segunda-feira, 7 de julho de 2014

CMEI realiza feira de ciências para despertar nos alunos interesse por alimentos saudáveis

Para despertar o interesse dos alunos por uma alimentação saudável, a direção do Centro Municipal de Educação (CMEI) Santa Isabel, no São José, zona Leste, realizou a II Feira de Ciências – Alimentação Saudável, nesta quinta-feira, 3. Na feira, os alunos apresentaram a importância do consumo dos nutrientes presentes em frutas, legumes e verduras.

Cada uma das 20 turmas de Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental representou uma fruta e um legume. As crianças se aprofundaram no estudo sobre os alimentos.

O secretário Humberto Michiles participou do evento e fez questão de prestigiar todos os trabalhos. Ele deixou um recado para todos os pais que estavam presentes na feira de ciências.



“Essa integração da escola com a comunidade é importante. É assim que construímos uma escola. Educação não é só responsabilidade do governo, mas principalmente da família. Ninguém está mais interessado no futuro de seu filho do que os pais. Parabéns por acompanharem seus filhos”, disse.

Segundo a pedagoga do CMEI Santa Isabel, Fernanda Dantas, a proposta com o tema é ajudar no combate do consumo de alimentos industrializados e incentivar o consumo de frutas.
“Os alunos aprendem a importância das frutas, verduras e legumes para uma alimentação equilibrada. O foco é diminuir a quantidade de alimentos industrializados ingeridos pelas crianças. Nós substituímos essas besteiras por maçã e laranja para fazer o lanche, por exemplo. E tem dado resultado. Nós tivemos reunião recentemente com os pais e um dos relatos foi que o filho só fala de alimentação saudável em casa”, disse.

Trabalhos
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental falaram sobre a laranja e a couve. Na sala, folhas de laranjeiras foram espalhadas pelo chão e produtos derivados da fruta, como: bolacha, bolo e torta eram oferecidos a quem visitava a exposição.

“A laranja é um fruto produzido pela laranjeira. É um fruto criado na antiguidade a partir do cruzamento da tangerina com a lima. O sabor varia do doce ao levemente ácido. A fruta é descascada e comida ao natural ou exprimida para obter suco”, destacou a aluna Viviane Lima, de sete anos.

Regina Lúcia Cardoso, mãe da aluna Clara Fabrícia, gostou das apresentações e falou sobre a importância de incentivar nas crianças hábitos saudáveis.

“É muito bacana essa iniciativa. Lá em casa eu já faço isso. Minha família dificilmente come besteira, mas eu sei que não são todos que têm esse ensinamento. Por isso, a importância dessa feira de ciências. Eu aprendi com os meus pais a comer verdura, frutas e legumes e passei esse costume para a Clara. É uma regra”, explicou.

Na sala do 2º período a pequena Yasmin de Brito, 4, comentou sobre as curiosidades do tomate. “Você sabia que todo mundo pensa que o tomate é um legume, mas ele é um fruto? Ele deixa os dentes fortes, a pessoa saudável e também bonita, assim que nem eu”, destacou.

Nenhum comentário: