sexta-feira, 22 de junho de 2012


Mutirão de solidariedade
Cabelo, emprego e renda




Nada melhor e mais justo, num bairro que ainda soma carências absurdas de serviços públicas, do que comemora o aniversário com um mutirão de trabalho, oferecendo  as necessidades básicas, na forma mais informal que existe, através da solidariedade.
Foi assim no dia 15 de junho, para festejar os 48 anos do bairro da Compensa, registrado no dia 13 do mesmo mês e tudo graças ao apoio, a dedicação e a capacidade de bem servir da secretária Mônica Mendes que estendendo não apenas as mãos, mas os braços para os organizadores, Alfranio Perrone e Itamar Nunes, na organização do evento no CSU do bairro, durante todo o dia.

Foram serviços de corte de cabelo, embelezamento, orientações técnicas, emissão de documentos e até mesmo o cadastro para emprego ou fomento da renda, estabelecendo o caminho dos candidatos para um caminho importante.
Mas o sucesso, com atendimento de 1.235 pessoas só foi possível graças a generosidade e o empenho pessoal de Mônica Mendes, uma mulher de elevada sensibilidade humana e imensa capacidade de trabalho, que operou o processo com ternura e com o afeto que dedica as comunidades. “Fomos os intermediários dos serviços, mas a oferta foi da secretária Mônica Mendes” acentuou o líder Itamar Nunes.

Festival de Manacapuru cresce e aparece com parceria da Tucunaré Turismo 

PEIXE GRANDE NA CIRANDA



O movimento cultural, promovido pela arte dos moradores de Manacapuru, buscando nas suas raízes a história de heroísmo e de ousadia da ocupação e desenvolvimento da região, ganhou esta semana, um aliado de peso na afirmação do folclore, do sentimento e da construção da beleza musicada na plástica de suas vidas.

Trata-se das Cirandas de Manacapuru, que tem a Guerreiros Mura, Tradicional e Flor Matizada como seus vetores fundamentais, mostrando esta saga de um povo todos os anos, apresentando na arena o cotidiano de seus moradores que não tem medo das dificuldades e dos desafios e sempre caminharam com os próprios pés.

Este ano o movimento cirandeiro de Manacapuru, que deverá ter um público rotativo maior do que o Festival de Parintins, ganhou o apoio e o incentivo da empresa Tucunaré, a mais importante na promoção de eventos populares de grandes dimensões com sua estrutura de serviços e com a imensa capacidade de criar e gerar espetáculos de primeiro nível.

Numa reunião realizada na sede da empresa, os dirigentes da Tucunaré Turismo Cristina Abrahão e seu irmão Mario Jorge Abrahão garantiram para os dirigentes de todas as Cirandas, que estará na linha de frente deste festival de beleza e alegria, promovendo, apoiando, induzindo e construindo o cenário para revelar ao Amazonas e ao Brasil a grandeza da festa, registrando o evento no calendário oficial, com as tintas de histórias que são fundamentos de vida, mas que se reciclam, nas cores e nos movimentos todos os anos.

O Parque do Ingá terá agora áreas VIP’S, camarotes e arquibancadas especiais, desenhadas pelas mãos mágicas e criatividade dos técnicos da empresa, ampliando as oportunidades dos espectadores que deverão vir de todas as partes do Brasil e querem conforto, comodidade e segurança, além de opções de conhecimento do município e da região, rica na biodiversidade, na força dos seus rios, na imensidão da floresta e nas lições de sobrevivência do homem com a selva, binômio exemplar de sustentabilidade que poucos conhecem, mundo a fora e Rio+20 a dentro.

“O espetáculo das Cirandas de Manacapuru transcende ao espetáculo dos 3 dias de apresentação e nos leva à viagem encantada pelo universo da sustentabilidade, onde o homem faz a troca da vida com a proteção da floresta, na sua obsessão pela felicidade que está ao seu lado, na região maravilhosa que parece o próprio paraíso que Deus escolheu para  criar o homem e ocupar o mundo” explicou o presidente da Tucunaré Maria Jorge Abrahão, entusiasmado com o novo projeto de sua empresa, lado a lado com um povo que sabe o que quer.


FESTA NO CORAÇÃO E DINHEIRO NO BOLSO  

Decididos a trabalharem em conjunto para a promoção do Movimento Cirandeiro e não apenas pela projeção das Cirandas em participar, os dirigentes resolvem buscar opções de promoção do espetáculo que, sem perder o desenvolvimento dos temas de cada um, transformem o evento num grande espetáculo para o Brasil e o mundo ver, gerando, a um sóara o Brasil e o mundo ver, gerando, a um sde cada um, transformem o evento num grande espetaculo ndo o cen vetores  fundamenta tempo o cenário de festa e uma fonte de dinheiro para o município, através de serviços como transporte, hospedagem, alimentação, artesanato, atrações turísticas, passeios e até mesmo a indução para investimentos empresariais de grande porte já que Manacapuru passou a ser a porta de entrada de Manaus para os municípios do Solimões, com a construção da ponte.

A escolha da Tucunaré Turismo para apoiar as Cirandas surgiu como uma luz, durante uma das reuniões dos dirigentes, tendo a frente o secretário de turismo de Manacapuru  Cley, que é também presidente da Guerreiro Muras.

“Agora abrimos o caminho para uma viagem ao futuro de desenvolvimento do município e promoção humana, tendo como brilho as Cirandas que são a fonte de inspiração de um povo” explicou Clay.
VÍDEO LANÇADO PELO TJAM ORIENTA QUE ADOTAR É UM “ATO DE AMOR”

Filho Meu


 
Desembargador João Simões diz no lançamento que a política de adoção é  “uma das boas práticas da Justiça brasileira”
 
 
“Adotar é um ato de amor”. O alerta é feito pelo vídeo  lançado nesta sexta-feira, 15/06, pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que, além de orientar os postulantes à adoção,  tem por objetivo firmar nova cultura nesse sentido.
 
A solenidade de lançamento do vídeo, produzido pelo Juizado da Infância e da Juventude Cível, sob a coordenação do juiz Marcos Maciel, aconteceu às 09h, no Fórum Henoch Reis e contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador João Simões; do presidente eleito, desembargador Ari Jorge Moutinho;  corregedor de Justiça, desembargador Yedo Simões e do presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), desembargador Aristóteles Thury.
 
Em 40 minutos, o vídeo “Postulantes à Habilitação a Adoção” apresenta depoimentos de profissionais do Poder Judiciário, entre eles o próprio coordenador, Marcos Maciel; da juíza Rebeca de Mendonça Lima; diretora da “Casa Vhida”, Solange Dourado; psicóloga Liane Dória Rabello; assistente social Heloísa Guimarães; psicóloga Maria Líbia e a promotora Vânia Marinho. O filme também aborda sobre as mudanças na nova Lei   e reforça a atualização do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), implantado um ano antes, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Isto porque a nova Lei prevê que os tribunais atualizem os dados disponibilizados pelas Varas da Infância e Juventude de todo o país.
 
O vídeo apresenta ainda um trecho do filme “Família do Futuro” — gentilmente cedido pelos Stúdios Disney —, que enfoca o problema para a adoção de uma criança abandonada  à porta de um orfanato.
 
Preparação dos Adotantes – A cerimônia de lançamento do vídeo foi aberta pelo presidente João Simões, que considerou a política de adoção  como “uma das boas práticas da Justiça brasileira”. O presidente disse que “Foi  exatamente para garantir a efetividade da Lei de Adoção que o CNJ  lançou  uma mobilização nacional das Varas da Infância e Juventude para rever o processo das crianças abrigadas, inclusive orientar o processo nas comarcas do interior.”
 
Segundo o desembargador, a  ação proposta pela Coordenadoria da Infância e da Juventude Cível procura dar celeridade às ações de habilitação à adoção que tramitam na Vara da Infância e da Juventude e padronizar o que diz a Lei nas comarcas do interior do estado.
 
— Na qualidade de presidente do Tribunal, o que nós podemos observar e constatar com a apresentação do vídeo é o que nós chamamos de “boas práticas”  na Justiça brasileira, e por conta disso o Tribunal de Justiça está de parabéns ao ter na pessoa do dr. Marcos Maciel e da dra. Rebeca de Mendonça Lima o desenvolvimento desse trabalho tão importante em prol do nosso menor – enfatizou João Simões.
 
Para o juiz Marcos Maciel o vídeo é uma alternativa, uma vez que a Lei da Convivência Familiar trouxe a obrigatoriedade de treinamento psicossocial e jurídico, além de estimular a adoção de crianças negras, grupos de irmãos, crianças mais velhas e adolescentes.
 
— Como, principalmente no interior, não há uma equipe social, uma equipe técnica de apoio ao juiz o vídeo foi concebido como uma forma de apoiá-lo nesse treinamento que é obrigatório para o deferimento da habilitação – explicou o magistrado.
De acordo com o coordenador do Juizado, o processo de adoção não é burocrático, ele é, de certa forma, rápido e o que dificulta mais é o perfil buscado pela pessoa ou casal adotante. O perfil básico, observou Maciel,  “é de crianças de até dois anos, menina e com olhos claros, e isso dificulta bastante a adoção”.
O juiz orientou que para se adotar uma criança, o adotante  tem que ter 18 anos e se submeter ao procedimento de habilitação. Após a habilitação ser deferida, a pessoa ou casal habilitante é inserida no Cadastro Nacional de Adoção, nesse cadastro também estão as crianças e adolescentes postos à adoção. O Cadastro visa fazer o encontro entre a pessoa ou casal habilitante com a criança adotando.
 
— O objetivo do vídeo, é que com a nova Lei de  Adoção houve uma exigência de que se fosse feito um treinamento na fase de habilitação – explicou Maciel.

José Ricardo vai ao Tribunal de Justiça pedir celeridade no julgamento da ADI contra a taxa do lixo

 Taxa de luxo no lixo

 
O deputado José Ricardo Wendling (PT) reuniu-se com o desembargador Domingos Chalub, no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA), pedindo celeridade na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que ingressou no dia 18 de fevereiro de 2010, contra a Lei Municipal 1.411/2010, que trata sobre a Taxa do Lixo em Manaus. Inclusive, o Ministério Público do Estado (MPE) já se posicionou pela inconstitucionalidade dessa legislação.
Na ocasião, o desembargador informou que as cinco ADIs existentes (José Ricardo; Marcelo Ramos, Ademar Bandeira, Joaquim Lucena e Elias Emanuel; Hissa Abraão, Mário Frota e Ademar Bandeira; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM) e Ministério Público do Estado) foram reunidas em um único processo e que dará prioridade ao assunto. A Prefeitura de Manaus está finalizando a privatização do sistema de limpeza urbana e tratamento dos resíduos sólidos na capital, por meio de uma de concessão do serviço por 30 anos e de um contrato de quase R$ 7 bilhões.
Para o deputado, essa Lei, primeiramente, fere o critério da divisibilidade, previsto pela Constituição Federal. “Por esse critério, só é possível cobrar taxa de serviço que se pode quantificar, ou seja, calcular com exatidão o serviço que vai ser prestado para o cidadão pagar”, explica ele, informando que esse tipo de taxa é bem diferente de imposto, que não precisa de quantificação.

Outro ponto que o parlamentar questiona é a base de cálculo para essa taxa, que é a mesma para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “Não se pode cobrar pela base que já é utilizada para o imposto dos imóveis, conforme cadastro feito pela Prefeitura. Deveria haver outro parâmetro para a cobrança dessa taxa”.

Além disso, ele questiona a falta de audiências públicas para discutir esse assunto, conforme previsto pela Lei do Saneamento, quando fala da necessidade de manter o controle social. “Não houve discussão com a sociedade, como ainda promoção de campanhas de educação ambiental. Por isso, defendemos que haja definições mais claras sobre essa taxa de serviço que afetará a vida da maioria dos manauenses”.
Seduc e entidades parceiras oferecerão novas 2.315 vagas em cursos gratuitos do Pronatec

Porta do emprego




O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) torna público o edital de inscrição que disponibiliza 2.315 novas vagas em 28 cursos técnicos de nível médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As novas vagas serão disponibilizadas para Manaus e para os municípios de Coari, Lábrea, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.

Os cursos serão oferecidos e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Além do conteúdo teórico e prático, aos 2.315 selecionados, serão disponibilizados, no decorrer do curso, vale-transporte e vale- alimentação.

Os estudantes do 2º ano do ensino médio da rede pública, regularmente matriculados em escolas de Manaus e dois oito municípios que desejarem concorrer a uma das vagas deverão procurar a secretaria de sua respectiva escola e efetivar sua inscrição no período de 18 a 22 de junho.

Nesta nova ação do Pronatec, serão disponibilizadas vagas para os cursos de: Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Secretariado, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Eventos, Técnico em Arte Visuais, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Alimento, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Plásticos, Técnico em Química, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Logística, Técnico em Reciclagem, Técnico em Agroecologia, Técnico em Hospedagem, Técnico em Serviços Públicos, Técnico em Administração, Técnico em Recursos Pesqueiros, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Agenciamento de Viagem, Técnico em Estética, Técnico em segurança do trabalho, Técnico em contabilidade, Técnico em manutenção e suporte em informática, Mecatrônica, Refrigeração e climatização, Sistema a Gás e Mecânica, devendo o interessado observar, no ato de inscrição ou no edital, quais os cursos disponibilizados para o seu município.

Com adesão do Governo do Estado e coordenação da Seduc, o foco principal do Pronatec é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio ministrado na rede pública, por meio da articulação com a educação profissional, oferecendo e ampliando as oportunidades aos jovens.

De acordo com a gerente do ensino médio da Seduc, professora Vera Lúcia Lima, os cursos estão sendo aplicados com sucesso desde o final de 2011 e estão favorecendo o desenvolvimento profissional de centenas de estudantes amazonenses. “Nossos alunos estão recebendo uma ótima oportunidade para a carreira e vida profissional. Ao oferecer estas novas 2.315 vagas, esperamos que os novos cursistas se dediquem e sejam bem sucedidos em seus novos passos profissionais”, disse.



Critérios de seleção

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, é necessário ao estudante estar regularmente matriculado no 2º ano do ensino médio da rede pública, apresentar rendimento escolar com, ao menos, 60% de aproveitamento no 1º ano do ensino médio, escolher cursos em outro turno que não o de seu horário de aula, não ser aluno dos Centros de Educação de Tempo Integral (por incompatibilidade de horários).

A Seduc informa, ainda, que, às pessoas com deficiências físicas será reservado 5% das vagas e assegurado o direito de se inscrever na seleção, desde que as atribuições da formação pretendida sejam compatíveis com as limitações da pessoa, aplicando-se os benefícios da legislação pertinente.



Resultado

Conforme a Seduc, o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 12 de julho de 2012 nas instituições ofertantes (Senac, Senai e Ifam), nas escolas estaduais e também portal da Seduc na internet: www.seduc.am.gov.br.
Os alunos aprovados no processo seletivo passarão pelo processo de pré matricula e em seguida serão encaminhados para o início do curso escolhido.

911 vagas para quem cursou 2º grau. Até R$3.849 mensais

Vale pelo salário

O concurso autorizado em maio para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será uma das grandes oportunidades do ano para aqueles que possuem, no mínimo, o ensino médio completo e desejam ingressar no serviço público federal. Do total de 1.200 vagas que serão oferecidas, 911 são destinadas aos que possuem esse grau de escolaridade, e a remuneração inicial é de até R$3.849.

Das chances para o nível médio, 767 são para técnico de suporte em infraestrutura de transportes, com inicial de R$3.849,88. Há ainda 144 vagas para técnico administrativo, cuja remuneração inicial é de R$2.811,30. Aos graduados serão oferecidas 179 vagas de analista de infraestrutura de transportes (R$8.119,81) e 110 de analista administrativo (R$5.712,21), ambos com requisito de ensino superior completo, em área a ser definida.

A remuneração de todos os cargos inclui o auxílio-alimentação, de R$304, e a gratificação de desempenho. Os admitidos terão de cumprir carga de trabalho de 40 horas semanais e farão jus a estabilidade, característica do regime estatutário. Tanto no nível médio quanto no superior, dependendo da data prevista para as nomeações, poderão concorrer aqueles que estiverem próximos de concluir o curso exigido, já que a escolaridade só precisa ser comprovada no ato da posse.

A expectativa é que o edital do concurso seja divulgado no início do segundo semestre. Embora tenha prazo até novembro (seis meses a contar da autorização) para publicar o documento, o Dnit já informou que pretende fazê-lo no menor tempo possível. Nos próximos dias deverá ser formada a comissão do concurso, que ficará responsável por definir os detalhes da seleção, como a distribuição das vagas pelas regiões.

O último concurso do Dnit aconteceu em 2006, consistindo em prova objetiva, redação (nível médio) ou prova discursiva (superior), e avaliação de títulos, sendo as disciplinas Língua Portuguesa, Legislação Geral e Legislação do Dnit comuns a todos os cargos.