai servir para transportar a produção das associadas para as feiras locais e realizar os atendimentos na área social junto às comunidades da zona rural do município. Ano passado, o FPS já havia entregue um ônibus escolar para a Associação de Pais e Filhos de Excepcionais (APAE) de Iranduba.

“A primeira-dama tem ajudado o município de muitas formas, principalmente prestando assistência às pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade”, justificou o autor da condecoração. Presente na homenagem, o Prefeito de Iranduba, Xinaik Medeiros, ouviu do governador Omar Aziz que poderá contar com seu apoio nos projetos que visem o desenvolvimento do município e o bem estar da população.


Farei mais
Hoje foi um dia muito especial para mim e que ficará guardado em meu coração. Foi o dia em que tive a honra em receber o título de cidadã de Iranduba. Um município que integra a Região Metropolitana de Manaus e vêm se preparando com determinação para receber a Cidade Universitária, um dos maiores projetos da gestão Omar Aziz, que vai ampliar o desenvolvimento no interior do Estado.
Fiquei muito feliz e honrada em receber esta homenagem e me tornar cidadã deste município que é símbolo de avanço em nosso Estado e sempre me recebeu com muito carinho.
Após me tornar oficialmente cidadã do município, estive na Associação de Amparo às Mulheres de Iranduba para entregar um micro-ônibus, conquistado através de convênio entre a entidade e o Fundo de Promoção Social, beneficiando cerca de 300 famílias.
Este transporte ajudará nas atividades da associação e servirá para os atendimentos na área social e na produção dos artesanatos das associadas, além de contribuir para o aumento do número de comunidades da Zona Rural a receber atendimento.
Estou duplamente feliz. Agradecida pela homenagem e alegre em poder colaborar com o trabalho dessas mulheres que são vencedoras por enfrentarem as dificuldades e não desistirem de ajudar outras famílias.
Obrigada a cada cidadão irandubense, e agora meus conterrâneos, pela receptividade calorosa neste dia. Agradeço ainda aos vereadores do município pela outorga do título.
Ao governador Omar, meu carinho especial e obrigada por estar sempre presente em momentos marcantes como este!


Profissão: fazer o bem

“É uma estrela que brilha e ilumina o nosso caminho. O pequeno município que viva apenas de plantas verduras para abastecera mesa dos outros, agora é o centro de referencia do ensino superior, é o ponto de partida para o eixo econômico que nasce em Manaus e vai se espalhar pelas calhas do Juruá e Solimões e assume o compromisso de avaliar todos os movimentos de desenvolvimento humano, não apenas pelo posição geográfica, mas pela função de impulsionar  os maiores programas de Governo. Obrigada senhora Nejmi Aziz, o município de Iranduba saberá reconhecer sua luta pelo povo e a sensibilidade de  identificar as raízes dos nossos problemas.


Foi com este desabafo, na sinceridade extrema do homem do interior que o vereador  Francisco Elaime Monteiro da Silva, autor do projeto de concessão do Titulo de Cidadã de Iranduba , explicou a construção do documento que, não por acaso, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.


O município comemora, como carta de alforria da absoluta dependência da atividade primária, as grandes obras do Governo que foram inspiradas pela Primeira Dama, e não foi apenas o ônibus de serviços que ela acabara de entregar, mas a grandeza da implantação da Cidade Universitária, a instalação de um Colégio de Tempo Integral, o programa Ronda do Bairro e dezenas de serviços do cotidiano, como o Pronto Atendimento ao Cidadão –PAC, porta aberta para o cadastro ao emprego, qualificação profissional, Defensoria Pública, Detran e todos os atendimento do dia a dia.


O prefeito Xinaik Medeiros já sabe que a assinatura da Ordem de Serviço para a duplicação da estrada Manoel Urbano é o documento de identidade para a afirmação econômica social e que o primarismo da agricultura será industrializado, adicionando valores e garantindo lucro. É o carimbo do avanço para o que chamamos de qualidade de vida.” explicou.


O sentimento do vereador Francisco em relação à Primeira Dama é o mesmo da coletividade do município, porque o conjunto de realizações que todos garantem, foi inspirada por ela, coloca a comunidade num patamar acima, mesmo com a pavulagem cabocla que se considera acima de todos, depois da construção da ponte, maior esmo que Manacapuru. “Nós somos o primeiro município e temos prioridade. Manacapuru é interior” ironizam.


Para a Primeira Dama Nejmi Aziz, se a alegria de novos tempos, abrem o sorriso do tomismo da população, mesmo com o orgulho incontido da competição,valeu o esforço, o estudo e a aplicação de recursos e esforços.
“No nosso coração, cada pessoa te a importância de um ser predestinado à vitória, às conquistas e à felicidade” resumiu.
 
Alex Pazuello/Herick Pereira/ Agecom
Louvor
Um mérito verdadeiro na liberação de homenagens parlamentares, pode ser registrado na entregado título de Cidadã de Iranduba a Primeira Dama Nejmi Aziz que, sem colidir com ações governamentais, é o coração avançado de Omar Aziz na garimpagem dos anseios populares e merece, mais do que o documento de gratidão do Parlamento, o reconhecimento coletivo, que é a alma do povo.

Cores
Na véspera de receber o título em Iranduba, como Embaixadora do Governo, Nejmi Aziz esteve em Parintins  visitando obras sociais na reforma do Bumbodrómo. Nem por acaso, lá vai funcionar um Centro Técnico de formação profissional, pois nem só de boi e de oração a Nossa Senhora do Carmo, o povo sobrevive.

Jogo
O mês de abril nem começou e já estão sendo lançadas as mentiras políticas para a formação de alianças . Até o cachorro pode se casar com o gato. O perigo é como vai nascer o filho.

Peixe
No passado o peixe era comida de pobre, agora é banquete de rico.  A maioria do pescado consumido em Manaus é importado de Porto Velho e Roraima, o cheiro verde vem de avião de Fortaleza, o limão de Alenquer e Santarém no Pará e a farinha está chegando aos dois dígitos. Nem rico aguenta.

Estrago
A produção agrícola no Amazonas vive escorado na Feira do final de semana da Agropecuária, no bacalhau do Amazonas que é invisível, as sem politica de desenvolvimento, de apoio rural e de interlocução com os agricultores. Neste sentido, é impossível qualquer papo porque os ramais estão tão abandonados e degradados que nem o agricultor sai com sua produção e nem o secretário pode entrar com sua 4 x4. E olhe que todo ano promete asfaltar tudo “no próximo verão”. O resultado é a simples venda de maxixe e quiabo, que desce fácil, na feira.

Data
Falta pouco tempo para os 100 dias.

Retrõ
O prefeito Artur mandou a empresa de fornecedora de água de Manaus, “pegar seus panos de bundas” e se mandar da cidade, as recebeu o presidente, mas acabou fazendo uma intervenção branca, dando outro prazo para viabilizar o fornecimento.
Comitê define áreas estratégicas para investimentos na Amazônia

TECNOLOGIA APLICADA

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Biotecnologia e Biodiversidade e Sustentabilidade da Amazônia foram as três áreas estratégicas definidas pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) para receber os recursos provenientes do fundo CT-Amazônia até 2015. As diretrizes foram aprovadas durante a 42ª Reunião Ordinária, realizada esta semana, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).


A reunião foi conduzida pelo secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Nelson Fujimoto, e contou com a participação da secretária executiva adjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ana Lúcia Assad; do superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA e secretário-executivo do Capda, José Nagib Lima; além de representantes das agências de fomento e financiamento, de órgãos governamentais e das classes empresarial, acadêmica e científica, ligadas ao tema.

Em cada uma das três áreas foram definidos temas que serão trabalhados nos editais dos próximos três anos, sendo que, a cada ano, haverá temas prioritários. “Essas deliberações são fundamentais para evitar a pulverização dos recursos, estruturando linhas fortes de atuação”, observa Ana Lúcia Assad. Na área de TIC, foram estabelecidos os temas: displays, softwares e semicondutores, com prioridade para os dois últimos em 2013. Em Biotecnologia: fitoterápicos, fármacos, cosméticos e diagnóstico molecular, com ênfase nos três primeiros temas em 2013. E em Biodiversidade e Sustentabilidade da Amazônia: produção sustentável, redução de desmatamento, tratamento de resíduos, efluentes, água e solo, energias renováveis e redes elétricas inteligentes, com prioridade no primeiro tema para este ano.

Nelson Fujimoto ressaltou que todos os temas devem ser trabalhados em cima de três eixos transversais, que são a formação de Recursos Humanos; a Pesquisa e Infraestrutura Científica e Tecnológica; e a Inovação (estímulo para novas empresas), em consonância com a estratégia nacional em Ciência e Tecnologia e o Plano Brasil Maior, do Governo Federal.

Recursos

Durante a Reunião Ordinária também foi definida a destinação dos recursos de 2013 para cada área estratégica. De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2013, o Capda dispõe de orçamento de aproximadamente R$ 15 milhões. Deduzidos os pagamentos de projetos anteriores – inclusive o valor de R$ 2,73 milhões para projeto de desenvolvimento do Curauá, aprovado no ano passado e que será iniciado neste ano – o valor disponível para novos editais é de R$ 9,84 milhões, dos quais ficou estabelecido pelo Comitê, em princípio, o montante de R$ 2,83 milhões para TIC e a quantia de R$ 3,45 milhões tanto para Biotecnologia, quanto para Biodiversidade e Sustentabilidade da Amazônia.

Vale ressaltar que o valor disponível é quase o dobro do orçamento que o fundo disponibilizou em 2012, de R$ 4,94 milhões. “É um valor expressivo e que ainda deve ser ampliado, caso os projetos aprovados apresentem contrapartidas de outros órgãos”, afirma José Nagib.

Fujimoto explica que o próximo passo é a elaboração dos termos de referência que, uma vez aprovados, darão origem aos editais pelas agências de fomento. “Nessa etapa, podem ser alterados os valores para cada área, se houver necessidade”, afirma. Ficou aprovado o prazo de duas semanas para a elaboração e circulação dos termos de referência aos membros do Comitê, para aprovação eletrônica. Durante a reunião, o Comitê aprovou ainda o regimento interno e o manual operativo do documento de diretrizes do Capda, que auxiliarão na comunicação de informações e no acompanhamento dos projetos contemplados pelo Comitê.

A próxima reunião ordinária do Comitê está prevista para o mês de junho.

 

quarta-feira, 3 de abril de 2013


Ouvidoria Geral supera marca de 30,5 milhões de atendimentos nos PACs e é homenageada na ALE-AM

LADO A LADO

Cerca de 30,5 milhões de pessoas foram atendidas nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), nos últimos 14 anos, totalizando 55 milhões de serviços executados. Os dados foram destacados nesta terça-feira (26), durante sessão de homenagem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) pelos 16 anos de atuação da OuvidoriaGeral do Estado do Amazonas, órgão que administra os PACs. A homenagem foi requerida pelo ex-ouvidor e deputado estadual Francisco Souza (PSC).

Durante o evento, o ouvidor-geral, Mário Bastos, e os ex-ouvidores Josué Filho, Zanele Rocha e o deputado Francisco Souza, receberam placas de homenagem pela passagem do Dia do Ouvidor, comemorado em todo País no dia 16 de março.

O ex-ouvidor e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho, que ficou na função por 11 anos, destacou, durante a solenidade, a história da criação dos PACs. “Os PACs foram implantados para minimizar as filas nos órgãos públicos. Lembro que alguns órgãos tinham filas quilométricas antes de descentralizarem os seus serviços para os pronto-atendimentos”, destacou.

Atualmente a Ouvidoria administra oito PACs, sendo seis em Manaus e dois no interior, em Manacapuru e Parintins. Por dia, o atendimento médio chega a 30 mil pessoas. O serviço de emissão de Carteira de Identidade é um dos mais procurados.

Interiorização – O deputado Francisco Souza ressaltou a importância dos PACs para a população do Amazonas, que pode encontrar em um só local, dezenas de serviços de órgãos das esferas estadual, municipal e federal. Souza destacou a importância de levar o modelo para mais municípios do interior do Estado. “Já temos um PAC em Manacapuru e Parintins e sabemos da vontade do nosso governador Omar Aziz em levar o modelo para o interior. Na semana passada, ele já anunciou em Iranduba”, disse Souza.

O ouvidor-geral, Mário Bastos, destacou que a orientação do governador é cada dia melhorar o atendimento ao cidadão. Ele ressaltou que o PAC em Iranduba irá beneficiar os moradores daquele município que, na maioria das vezes, precisam vir para Manaus em busca dos serviços dos órgãos públicos.

História – A OuvidoriaGeral do Estado, implantada em 17 de março de 1997, é um órgão da administração direta do Governo do Estado. A secretaria tem como função defender os direitos e interesses individuais e coletivos contra atos e omissões da Administração Pública Estadual, coordenar os serviços de ProntoAtendimento ao Cidadão (PACs) e o controle interno da Administração Estadual.

A função do ouvidor-geral é defender o cidadão cujos direitos foram prejudicados ou ameaçados por atos da administração pública. Qualquer cidadão pode apresentar sua reclamação verbalmente ou por escrito ao ouvidor. A Ouvidoria Geral possui um canal direto de comunicação com os usuários dos serviços dos PACs, o Disk Cidadão (0800 286 2300), que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.