quinta-feira, 4 de abril de 2013

Susam e Consuldo do Japão firmam convênio que beneficia o Instituto da Mulher

CIRURGIA JAPONESA

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e o Consulado Geral do Japão em Manaus assinaram, dia 25, um convênio no valor de US$ 101.270,00 (cerca de R$ 196 mil), que beneficia, por Contrato de Doação, o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), do Governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o recurso será destinado à aquisição de equipamentos de neonatologia clínica e intensiva para o Instituto, que é referência, no Amazonas, na área de Ginecologia e Obstetrícia.

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada na sede do Instituto da Mulher, com a presença do secretário Wilson Alecrim; do cônsul geral do Japão, Hajime Naganuma; da vice-consul Michiko Shibata; do representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Toru Sadamori; da apoidora do Ministério da Saúde, em Manaus, para o programa Rede Cegonha, Loiana Melo; e do diretor do IMDL Agnaldo Costa.

O secretário Wilson Alecrim destacou que a parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo japonês já ocorre há alguns anos e tem permitido, por exemplo, o envio de profissionais da rede estadual de saúde ao país asiático, para a realização de cursos de capacitação. “Na década de 90 tivemos uma parceria muito forte no âmbito da Fundação de Medicina Tropical, na área de Biologia Molecular. Atualmente, esse trabalho está mais voltado para a área de saúde materno-infantil.

Nos últimos anos, salienta Alecrim, o sistema público de saúde brasileiro vem revisando as diretrizes que norteiam o atendimento na área materno-infantil. “São ações que têm permitido, por exemplo, que o País cumprisse, com quatro anos de antecedência, uma das mais importantes metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que é a redução da taxa de mortalidade infantil”, disse o secretário.

De acordo com o cônsul geral do Japão em Manaus, Hajime Naganuma, o convênio com a Susam foi firmado no âmbito do fundo de cooperação denominado “Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana” (APC). O fundo foi criado pelo governo japonês para permitir o repasse de recursos a organizações não-governamentais, governos locais e outras instituições que exercem atividades em países em desenvolvimento. “É uma ação que expressa o desejo do Governo e do povo japonês de participar de esforços para atender necessidades básicas em todo o mundo, principalmente em projetos nas áreas de educação e saúde”, explicou Naganuma.

Aplicação
Os recursos doados pelo Consulado Japonês serão repassados ao Instituto da Mulher Dona Lindu por meio do Fundo Estadual de Saúde (FES). De acordo com o diretor do IMDL, Agnaldo Costa, o convênio prevê que os recursos sejam utilizados para aquisição de equipamentos, como berços acrílicos com aquecedor; incubadoras; biliberços (unidades de fototerapia); baby pap (equipamento para oxigenoterapia) e balanças digitais para recém-nascidos.

Inaugurado em junho de 2010, o Instituto da Mulher Dona Lindu já contabiliza mais de 200 mil atendimentos. Na unidade, já foram realiados mais de 20 mil partos e mais de 5 mil cirurgias ginecológicas. Na área ambulatorial, já são mais de 50 mil atendimentos ginecológicos, 12 mil consultas em mastologia (especialidade que cuida da saúde das mamas). Na parte de apoio diagnóstico, são mais de 10 mil mamografias realizadas e 900 mil exames laboratoriais.

Nenhum comentário: