sábado, 25 de agosto de 2012

Matizada refaz o encanto da vida 
O novo El dorado é aqui 

Pois não é que as riquezas do mundo, o segredo da vida e a grandeza dos sonhos estavam escondidos em algum lugar na energia cósmica do Rio Negro e  foram expelidos pelos deuses da água com a construção da Ponte, para revelar que o Eldorado das lendas onde o homem bebia na fonte da juventude é aqui, na cidade de Manacapuru e suas adjacências?
 
Creia, pois este é o tema da história que a Flor Matizada vai contar na Arena, neste Festival, descobrindo que a ponte abriu os caminhos para os segredos mais íntimos da natureza com o acasalamento com a humanidade. E tudo isso não está apenas em Manacapuru, fonte do amor e dos sonhos, mas nos municípios como Iranduba, que vê a ponte primeiro, Beruri que tem a cor da esperança, Anamã que não teme nem os demônios revoltos dos rios, Caapiranga que reza todos os dias pedindo proteção à Santa, Novo Airão que tem as praias sedutoras do Rio Negro, Anori, terra de laranja doce e moça bonita e Codajás que oferece, em taças regionais, o vinho sagrado do açaí.
Os artistas da Ciranda Flor Matizada viram tudo isso no retrovisor da ponte que não sai do lugar, mas impulsiona o mundo para seu verdadeiro caminho, e perceberam que a riqueza da vida, que os antepassados procuravam, estão aqui mesmo guardados pela cara feia do rio Solimões, pela cobra grande do Lago do Piranha, e pelas carapanãs gigantes que, com espadas no nariz, cutucam os inimigos para o inferno.
A Flor da Ciranda vai ficar Matizada com estes segredos revelados, não ao pé do ouvido, como fazem os casais de namorados, mas no grito sagrado dos seus artistas, na dança selvagem dos seus cirandeiros, nas alegorias misteriosas de sombras e luzes no lusco fusco da magia.
 
O povo de Manacapuru sabe disso, mas do que a receita do pirão de farinha, porque escreve o desenho de vida a cada minuto, a cada dia que sobrevive da explosão de uma terra de destino marcado para o infinito, mas que não conseguiu dar os passos gigantes desta caminhada, mas conhece as raízes que foram plantadas para a cultura de vida e sabe que o campo é tão fértil pra a imaginação que cria fantasias de amor, como o solo no qual é plantada a juta e que nem as águas são capazes de retirar sua força. 

26 de agosto, “O elo do Rio Negro e os encantos
de um novo El dorado”
 

A fonte da juventude

Um gole da água pura de uma fonte milagrosa seria o suficiente para devolver os anos passados na vida das pessoas. Elas viviam sonhado com um paraíso chamado Eldorado, onde havia este milagre e muitos morreram em pesquisas, buscas, caçadas e verdadeiras maratonas por terras distantes e inatingíveis.
   Mas o Eldorado existe e pode ser visto e revisto numa simples viagem de carro, transpondo a ponte Rio Negro que redescobriu este lugar em Manacapuru e nos municípios vizinhos, fazendo explodir os segredos que as balsas escondiam. Pode ser, segundo a afirmação da Ciranda Flor Matizada, que ninguém fique mais jovem, mas com a economia e a força de Manacapuru e seus vizinhos, a vida será muito mais longa, mais digna e mais saudável.

Tradicional conta histórias que nem Deus duvida

O mundo da imaginação

A luz da lua cheia, os ventos cortando a floresta com silvos curtos como vozes do além, os bancos de madeira feitos de pedaços de pau, resto da queimada da roça, e dezenas d e pessoas, sentados em roda, ouvem, quase sem piscar, os contos e as histórias de um homem que é respeitado e parece ter o dom do conhecimento muito mais do que a vida terrena permite.
 
Assim era o final de dia e inicio de noite nas comunidades espalhadas pelos barrancos onde moradores sobrevivem à luta do dia a dia, e tem, na força da imaginação, a capacidade de recriar sonhos de todos os dias, mesmo que seja pela crendice propagada por profetas de plantão.
Apenas pescadores, agricultores, carregadores ou extrativistas que praticamente moram na mata fechada, os homens tornam-se sábios e, se não tem cultura, tiram da fantasia que cada um possui, as mais fantásticas histórias que alguém pode imaginar.
 
Serão estes mestres que a Ciranda Tradicional vai registrar neste Festival, retirando da cultura popular, os “contos” que relatavam, à luz da lua, para seus familiares e amigos, criando lendas e mitos que se perpetuaram e que atualmente são respeitados e admirados, como se vida verdadeira tivessem e como se fosse possível transformar a imaginação em realidade.
A Ciranda Tradicional fez uma comparação do filosofo Arquimedes, da literatura grega, que era o grande sábio que ficou como referencia e consulta, com o Arquimedes de Paratari, o homem que fazia da ilusão, o relato de verdades do interior, gerando as lendas que se eternizaram e que passam a ser a essência da cultura popular, igual a dezenas de outros “mestres”, de tantas e tantas outras comunidades, investidores de “causos” e, ao mesmo tempo, filósofos de uma terra chamada Amazônia que não existe outra igual no mundo.
 
“Meninos, eu vi”. Esta frase é definitiva para dar cunho de verdade a qualquer história de final de dia, ate porque a lua não aceita mentiras que não sejam sinceras, logo ela que é a patrocinadora do amor e das promessas de namorados e namoradas que nem sempre cumprem o que prometem, mas que, naquele momento de ternura e de conquista, só falam a verdade e nada mais do que a verdade.
Para a Ciranda Tradicional, que foi buscar a histórias destes “Mestres da Cultura Popular”, como são conhecidos, há um cabedal incrível de temas a serem explorados, proporcionando a criatividade dos artistas nos seus galpões, versáteis como eles só, e muito mais agora com a riqueza que o tema permite.
 
Há que lembrar os “causos” como a lenda do corta água, o chute certeiro na porta do céu, o duelo das águas, (a Iara, o Bacurau e a Sucuri), a mangueira do breu e as curicas, o sarapó e a canoa voadora, o jandiá e a poranga, o raio que o parta, a febre que fura rede e queimava canarana, a samaueira e o barco que fazia cura, entre tantos e tantos outros, que ninguém é capaz de duvidas, porque os contadores sempre alertam, para meninos e meninas, homens e mulheres, que, “quem não acredita se visitado pelos entes puxando o dedão do pé ou metendo o dedo no nariz”.
    “A riqueza da nossa cultura é imensurável e o que faz a Ciranda o centro da pesquisa da vida do homem é a capacidade da imaginação, ingrediente único que dá o dom da superação na realidade e ainda ilustra o mundo de cada um, do jeito que cada um deseja” explicou o eterno da Tradicional, com sua forma alegre de falar e com o gestual que parece, a um só tempo, o contador de história, fantasiado de cirandeiro de primeira grandeza. 

25 de agosto, Arquimedes o filósofo popular
contador de estórias das terras de manacá

 O canto nos contos

Rebuscando a vida, muito além do que os olhos podem ver, recriando a fantasia acima da sabedoria dos mestres da literatura grega, a Ciranda Tradicional terá na ginga do seu bailado e no canto do seu enredo, o desfilar de contos verdadeiros que só a ilusão pode conceber e a fantasia pode aceitar, na imaginação de gerações que ainda buscam sua verdadeira identidade.
A Tradicional não quer só o passado como figuração, mas lições para o futuro, que nascem da concepção no presente, da realidade que tem a sensação infinita com o anoitecer, mas renasce com a força nos raios de sol, mostrando que a vida continua, do jeito que ela é.




sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Guerreiros Mura
O amor está no ar
O amor na mira do guerreiro busca a inspiração para entender a paz como instrumento de harmonia do ser e de organização da sociedade como entidade de integração de sonhos e de esperanças.
Este é o caminho traçado pela Ciranda Guerreiros Mura, para o Festival de Manacapuru deste ano da graça de Deus e da utilização da ponte Rio Negro na liberdade da escravidão e da dependência das balsas de passado histórico, necessário, mas doloroso.
A Guerreiros Mura vai cantar o amor na Arena do Parque do Ingá, trazendo a fascinação das lendas e mitos que fazem a história dos sentimentos mais puros e mais desejados do universo na perseguição da felicidade. Nada mais, nada menos do que explicar as origens do povo, as lendas que circundam a floresta e os rios e são repassadas por gerações no conto e no canto de antepassados, sem ilusão da imaginação, mas com a verdade escrita na palma da mão pela repetição que torna verdade qualquer sedução.
Mas a Guerreiros Mura percorreu o mundo, garimpando gestos de amor que se tornaram lendas e traz até o sono de Orfeu, da mitologia grega para ilustrar o maior sentimento do gênero humano, plastificando, pela arte e criação de seus gênios nas oficinas e nos galpões, tudo o que pode inspirar a ternura, o afeto, a singeleza e a beleza que se unem e se fundem no coroamento do amor.
Centenas de operários da arte trabalham há mais de 90 dias para ilustrar esta história que será contada na dança e no gestual de 400 int6egrante, em 8 alegorias e no estribilho da canção que perfaz o conjunto de sonhos do mundo. Para o presidente Clay, que aposta na vitória,  porque, segundo ele, “nada é capaz de superar o amor, mesmo contado em prosa e verso, ou mostrado no espelho de uma festa “.  
A pesquisadora Miriane Vieira pegou a carona até mesmo da manifestação divina, que é o exemplo maior do amor, em tantos e tantos gestos, desde a criação do mundo, até o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade, mas se ateve no mundanismo das lendas e dos mitos, para mostrar que é o amor que move a emoção, que estimula a inteligência, que impele o movimenta e despertar a beleza escondida em cada um.
 
“O apaixonado vê as cores que não enxerga no dia a dia, percebe o canto dos pássaros na pauta musical da natureza, admira as flores que nascem na beira da estrada ou no pequeno de terra no quintal, e consegue irradiar alegria, fantasia, confiança e ternura” explica a pesquisadora, acrescentando que a própria fascinação pela Ciranda, como manifestação popular, já é uma explosão de amor.
24 de agosto, “Através de histórias, lendas e mitos a Guerreiros Mura celebra o amor”

Eu te amo
Quando Deus criou o mundo, instituiu o amor na sua forma mais ampla e completa e deixou um recado para garantir a própria manutenção do mundo: crescei e multiplicai-vos. E aí nasceram as outras formas: o amor materno que recria e amamenta o afeto, o amor espiritual que une seres pela força da amizade, o amor da paixão que arrebata e fulmina, o amor instável conhecido como amor bandido, o amor pragmático que se desenvolve lentamente como uma planta regada a ternura, até o momento de dar os frutos.
O amor, que é tudo e muito mais, será mostrado em prosa e verso pela Guerreiros Mura, neste Festival, reacendendo corações e revelando que há algo no ar, além da ponte sobre o Rio Negro.


Uma invasão de emoção

Princesa ganha 150 mil súditos
 
 
Num filme épico, na disputa geográfica de espaços de países em guerra, seria a maior invasão de todos os tempos, degradando terreno, destruindo patrimônio, arrasando o caminho por onde passa. No entanto, a invasão que a cidade de Manacapuru terá, nos dias 24,25 e 26, para festejar as Cirandas de todos os anos, terá 150 mil pessoas, na mais bela manifestação de alegria, de integração e de irmandade, deixando um legado cultural, econômico e social para a comunidade.
Esta é a visão do secretario de Turismo Clay Monteiro. Prevendo a chegada da multidão, mas garantindo que a cidade está preparada para ser uma anfitriã especial, recebendo com elegância e capacidade de serviços.
“Tudo está pronto, desde os sistemas de segurança, saúde, prevenção ao incêndio, fiscalização contra a violência aos direitos humanos, além do estoque de alimentos regionalizados, desde o café da manhã até refeições completas de acordo com o gosto do freguês” afirmou o secretário.
Dia 17 de agosto aconteceu a grande reunião de preparação do sistema de segurança, envolvendo Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, entidades de apoio social e Detran, distribuição compromissos para o bem estar da cidade, tanto nhoque se refere aos moradores, como aos visitantes.
“Sabemos que haverá um impacto bem maior, pois no ano passado tivemos perto de 8º mil visitantes e este ano, em função da ponte Rio Negro, que facilita a circulação, teremos mais de 150 mil” alertou Clay Monteiro, afirmando que a Prefeitura, com sua logística  estará trabalhando nas duas pontas de atendimento público.
“Queremos que a festa da Ciranda será um marco para um olhar de novos investimentos em Manacapuru, que tem potencial humano e matéria prima excelente para novos negócios, além de estar se preparando para ser uma fonte de atrações para implantação e industrias, como Região Metropolitana.
Mas o secretário também deseja que os moradores sintam a festa como um momento de alegria, pela manifestação de sua cultura, percebendo a oportunidade de integração social e observando a festa como uma fonte de ganhos. “Em cada rua haverá novas opções de café da manhã regional, de pousadas residências ou de serviços de informação, transporte e bazares de vendas de lembranças da festa. Isso é uma fonte de renda adicional” apontou o secretário.

Manual de sobrevivência
Os perigos e as vantagens
A Festa das Cirandas de Manacapuru tem prós e contras que devem ser conhecidas pelos visitantes para, a um só tempo, evitar ameaças der acidentes e proporcionar momentos de alegria e bem estar.
Os pontos negativos são as péssimas condições de trafego da estrada que liga Manaus a Manacapuru, a quebra de uma ponte no quilometro 50, que exige especial atenção e as sequelas que ficaram na cidade como resultado da enchente deste ano, incluindo a ameaça em algumas partes da orla da cidade.
 
As vantagens são maiores como a preparação da cidade para bem receber, oferecendo pousadas em casas, com preços acessíveis e afeto adicional, a prevenção de atendimento alimentar com estoques adicionais de produtos, desde frios até carnes com a manutenção do matadouro aberto durante todo o evento, e com a fartura do pescado nesta época do ano.
 
Haverá também estrutura para a montagem de campings à moda da cidade, que são o aluguel de lajes onde os visitantes colocam suas cabanas ou mesmo estiram os colchões que levam enrolados na bagagem. “Manacapuru tem o sentido criativo de bem receber” explica Marina Rocha que resolveu aproveitar todo o espaço da casa para ganhar um dinheiro adicional. “De manhã temos o café regional, alugamos dois quartos que temos disponíveis, a laje que dá para uma família inteira e no final da tarde colocamos a banca com churrasquinho e tacacá” comemorou.
Mais de 30 homens da Policia estarão de vigília nas ruas, além de dezenas de veículos e motos e um sistema de prevenção para evitar excesso de bebidas ou trafico de drogas. “Estamos apostando na paz na cidade” afirmou o secretario de Segurança Coronel Vital.

Os organizadores da festa ainda estão lutando junto ao Governo do Estado para a recuperação emergencial da estrada, e para o conserto da ponte que foi seccionada durante a enchente. Com relação à Prefeitura há um desconto por conta das despesas sociais durante a cheia e a necessidade da aplicação e recursos para correção dos prejuízos causados pela subida dos rios, mas os cirandeiros comemoraram a estrutura oferecida no Parque do Ingá, desde som, palcos alternativos e iluminação. “O resto é com as Cirandas. É arte, é paixão, é ilusão” comentou Rodrigo Santos que compõem uma das alas da Tradicional.

Vamos todos cirandar
      Com a ponte Rio Negro, mais de 150 mil visitantes vão fazer a alegre invasão à cidade de Manacapuru, para assistir o espetáculo de 3 dias de apresentação das Cirandas Flor Matizada, Tradicional, e Guerreiros Mura, que vão mostrar, na dança e no canto, o amor como ele é, o verdadeiro Eldorado e as verdades da imaginação da cultura popular.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

‘Forró das Estrelas’ reúne Gaby Amarantos, Aviões do Forró e Rabo de Vaca em uma só noite 

Festa do arromba

O segredo para uma boa balada consiste em animação, gente bonita e muita música. Foi apostando nessa receita que a Fábrica de Eventos reuniu em uma só noite o tecnobrega de Gaby Amarantos, o xote swingado da Rabo de Vaca e o forró contagiante da banda Aviões do Forró, formando uma verdadeira constelação de sucesso. O evento está marcado para o dia 4 de setembro, véspera de feriado no pavilhão do Studio 5 e promete agitar Manaus com um mix de sucessos e algumas surpresas para o público forrozeiro.


Considerada a Rainha do Tecnobrega, a cantora Gaby Amarantos é atração confirmada para essa noite de estrelas. A beldade paraense já é um fenômeno no cenário musical nacional. Extrovertida e dona de uma personalidade marcante Gaby, que ficou conhecida como a Beyoncé do Pará, estourou no Brasil com a música ‘Ex- My Love’, tema de abertura da novela ‘Cheias de Charme’, exibida na TV Globo.
Além do furacão Gaby Amarantos, o Forró das Estrelas recebe em seu palco o mega sucesso do ‘Aviões do Forró’. A banda que agora desfruta do sucesso de “Correndo Atrás de Mim”, trilha sonora da novela“Avenida Brasil” só tem motivos para comemorar e por isso promete trazer para Manaus um super show comemorativo dos seus 10 anos de trabalho!
Como o forró tornou-se febre nacional, Manaus não podia ficar de fora do circuito. Uma cidade no coração da Amazônia que cultura, também exporta talentos de alto nível. Falamos do grupo Rabo de Vaca, atração que completa a constelação de sucessos do ‘Forró das Estrelas’. A banda escolheu o palco do Studio 5 para lançar seu novo disco.

Rabo de Vaca o sucesso que conquistou o Brasil



O que é bom vira sucesso e a Rabo de Vaca é prova viva disso. A banda que estourou Brasil a fora com seu “xote swingado” coroa essa nova fase lançando um trabalho mais que especial. O novo álbum tem assinatura da LGK Music gravadora que tem em seu currículo artistas como Zizi Posse e Padre Marcelo, entre outros. O CD será lançado dia 4 de Setembro no ‘Forró das Estrelas’, uma realização da Fábrica de Eventos.

Feira do Artesanato Mundial em Manaus
Manaus será a capital do artesanato mundial, no período de 6 a 16 de setembro, num dos projetos mais ousados do Governo do Estado para promover a atividade como fonte de renda para milhares de famílias espalhadas pelas áreas urbana e rural do Estado, envolvendo a categoria de ribeirinhos, extrativistas e indígenas, mesclando a rica e diversificada matéria prima regional, com a arte e a criatividade de verdadeiros artistas no Amazonas.
Trata-se da realização da Feira do Artesanato Mundial – FAM, em sua 27ª edição, pela primeira vez em Manaus, reunindo 20 países dos mais tradicionais na produção manual e todos os 27 estados da Federação, criando a vitrine do que existe de mais pujante como atração e referencia dos países  na atração turística, promovendo a economia e o desenvolvimento social.
A FAM será nas dependências do Manaus Plaza, em tempo integral das 16 às 22 horas nos dias comerciais e das 11 às 22 horas nos sábados, domingos e feriados e contará, como destaque o melhor do artesanato do Amazonas e com atrações musicais e culturais, apresentando novidades de forma rotativa.
A Secretaria de Estrado do Trabado –SETRAB, que promove o evento está realizando todas as providencias para que a Feira seja uma efetiva usina de rodadas de negócios que garanta a abertura de um canal permanente de comercialização com o Brasil e o Mundo, possibilitando a geração de renda pela oportunidade de trabalho continuo e com lucratividade satisfatória.
Durante a Feira serão realizada Mesas Redondas de debate sobre produção, design, embalagem, distribuição e comercialização do artesanato, reunindo experiências de técnicos de todo o mundo, com a finalidade de gerar conteúdo na atividade no Amazonas, na politica de desenvolvimento humano do governador Omar Aziz de criar oportunidades.
A empresa Charph Eventos que há 7 anos promove a Feira do Artesanato do Amazonas, registra a realização no Amazonas como a mais importante de todas, pela diversidade de artigos a serem mostrados, pelo número de países interessados e pela quantidade de Estados que já confirmaram a presença, o que mostra que a atividade será dinamizada e acrescida de valores no balanço da despesas e receita.
“O Amazonas passará a ser um grande polo de artesanato porque tem potencial para isso, com o uso da madeira, de cipós abundantes na floresta, de sementes, de argila e de raízes que serão beneficiados como numa grande indústria de transformação, em peças valiosas pela arte que é o gene da população ribeirinha e indígena, mantendo a cultura e suas origens” explicou Charlton Gallisa, o executivo da empresa de eventos que está instalando a logística e o planejamento e a execução do projeto.
Os principais países que estarão participando da FAM, em Manaus, são  Peru, Colômbia, Filipinas, Síria, Líbia, Índia, Paquistão, Turquia, Marrocos, Rússia, Bolívia, Tailândia e Vietnã,  que possuem peculiaridades no artesanato com formas diferentes de fazer e apresentar suas unidades. “Teremos uma usina de produção como laboratório para o Amazonas aprender mais e tornar-se, na essência, um grande polo de produção” explicou Charlton.
Para o Secretario Executivo da SETRAB, Paulo Junior, o Amazonas abre a mais importante porta de atividade paralela ao Polo Industrial de Manaus, gerando um universo maior de pessoas com acesso a renda, porque terá, na ponta da comercialização, a certeza de um mercado que é ávido pela marca Amazonas e terá, pelas rodadas de negócio, um permanente acervo de produtos em suas prateleiras, para atender o mercado nacional e mundial.
 
 

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Governador Omar Aziz diz que contrato com Caixa para construir monotrilho deve ser assinado até o final de agosto
Manaus nos trilhos

Após reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília (DF), o governador do Amazonas, Omar Aziz, disse que o contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção do monotrilho deverá ser assinado até o fim deste mês. A decisão foi tomada por meio da intermediação do Governo Federal junto ao banco, atendendo solicitação do governador.
“O ministro Aguinaldo Ribeiro determinou data. Até o fim de agosto a Caixa vai ter de analisar o projeto que já está lá há mais de um ano para que a gente possa assinar o contrato”, afirmou Omar Aziz.
Participaram da reunião com o ministro e o governador, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior; a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o diretor executivo de Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal, Rogério de Paula; e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida.
De acordo com o governador Omar Aziz, a participação do Ministério da Cultura e do Iphan na reunião foi muito importante para a conclusão da discussão sobre a obra no que diz respeito à proteção do centro histórico de Manaus. “O Iphan, assim como a Caixa Econômica, está com todo o interesse de permitir a agilidade desta obra”, frisou.
A partir do momento em que o contrato for assinado inicia o processo de liberação de verbas, que é gradativo conforme o andamento das obras. O valor do empréstimo para o monotrilho é da ordem de R$ 1,4 bilhão.
Omar Aziz destacou o empenho do Governo do Amazonas em solucionar este impasse com a Caixa afirmando que este será um dos maiores legados da Copa do Mundo de 2014 para o Estado. “Você fazer uma Copa e não deixar esse legado que vai beneficiar quem mora em Manaus seria algo que nos deixaria triste. Por isso nossa preocupação em resolver isso. Tenho certeza que com o contrato assinado, o trecho do monotrilho saindo da zona norte até a Arena da Amazônia estará pronto antes da Copa”.
BRT Em um segundo momento, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, participou da reunião no Ministério das Cidades para tratar sobre o projeto do BRT. De acordo com o governador do Amazonas, Omar Aziz, o contrato desta obra de mobilidade também será firmado até o fim de agosto. “O projeto da Prefeitura já foi analisado e aprovado pela Caixa. Com a assinatura, a obra deve iniciar imediatamente”, afirmou Omar Aziz.
Arena da Amazônia Sobre a construção da arena que receberá os jogos da Copa, Omar Aziz disse que a expectativa é que, nesta quarta-feira, o pleno do Tribunal de Contas da União aprove o valor da obra conforme o planejado pelo Estado, que deve fechar na ordem de R$ 529 milhões. “Nós tínhamos falado que não aceitaríamos um valor acima disso. E agora o TCU vai votar e deverá encaminhar essa decisão ao BNDES para que 80% dos recursos que faltam sejam liberados”, comemorou.
Habitação Durante a reunião no Ministério das Cidades, também foi discutido o projeto de revitalização do Igarapé Cachoeira Grande/Franceses, na zona oeste de Manaus. A ordem de serviço para este projeto, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), já foi dada pelo governador e as obras não iniciaram por conta da cheia deste ano. “Até agora estávamos esperando as águas baixarem, mas a Caixa Econômica também já foi autorizada a assinar esse contrato com o Governo do Amazonas”, disse.
O projeto de urbanização do Igarapé Cachoeira Grande/Franceses prevê a construção de 2.358 casas. O investimento é da ordem de R$ 106 milhões, sendo R$ 26 milhões de contrapartida estadual.


A liberdade 

Dauro Braga
Dia desses um noticiário televisivo dava contas de que um fazendeiro havia sido  autuado pelo IBAMA por ter derrubado algumas árvores em  sua propriedade com o propósito único de aumentar a sua área destinada ao plantio de soja, devendo pagar uma multa milionária por essa infração. Segundo a reportagem, o desavisado produtor rural estava ainda, sendo processado por crime contra o meio ambiente e poderia ser recolhido a prisão , sem direito a fiança. O repórter que fez a matéria ,demonstrava na telinha toda a sua indignação com o incauto latifundiário, pois segundo ele, o crime ambiental cometido pelo ruralista era de uma monstruosidade incalculável. Fico imaginando o tamanho dos  aborrecimentos e o enorme prejuízo financeiro que esse homem terá de arcar , sem falar na perda da liberdade, pois crime ambiental é inafiançável. No Brasil, matar, roubar e estuprar são  crimes de somenos importância do que derrubar uma árvore. Dá forma como estão indo as coisas, logo mais, vai se matar mais gente do que derrubar árvore . Louvamos o culto a preservação do meio ambiente, mas repugnamos o histerismo como alguns tratam o assunto. Ainda bem que a estátua do Cristo Redentor, hoje considerada uma das maravilhas do mundo e patrimônio da humanidade, quando foi construída ainda não existia o IBAMA, pois se já existisse, ela jamais seria construída. Na continuação do noticiário pude perceber um fato que me causou estranheza. O mesmo repórter informava de forma normal que, um grupo do MST havia invadido aquela propriedade, derrubado várias árvores e queimado-as, além de destruírem inúmeras benfeitorias existentes ali, e que agora, estavam de posse das terras ,aguardando as autoridades providenciarem a desapropriação das mesmas.  Não percebi qualquer descontentamento ou repulsa do repórter, quanto ao ato criminoso praticado pelos meliantes invasores.
Estou convicto que, tanto o proprietário quanto os invasores, cometeram crimes de igual tamanho, portanto, ambos estão sujeitos as mesmas penalidades previstas  nas leis ambientais. Como a maioria das leis brasileiras são subjetivas, e o país vive uma democracia populista/ esquerdista/anarquista , não é difícil adivinhar onde a corda vai quebrar e quem vai pagar a conta.
O que deve ser levado para o terreno das reflexões, é que, o produtor rural legítimo dono das terras, cometeu um crime ambiental com o propósito de abrir mais frentes de trabalho, oferecer mais empregos, produzir mais alimentos e pagar mais impostos que serão consumidos com o pagamento de salários milionários a uma casta privilegiada, enquanto isso, o grupo de invasores que cometeu uma sucessão de crimes sem qualquer propósito justificável, escarneia das leis e zomba da justiça .  Esse fato, me faz lembrar a história do  caboclo que foi condenado e recolhido a penitenciária  por ter pescado um lambari para saciar a fome de sua família, buscando o alimento  na natureza que Deus lhe deu, ao invés de pegá-lo gratuitamente  nas bolsas que o governo oferece para quem não quer trabalhar, más está sempre disposto à  bater palmas para ele. Quanto aos invasores,  cuja  maioria é constituída de baderneiros preguiçosos que não querem terras cruas para cultivarem e produzirem  , mas sim, propriedades produtivas e bem estruturadas, onde existam casas com piscinas e churrasqueiras  que lhes permitam fazer festanças regadas ao bom scoth que eles também não compraram porque simplesmente não trabalham, continuam a sua marcha de invasões a propriedades privadas e prédios públicos, não respeitando a lei e nem temendo a autoridade constituída. Esses vândalos que se dizem os excluídos e injustiçados da pátria, para não dizer os avessos ao trabalho, desfraldando bandeiras vermelhas em vez do pavilhão nacional, tomaram de assalto essa propriedade produtiva, tendo em seu ato truculento infrigido vários dispositivos constitucionais sem receio de eventuais punições como são merecedores, provavelmente, porque o governo é conivente com  essa situação ou porque teme represálias e perda de votos.
Precisamos nos conscientizar que, todos nós, sem distinção de cor, credo ou função, devamos  ser, escravos da Lei, para que possamos ser livres (Sêneca), sob pena de perdermos o nosso maior patrimônio, a liberdade.

Festival de Cirandas de Manacapuru 2012


PROGRAMAÇÃO
XVI FESTIVAL DE CIRANDAS DE MANACAPURU
24/08/12 – SEXTA – PARQUE DO INGÁ
20:00 – APRESENTAÇÃO DA CIRANDA GUERREIROS MURA
24/08/12 – SEXTA – PALCO ALTERNATIVO (TERMINAL RODOVIÁRIO)
00:00 – BANDA REGIONAL CARLINHOS DO BOI
02:00 – BANDA REGIONAL JR E BANDA
25/08/12 – SÁBADO - PRAÇA DA COABAN
14:00 – SOM HI-FI
15:00 – BANDA LOCAL UNIÃO DO PAGODE
17:00 – BANDA LOCAL AMIGOS DO PAGODE
25/08/12 – SÁBADO – PARQUE DO INGÁ
20:00 – APRESENTAÇÃO DA CIRANDA TRADICIONAL
25/08/12 – SÁBADO - PALCO ALTERNATIVO (TERMINAL RODOVIÁRIO)
Atração Nacional: Lecy Brandão
02:00 – BANDA REGIONAL BANDA IMPACTO
03:30 – BANDA REGIONAL JÁ KERO
26/08/12 – DOMINGO – BALNEÁRIO MIRITI
12:00 – BANDA LOCAL XOXOTIADO
14:00 – BANDA LOCAL PRINCÍPE DO FORRÓ
16:00 – BANDA LOCAL BANDALHEIRA DO FORRÓ
25/08/12 – DOMINGO – PARQUE DO INGÁ
20:00 – APRESENTAÇÃO DA CIRANDA FLOR MATIZADA
26/08/12 –DOMINGO – PALCO ALTERNATIVO (TERMINAL RODOVIÁRIO)
00:00 – BANDA NACIONALSOLTEIRÕES DO FORRÓ
02:00 – BANDA REGIONAL EDU GUEDES
03:30 – BANDA LOCAL SWING NOVO
 REALIZAÇÃO: CIRANDAS DE MANACAPURU
APOIO: SEMTUR / SEC / GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS