quarta-feira, 4 de junho de 2014

IPAAM celebra Semana do Meio Ambiente debatendo fauna e capacitando instrutores para o Cadastro Ambiental Rural

Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) integra a programação da Semana do Meio Ambiente do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), que terá início dia 3 de junho, terça-feira, no Studio 5, e encerrará dia 6 de junho. O presidente do IPAAM, Antonio Ademir Stroski, divulgará o trabalho de gestão de fauna do IPAAM e as novidades do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

As palestras acerca do setor de fauna ocorrerão no dia 4 de junho, entre as 14h e as 17h. Além do presidente Antonio Stroski, comparecerão à palestra Kamila Botelho do Amaral, secretária da SDS, Katia Helena Serafina da Cruz Schweichardt, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e Mário Lúcio da Silva Reis, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Amazonas (IBAMA/AM). No dia seguinte, 5 de junho, haverá uma oficina capacitação de instrutores do CAR na qual será apresentada a legislação aplicada ao CAR e o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) durante o dia todo.

Programação da participação do IPAAM na Semana do Meio Ambiente no dia 


04/06/2014
14 -14h30   I Encontro IPAAM de Fauna Silvestre – Sala 2
Kamila Botelho do Amaral – SDS
Antônio Ademir Stroski – IPAAM
Kátia Helena Serafina da Cruz Schweichardt – SEMMAS
Mário Lúcio da Silva Reis – IBAMA

14h30 – 15h30
Palestra: Gestão compartilhada da Fauna no Amazonas
Antônio Ademir Stroski – Presidente no IPAAM

16h – 16h30
Resultados das ações do IPAAM com Fauna Silvestre
Sônia Canto – Gerente de Controle de Fauna do IPAAM
Debate 30 min
Encerramento / Coffee Break

14h – 17h
Estande Institucional do IPAAM
Balcão de atendimento e Instalação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR)

3º DIA (Quinta- feira, 05 de junho de 2014) Sala 3
Oficina do Cadastro Ambiental Rural
Kamilla Botelho do Amaral – Secretária da SDS
Antônio Ademir Stroski – Diretor Presidente do IPAAM
Edmar Vizzoli – Diretor Presidente do IDAM
Muni Lourenço Silva Junior – Presidente da FAEA
Alfredo Pontes – Presidente da FETRAGRI

10h – 11h OFICINA DO CAR
Legislação Aplicada ao Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Janaína Rocha – Gerente de Controle Agropecuário do IPAAM (GCAP)
Adriana Barbosa – GCAP
Kikue Muroya – GCAP
Thaís Lima – GCAP
Debate de 30 min

14h – 16h OFICINA DO CAR
Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR)
Eduardo White – IDAM
Janaína Rocha – Gerente de Cotrole Agropecuário do IPAAM (GCAP)
Debate 45min

17h ENCERRAMENTO
Coffee break

4º DIA (Sexta-feira, 06 de junho de 2014)
Dia de Campo do Cadastro Ambiental Rural
Local; Ramal do Baianos (Sítio Ronaldão)
Km1, à esquerda da BR-174
Obs: Inscrições durante oficina do CAR

17h – 18h Capacitação de Voluntário dos Parques da Copa
Conhecendo a Unidade (Dia de Campo)
Local: Manaus, Presidente Figueiredo e Novo Airão.

Amanhã ALE será palco de debate sobre logística do PIM e ampliação dos modais de transporte

Nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 9h, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) será palco da mesa-redonda que debaterá os problemas enfrentados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) para escoamento da produção, soluções para as demandas de logística, ampliação e integração dos modais de transporte e outros assuntos.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Holofernes Gonçalves Leite recebe Título de Cidadão do Amazonas

O presidente do clube de futebol do município de Manacapuru Princesa do Solimões, Holofernes Gonçalves Leite, é o mais novo “Cidadão do Amazonas”, título que recebeu na Assembleia Legislativa do Amazonas, por indicação do deputado Orlando Cidade (PTN), por conta dos relevantes serviços prestados ao esporte no interior do Estado. Como presidente, Loló, como é mais conhecido, ajudou o Princesa a ser campeão do 1° turno do Campeonato Amazonense de 2013, garantindo assim a vaga para Copa do Brasil de 2014 onde teve atuação destacada na fase inicial do torneio.

Presidente da sessão de homenagem ao senhor Holofernes Leite, o deputado Belarmino Lins explicou que o “Título de Cidadão do Amazonas”, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas é uma honraria concedida a pessoas que hajam prestado, ao Estado e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade pessoal e diretamente e, possua caráter escorreito e conduta ilibada.

CPI da Exploração Sexual pede indiciamento de 33 pessoas e propõe marcos legais em relatório

A CPI que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes apresentou o relatório final, elaborado pela deputada Liliam Sá (PROS-RJ). O documento pede o indiciamento de 33 pessoas envolvidas em redes de exploração sexual no País e apresenta propostas de projetos de lei no sentido de romper com impunidade.

A presidente da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), pediu vistas conjuntas, juntamente aos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Jean Wyllys (PSOL-RJ). Os parlamentares encaminharão contribuições ao relatório, que será votado na próxima quarta-feira (04), com a presença de diversas entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Prática de artes marciais reduz brigas em frente à escola

Levando a arte marcial para dentro da escola, como forma de aprendizagem, alunos da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, localizada no bairro São José, zona Leste, apresentaram na tarde desta sexta-feira, 23, a 1ª Amostra de Lutas de Contato. O evento, organizado pela própria escola, por meio do professor de educação física, Haroldo Couto, contou com a apresentação dos alunos, que começaram a aprender as artes marciais a partir do segundo bimestre deste ano.