sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Guerreiros Mura
O amor está no ar
O amor na mira do guerreiro busca a inspiração para entender a paz como instrumento de harmonia do ser e de organização da sociedade como entidade de integração de sonhos e de esperanças.
Este é o caminho traçado pela Ciranda Guerreiros Mura, para o Festival de Manacapuru deste ano da graça de Deus e da utilização da ponte Rio Negro na liberdade da escravidão e da dependência das balsas de passado histórico, necessário, mas doloroso.
A Guerreiros Mura vai cantar o amor na Arena do Parque do Ingá, trazendo a fascinação das lendas e mitos que fazem a história dos sentimentos mais puros e mais desejados do universo na perseguição da felicidade. Nada mais, nada menos do que explicar as origens do povo, as lendas que circundam a floresta e os rios e são repassadas por gerações no conto e no canto de antepassados, sem ilusão da imaginação, mas com a verdade escrita na palma da mão pela repetição que torna verdade qualquer sedução.
Mas a Guerreiros Mura percorreu o mundo, garimpando gestos de amor que se tornaram lendas e traz até o sono de Orfeu, da mitologia grega para ilustrar o maior sentimento do gênero humano, plastificando, pela arte e criação de seus gênios nas oficinas e nos galpões, tudo o que pode inspirar a ternura, o afeto, a singeleza e a beleza que se unem e se fundem no coroamento do amor.
Centenas de operários da arte trabalham há mais de 90 dias para ilustrar esta história que será contada na dança e no gestual de 400 int6egrante, em 8 alegorias e no estribilho da canção que perfaz o conjunto de sonhos do mundo. Para o presidente Clay, que aposta na vitória,  porque, segundo ele, “nada é capaz de superar o amor, mesmo contado em prosa e verso, ou mostrado no espelho de uma festa “.  
A pesquisadora Miriane Vieira pegou a carona até mesmo da manifestação divina, que é o exemplo maior do amor, em tantos e tantos gestos, desde a criação do mundo, até o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade, mas se ateve no mundanismo das lendas e dos mitos, para mostrar que é o amor que move a emoção, que estimula a inteligência, que impele o movimenta e despertar a beleza escondida em cada um.
 
“O apaixonado vê as cores que não enxerga no dia a dia, percebe o canto dos pássaros na pauta musical da natureza, admira as flores que nascem na beira da estrada ou no pequeno de terra no quintal, e consegue irradiar alegria, fantasia, confiança e ternura” explica a pesquisadora, acrescentando que a própria fascinação pela Ciranda, como manifestação popular, já é uma explosão de amor.
24 de agosto, “Através de histórias, lendas e mitos a Guerreiros Mura celebra o amor”

Eu te amo
Quando Deus criou o mundo, instituiu o amor na sua forma mais ampla e completa e deixou um recado para garantir a própria manutenção do mundo: crescei e multiplicai-vos. E aí nasceram as outras formas: o amor materno que recria e amamenta o afeto, o amor espiritual que une seres pela força da amizade, o amor da paixão que arrebata e fulmina, o amor instável conhecido como amor bandido, o amor pragmático que se desenvolve lentamente como uma planta regada a ternura, até o momento de dar os frutos.
O amor, que é tudo e muito mais, será mostrado em prosa e verso pela Guerreiros Mura, neste Festival, reacendendo corações e revelando que há algo no ar, além da ponte sobre o Rio Negro.

Nenhum comentário: