segunda-feira, 7 de julho de 2014

IPAAM OFERECE PALESTRA SOBRE MANEJO DE RESÍDUOS NA FAMETRO



O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) realizou uma palestra na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) a pedido dos alunos do curso técnico de “Logística” sobre manejo de resíduos, às 9h desta quarta-feira (02/07). O analista ambiental Paulo Rodolfo Libeck representou o Instituto como palestrante e falou sobre o trabalho do IPAAM com a regularização do descarte de lixo no estado do Amazonas.

Paulo comentou sobre a situação dos resíduos no Estado, cujos municípios possuem lixões e estão em desacordo com a lei e sobre o trabalho do IPAAM para resolver esta situação, orientando as prefeituras sobre os procedimentos de erradicação desses lixões e análise de área para a construção dos aterros sanitários. Ele falou sobre a estratégia alternativa para os lixões que é o aterro controlado, no qual o solo é revestido por uma camada de terra, até chegar ao aterro sanitário, para o qual há normas ambientais e de engenharia civil que trata o rejeito e evita-se que subprodutos do lixo escapem, poluindo lençóis freáticos, por exemplo.

Segundo o analista, nenhum município amazonense possui um aterro sanitário, e a coleta seletiva ainda é pouco utilizada, números que o IPAAM procura mudar, fazendo-se de exemplo. A coleta seletiva é feita desde 1999 com ênfase no papel branco e papelão no órgão público. Em 2013, foram registradas mais de 2,5 toneladas de papel branco enviadas do IPAAM e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) à reciclagem. Outras estratégias também já fazem parte do cotidiano da instituição, como o uso de impressoras coletivas e o sistema de iluminação com interruptores por setores independentes.

Para incentivar o interesse pela reciclagem, Paulo listou alguns dos benefícios conseqüentes, como: a diminuição da poluição, a melhoria da limpeza da cidade, redução no consumo de energia, promoção de economia para as indústrias, manutenção dos recursos naturais e a geração de empregos, além de evitar o desmatamento. “Com 50 kg de papel reciclado, você evita o corte de uma árvore adulta”, disse o analista.

A palestra partiu de uma iniciativa da classe de logística, que participou com interesse. “Meio Ambiente é um dos temas que a gente estuda logo no início do curso. É muito interessante para o nosso curso estar assistindo a esta palestra” disse um dos estudantes.

CMEI realiza feira de ciências para despertar nos alunos interesse por alimentos saudáveis

Para despertar o interesse dos alunos por uma alimentação saudável, a direção do Centro Municipal de Educação (CMEI) Santa Isabel, no São José, zona Leste, realizou a II Feira de Ciências – Alimentação Saudável, nesta quinta-feira, 3. Na feira, os alunos apresentaram a importância do consumo dos nutrientes presentes em frutas, legumes e verduras.

Cada uma das 20 turmas de Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental representou uma fruta e um legume. As crianças se aprofundaram no estudo sobre os alimentos.

O secretário Humberto Michiles participou do evento e fez questão de prestigiar todos os trabalhos. Ele deixou um recado para todos os pais que estavam presentes na feira de ciências.

Tribunal de Contas oferece curso de educação financeira

Cumprindo o seu papel pedagógico, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), realiza no próximo dia 15, no auditório do órgão, um curso sobre educação financeira, com três horas de duração. O evento tem o apoio da Escola de Contas Públicas (ECP).

Além dos colaboradores do próprio TCE, o curso é aberto para os jurisdicionados e servidores públicos do Estado, que podem fazer inscrições por meio do site da ECP (http://zip.net/bpnVwn).