segunda-feira, 7 de julho de 2014

IPAAM OFERECE PALESTRA SOBRE MANEJO DE RESÍDUOS NA FAMETRO



O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) realizou uma palestra na Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) a pedido dos alunos do curso técnico de “Logística” sobre manejo de resíduos, às 9h desta quarta-feira (02/07). O analista ambiental Paulo Rodolfo Libeck representou o Instituto como palestrante e falou sobre o trabalho do IPAAM com a regularização do descarte de lixo no estado do Amazonas.

Paulo comentou sobre a situação dos resíduos no Estado, cujos municípios possuem lixões e estão em desacordo com a lei e sobre o trabalho do IPAAM para resolver esta situação, orientando as prefeituras sobre os procedimentos de erradicação desses lixões e análise de área para a construção dos aterros sanitários. Ele falou sobre a estratégia alternativa para os lixões que é o aterro controlado, no qual o solo é revestido por uma camada de terra, até chegar ao aterro sanitário, para o qual há normas ambientais e de engenharia civil que trata o rejeito e evita-se que subprodutos do lixo escapem, poluindo lençóis freáticos, por exemplo.

Segundo o analista, nenhum município amazonense possui um aterro sanitário, e a coleta seletiva ainda é pouco utilizada, números que o IPAAM procura mudar, fazendo-se de exemplo. A coleta seletiva é feita desde 1999 com ênfase no papel branco e papelão no órgão público. Em 2013, foram registradas mais de 2,5 toneladas de papel branco enviadas do IPAAM e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) à reciclagem. Outras estratégias também já fazem parte do cotidiano da instituição, como o uso de impressoras coletivas e o sistema de iluminação com interruptores por setores independentes.

Para incentivar o interesse pela reciclagem, Paulo listou alguns dos benefícios conseqüentes, como: a diminuição da poluição, a melhoria da limpeza da cidade, redução no consumo de energia, promoção de economia para as indústrias, manutenção dos recursos naturais e a geração de empregos, além de evitar o desmatamento. “Com 50 kg de papel reciclado, você evita o corte de uma árvore adulta”, disse o analista.

A palestra partiu de uma iniciativa da classe de logística, que participou com interesse. “Meio Ambiente é um dos temas que a gente estuda logo no início do curso. É muito interessante para o nosso curso estar assistindo a esta palestra” disse um dos estudantes.



A reciclagem é ainda pouco explorada, apenas 5% das 189 toneladas de lixo produzidas no país vai para a reciclagem. O Brasil tem se esforçado para mudar esta situação e hoje é o país que mais recicla alumínio, com até 98,2% do alumínio descartado no país sendo reciclado. Para Paulo, isso é uma questão de conscientização da população sobre os danos causados pelo descarte indevido do lixo e do desperdício. A situação pode se reverter com cada um fazendo a sua parte. “Lá no meu sítio, eu fiz vasos recortando garrafas pet, botei casca de arroz queimada e adubo, e fiz uma plantação”, disse o analista ambiental, fazendo uso de sua própria experiência.


--



Nenhum comentário: