Artigo Dr. Oder

 
Aumento na conta de água
*Dr. Oder Aurélio
Extra 26 de janeiro a 1º de novembro 2014
 
 
Mal começou o ano e a empresa Manaus Ambiental já está requerendo um aumento na conta de água dos   consumidores da cidade de Manaus. O aumento que a famigerada concessionária exige está na cifra de 5,52%. Será um valor considerado oneroso no orçamento das famílias trabalhadoras de nossa cidade.

A palavra final para a concessão do aumento será do prefeito Artur Neto, alguns parlamentares de oposição já se pronunciaram contra o reajuste e acionaram a justiça para tentar reverter mais essa investida contra o nosso bolso. Segundo se sabe são parlamentares petistas que fazem oposição ao governo municipal e estadual. Eu me pergunto? E os outros parlamentares? principalmente os da câmara municipal, por que não se pronunciam contra o aumento reivindicado e que poderá ser concedido pelo prefeito?

Apesar de ser ano eleitoral e muitos parlamentares estarem buscando palanques para aparecer. Sempre questiono essa fragilidade do legislativo frente ao executivo, no que se refere ao fato de aceitar passivamente as determinações e decisões do executivo sem levar em conta o principal objetivo do poder legislativo que seria o de fiscalizar e legislar com autonomia. Acredito que seja necessário postura mais contundente quando se tratar da defesa dos interesses do povo.

As principais queixas dos usuários no Procon, recebidas   diariamente, são contra a concessionária Manaus Ambiental fornecedora de água para a população da grande Manaus. Produto que nem sempre chega às torneiras dos usuários, pois são inúmeras reclamações da falta do precioso líquido.

Por fim, conceder aumento na conta de água a uma empresa campeã em reclamações, acreditamos não ser uma atitude adequada no momento. Que Deus nos ilumine             

 
 
 
 
 
 
 
 
 
                            Protesto dos taxistas, um protesto de todos  nós

*Dr. Oder Aurélio
Extra 17 a 23 de novembro 2013

Enquanto escrevo estas linhas  uma família  e a categoria  dos taxistas  estão de luto, lamentando a  morte, por latrocínio, de um cidadão, profissional da área há mais de 20 anos, brutalmente assassinado  no último final de semana,  dentro do   carro em que trabalhava.

Os taxistas, companheiros de profissão do motorista assassinado, fizeram um protesto exigindo justiça e segurança.  O mesmo parece ecoar como  um clamor de todos os seguimentos  sociais e profissionais expostos  constantemente a esse tipo de violência.

Recai sobre a sociedade a sensação de insegurança   e isso em um momento no qual, segundo pesquisa realizada pelo IPEA em algumas cidades do Pais,  a desconfiança da população na policia militar alcança percentual elevado. Na verdade esse protesto dos taxistas não e uma simples reação à morte de um colega de profissão, mas o limite da insegurança percebido por essa classe. Um grito por socorro aos órgãos competentes envolvidos no processo da segurança pública.

O que a sociedade reivindica são reformas. No campo da segurança essa   reforma  passa pelo Código Penal Brasileiro, com alguns pontos já defasados. Onde o infrator possa realmente pagar a pena sem mecanismos jurídicos que o permitam deixar de cumprir as sentenças estabelecidas. Parece que a certeza da impunidade faz com que os infratores atuem com tanta violência, tirando a vida de pais e mães de famílias sem o menor temor da justiça.


Enfim, a sociedade, a classe política, a  judiciária e outras afins  precisam  dar eco as reinvindicações destes e de outros trabalhadores e prestadores de serviço, não é possível que pessoas de bem estejam morrendo em vão e simplesmente fiquemos aguardando quem será a próxima vítima. Que Deus nos ilumine.











A Criação de Novos Municípios

*Dr. Oder Aurélio
Extra 10 a 16 de novembro 2013

Vem sendo destacado na mídia o projeto de lei que trata da criação de novos municípios. No Estado do Amazonas, esse assunto tem sido alvo de comentários de especialistas na área de ciências politicas, prefeitos, parlamentares entre outros. Observam-se, no entanto,  que a principal parte interessada,  a população, não está sendo ouvida.

Os estudiosos no  assunto afirmam que a criação de novos municípios no Amazonas não traria vantagens, mas geraria aumento de gastos para o setor público  o qual arcaria com as despesas estruturais das novas sedes. Alegam ainda que os nossos municípios não têm  sustentabilidade  econômica, vivem de repasse do governo estadual e federal e ciar novos municípios seria dar continuidade a essa prática. Ora senhores!  São  poucos os municípios do Brasil que são  autossustentáveis  e têm  autonomia financeira.

Dizer que a comunidade destas localidades a serem emancipadas não serão  beneficiadas é, no mínimo, incoerente. Lógico que terão  despesas com as estruturas  administrativas, mas grandes benefícios  para a comunidade serão visíveis, tais como: agências bancárias, melhores escolas,  criação de unidades hospitalares, delegacias,  assistência social mais próxima com melhoria de acesso  dos cidadãos aos programas, etc.. Fala-se tanto em fixar o homem no interior, mas questiona-se em levar melhor qualidade de vida para os mesmos. E a criação de novos municípios seria um passo importante para essa melhoria.

Levar a questão somente para o lado politico “eleitoreiro,” alegando que as novas sedes serão criadas com finalidade de servirem de redutos eleitorais de parlamentares e outros governantes  pode ter um fundo de verdade, mas  a população brasileira despertou, e não é diferente aqui no Amazonas,  e poderá trazer muitas surpresas aos políticos profissionais  nas próximas eleições.

O tempo do coronelismo com o chamado voto de cabresto já passou,  as comunidades  candidatas a emancipação precisam estar consciente de sua cidadania e começar a votar em projetos, naquilo que for melhor para a sociedade local. Que Deus nos ilumine.

*Formação superior em enfermagem e odontólogo

Nenhum comentário: