quinta-feira, 9 de julho de 2015

Primeiros vencedores do 59º Festival Folclórico do Amazonas

O 59º Festival Folclórico do Amazonas já tem os primeiros grupos vencedores da categoria ouro. Na tarde desta quarta-feira (8) os grupos folclóricos “Justiceiros do Sertão”, “Tukanos do Alto Rio Negro” e o Boi Bumbá “Carinhoso” receberam os troféus de campeões nas modalidades Dança Nordestina, Tribos e Bumbá Master B, respectivamente. A apuração dos votos dos jurados aconteceu no auditório do Centro Cultural Povos da Amazônia (antiga Bola da Suframa). O 59º Festival Folclórico do Amazonas é uma promoção do Governo do Amazonas / Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus / Manauscult.

A secretária executiva de Estado da Cultura, Elizabeth Catanhede, parabenizou todos os grupos que se apresentaram nestas modalidades e enfatizou a qualidade do Festival. “As apresentações tiveram um crescimento profissional muito grande em relação ao ano passado. Os grupos estão cada vez mais bonitos e organizados. Isso reflete diretamente na participação do público, que este ano está lotando todas as noites de apresentação”, enfatizou.


Os grupos vencedores nessas três modalidades já estão automaticamente selecionados para a disputa no grupo ouro do ano que vem, enquanto os grupos que ficaram em último lugar nas modalidades “Danças nordestinas” e “Tribos” foram rebaixados para a categoria prata. Como vencedor deste ano, em 2016 o Bumbá Master B “Carinhoso” vai disputar a modalidade Master A.


“É o segundo ano que participamos desta categoria e o empenho de todos do grupo fez com que alcançássemos este resultado. Agora é só comemorar e começar a pensar na apresentação do ano que vem”, afirmou o diretor do “Carinhoso”, Paulo Roberto, conhecido como “Mestre China”.

Já o diretor da tribo “Tukanos do Alto Rio Negro”, Leandro do Nascimento, comemora o tricampeonato na modalidade. “Nosso grupo já está consolidado como um dos mais importantes deste festival e esta premiação é a consagração de um árduo trabalho em equipe”, ressaltou.


O presidente da dança nordestina “Justiceiros do Sertão”, Alisson Mourão, comemorou a vitória junto à torcida e aos brincantes, que estavam na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia. “Nossa apresentação foi impecável e os 86 brincantes que se apresentaram deram tudo de si para honrar esse título”, comemorou.

As apresentações da categoria ouro do 59º Festival Folclórico do Amazonas acontecem diariamente na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, sempre a partir das 20h e irão até o dia 16 de julho. A entrada é gratuita.


 Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonase o Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br.

Red Hot Chili Peppers será tema de especial no Porão do Alemão nesta sexta

Os maiores sucessos do grupo americano Red Hot Chili Peppers serão interpretados pela banda amazonense Rock.Com em um especial que ocorrerá nesta sexta-feira (10), a partir das 21h, no Porão do Alemão, localizado na estrada da Ponta Negra. A noite também marca a estréia da banda Black Sage no palco da casa.

Responsável por hits que conquistaram o mundo todo, a banda Red Hot Chili Peppers possui um trabalho que consiste, sobretudo, em uma mistura de rock com elementos de outros gêneros musicais, que já rendeu mais de 70 milhões de discos vendidos.

No especial, a Rock.Com promete resgatar a essência das canções mais marcantes e relembrar toda a trajetória do grupo homenageado. “É a terceira vez que realizamos esse show no Porão, além disso, o Red Hot já faz parte do nosso repertório habitual. Vamos usar essa experiência para deixar a parte musical mais próxima possível a da banda”, afirmou o vocalista, André Albuquerque.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Prefeitura vai apoiar três eventos de ciclismo em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), fechou parceria com a Federação de Ciclismo (Feciclam) e a Comissão dos Ciclistas do Amazonas para a realização de eventos ao longo deste ano.

A reunião contou com a presença do secretário Sildomar Abtibol, da Semjel, do presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, e do presidente das duas representações de ciclismo: Francisley Craveiro pela Feciclam e Jordan Fonseca pela Comissão.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Casal é preso tentando enviar maconha escondida com peixe congelado

A Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (Seai/SSP-AM) prendeu na tarde desta segunda-feira (6), no terminal de cargas do Aeroporto Eduardo Gomes, zona Oeste, um casal que tentava enviar cerca de 40 pacotes de maconha (skank), dentro de duas caixas de isopor, junto com peixe congelado. Eles foram surpreendidos tentando embarcar o material na TAM Cargo.

A droga, cerca de 40 quilos, seria enviada como carga e foi apreendida após denúncia ao 181, Disque-Denúncia da SSP-AM. Joelma Alcântara da Silva e Roberto Rivera Aching foram presos em flagrante por tráfico de drogas e encaminhados para o 19º Distrito Integrado de Polícia (19º DIP), onde será feito o procedimento de flagrante.


Festa de aniversário do Porão do Alemão reúne 17 bandas locais

No Dia Mundial do Rock, na próxima segunda-feira (13), a casa mais tradicional do gênero em Manaus, o Porão do Alemão, celebra 17 anos de atuação na cidade com uma festa especial, a partir das 15h. Na comemoração, 17 bandas locais se revezarão em dois palcos, três mil drinques serão distribuídos gratuitamente e haverá sorteios de kits comemorativos. O evento terá entrada gratuita até as 17h.

O line-up do festa é composto por nomes de diferentes gerações da cena rock amazonense. Com repertórios variados, reunindo vertentes do rock, metal e até punk, as bandas Caggy, MB-4, V8 Rock Band, Destilados, Illusion, Official 80, Rahvox, Rock.com, 00:00, Fullgas, Critical Age, Barflys, Lótus, Rockaholics, Hightower e Monochrome proporcionarão uma experiência única para o público manauara.

Integrante do time das veteranas, com mais de 13 anos de atuação, a Critical Age já participou de dez aniversários da casa como atração musical. Segundo o vocalista da banda, Arlley Souza, a expectativa para a apresentação é grande, principalmente pela proporção da festa.