terça-feira, 14 de julho de 2015

OAB/AM realiza casamento coletivo homoafetivo

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza no dia 22 de julho o segundo casamento coletivo homoafetivo do estado. A iniciativa continua sendo pioneira na região Norte.

O evento oficializará a união de 45 casais (sendo 06 heterossexuais), e será realizado na sede da Ordem, às 9h, na Avenida Umberto Calderaro, bairro Adrianópolis. A ação é resultado do projeto de iniciativa da entidade, coordenado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB/AM. De acordo com o presidente da OAB/AM, Alberto Simonetti Neto, o objetivo é facilitar o acesso dos casais homoafetivos à formalização da união formal e difundir a legalidade deste procedimento.

Divulgação

Em outubro, Manaus recebe seletiva para o mundial de Jiu-Jítsu de Abu Dhabi 2016

O MURRO E A ROSA

Nos dias 17 e 18 de outubro, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, recebe a terceira etapa da Seletiva Nacional para o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Profissional de Abu Dhabi 2016, o “sonho de consumo” para todos os praticantes da “arte suave”.

O responsável pela organização local da seletiva de Abu Dhabi, oficialmente rebatizada de Brazil National Pro Jiu-Jitsu Championship, é o faixa preta amazonense Robert “Pato” Fonseca, que já disputou o Mundial realizado anualmente pelos sheiks dos Emirados Árabes Unidos.

As inscrições para etapa de Manaus acontecem no período de 1 de setembro a 12 de outubro e serão feitas diretamente no site da Federação Internacional dos Emirados Árabes (www.uaejjf.org).

Emanuel Mendes Siqueira

Estácio reforça presença no país, com a compra da Faculdade Nossa Cidade e instalação de nova unidade no Amazonas

AS PERNAS DO SABER

A Estácio assinou a compra da FNC (Faculdade Nossa Cidade), localizada em Carapicuíba, município da Região Metropolitana de São Paulo, por R$ 90 milhões, aumentando assim a sua presença no país. No Amazonas, o grupo, que já atua com duas unidades, desde o ano passado, se prepara para instalar mais uma, na zona Norte da cidade, começando a funcionar a partir de janeiro de 2016.

Com 8,7 mil alunos matriculados e 16,5 mil vagas autorizadas, a Faculdade FNC oferece mais de 30 cursos, entre graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, e tem aproximadamente 17% da base de alunos de graduação utilizando o FIES. A instituição aguarda ainda a autorização do MEC para operar cinco cursos à distância em 20 polos, dos quais 17 são localizados no estado de São Paulo.

A compra da FNC é a segunda maior já feita pela Estácio e acontece pouco menos de dois anos depois de sua maior aquisição, a Uniseb, em setembro de 2013. “Com a chegada a Carapicuíba, segundacidade mais populosa da microrregião de Osasco, próxima a importantes centros como Barueri, Cotia e Jandira, a Estácio segue firme com o seu plano de crescimento e reafirma o seu compromisso com a construção de uma marca nacional, presente nos principais centros urbanos do Brasil, com o objetivo de entregar uma educação transformadora para o maior número possível de brasileiros”, diz Rogério Melzi, diretor-presidente do Grupo Estácio.


segunda-feira, 13 de julho de 2015

É da periferia de Manaus a primeira rádio comunitária legalizada no Amazonas

A VOZ DA LIBERDADE

Em 1995 o Brasil descobriu as rádios comunitárias, no formato de rádios livres. Atualmente existe um grande número de emissoras na linha comunitária. Elas ousaram iniciar a “reforma agrária no ar”', enquanto no Parlamento se discutia propostas de leis para a radiodifusão de baixa potência, com visível atraso em relação as demandas sociais para o setor.

Tratava-se de algo inédito na história do país, não enquanto experiência de rádio livre, cujo pioneirismo remonta o início da década de setenta, mas pelo elevado número de emissoras demonstrando uma disposição de ocupar as ondas, numa aberta contestação ao controle exclusivo dos meios de comunicação de massa.



Alessandra Campêlo pede reforma do CSU do Parque 10

PEDAÇOS DE SONHOS

Atendendo aos clamores dos moradores e desportistas, a deputada estadual Alessandra Campêlo (PCdoB) visitou o Parque 10 na última quarta-feira, 1 de julho, e constatou que o Centro Social Urbano (CSU) do bairro precisa de uma reforça urgente. Ela também verificou que playground que existe no local está colocando em risco a vida das crianças.

“O CSU está em situação de total abandono. É triste porque é uma área tradicional de prática esportiva”, denunciou a deputada, que tem fiscalizado o uso dos recursos públicos na capital e interior. Em Manaus, o mandato itinerante de Alessandra já visitou bairros como o Rio Piorini, Cidade Nova, Novo Israel, Redenção, Nova Cidade, entre outros.


MUITOS PROBLEMAS

Brinquedos quebrados, quadra poliesportiva esburacada, tabela de basquete com defeito, iluminação deficiente, banheiros sem condições de uso, alambrados com grades retorcidas. Esses e outros problemas foram verificados in loco. Para a parlamentar do PCdoB, o mais grave é a situação do playground, cujos defeitos representam perigo para as crianças que usam os brinquedos.

Alessandra disse que apresentará requerimentos à Prefeitura de Manaus solicitando a reforma do CSU do Parque 10. Ela também pedirá providências do Conselho Tutelar e do Ministério Público quanto à interdição do parquinho. 

Café da manhã beneficente arrecada recursos para Casa de Apoio às Crianças Filhas de Imigrantes

CAFÉ SOLIDÁRIO

Um café da manhã beneficente em prol da Casa de Apoio às Crianças Filhas de Imigrantes da Igreja São Geraldo será realizado no próximo dia 19, a partir das 6h30, pelo hotel Go Inn, localizado na rua Monsenhor Coutinho, no centro histórico da cidade. O evento ocorrerá em parceria com o grupo de voluntários Alumni Manaus e é aberto ao público.

A renda arrecada com o café da manhã será revertida para a aquisição de uniformes das crianças e dos funcionários da instituição, que atende crianças de seis meses a três anos de idade, na grande maioria filhas de imigrantes haitianos, que tiveram o país devastado por um terremoto em 2010.

No local, os "pequenos" passam o dia sob os cuidados de funcionárias e monitoras voluntárias, fazem as refeições e ainda recebem atendimento médico e psicológico. Enquanto isso, os pais podem sair para trabalhar ou buscar oportunidades de emprego na cidade.   
   

Ação Social - Projeto ambiental, refloresta Cajual

SEMENTES DA COMUNIDADE 
A ação realizada no sábado pela manhã 04 de julho de 2015, iniciou com um delicioso e reforçado café da manhã, compartilhado entre os voluntários que em mãos dadas formando um círculo entre a mesa, realizaram um momento de oração, agradecendo a Deus pelo momento e pela presença dos que se disponibilizaram a participar do evento, agradeceram também aos apoiadores, que acreditaram na iniciativa. No final da oração encerrando com os parabéns ao Presidente do Instituto Neilo Batista, pela passagem do seu aniversário que ocorreu no dia anterior.

Logo em seguida pós café, saíram todos em caminhada pelas ruas do morro com o carro som divulgando a ação, panfletos convite sendo distribuídos nas residências e para as pessoas que passavam, moradores parabenizaram a iniciativa.

Com a inflação em alta, economistas apontam medidas para equilibrar orçamento

RECEITA CONTRA CRISE 

Com uma média anual de inflação de 8,79% e a economia instável, especialistas do Conselho Regional de Economia (Corecon/AM) apontam medidas para os trabalhadores equilibrarem o orçamento familiar. Entre as mudanças no orçamento estão a  compra mensal de mantimentos para evitar a surpresa de reajuste nos preços, racionalização das despesas e distanciamento de empréstimos. 

O consultor econômico, Marcus Evangelista, presidente do Conselho de Economia, disse que os brasileiros estão sendo obrigados a voltar no tempo em que a inflação aumentava a cada mês e precisam fazer compras antecipadas para fugir dos reajustes. “Infelizmente, chegamos ao estágio de que é melhor ir ao supermercado adiantar as compras antes que as maquinetas mudem os preços dos produtos nas prateleiras, como ocorria na década de 1980. Contudo, essa compra não precisa ser demasiada, mas necessária para atender 30 dias de consumo. Até porque como a economia está instável, tudo pode acontecer”, comentou.

Outra dica do economista é racionalizar as despesas e, para isso, ele sugere que o consumidor fique ciente de todas as receitas e dos compromissos financeiros do mês. “Assim, é possível ter uma visão do que está sendo supérfluo e pode ser cortado no orçamento. Normalmente, pequenos gastos do dia a dia pesam no bolso. No final de 30 dias, veremos que sobrará uma renda extra para investirmos em lazer como por exemplo”, disse.

Ele acrescentou que, atualmente, existem planilhas disponíveis na internet para facilitar esse controle. Segundo Evangelista, optar por comprar itens como legumes e frutas em feiras ou mercados resultam em economia significativa para o orçamento. “Em feiras, conseguimos esses itens por, pelo menos, a metade do preço de um supermercado. Você consome mais gastando menos”, apontou.

Já o vice-presidente do Corecon/AM, Nelson Azevedo, disse que outra sugestão é não comprometer a renda com financiamentos e parcelas longas. Ele alerta que alta dos juros dificulta o pagamento de todas as dívidas assumidas, o que facilita o caminho para a inadimplência. “O consumidor deve sempre evitar pagar o mínimo do cartão de crédito, pague sempre o total. Caso isso ocorra, ele deve se programar para não realizar compras até a próxima fatura”, alertou. Azevedo orientou ainda a não se deixar levar pelas compras compulsivas. “Deixar o cartão de crédito em casa ou avaliar se vale a pena adquirir um produto facilita na hora da economia”, completou.

Sem radicalismo


Mesmo com a alta de preços não é necessário cortar totalmente o lazer, por exemplo,  da lista, avaliaram Evangelista e Azevedo. “Afinal, o brasileiro trabalha duro e merece momentos de descanso”, disse o presidente do Corecon/AM. Ele aponta que o ideal é dialogar com a família sobre a situação financeira buscar atividades gratuitas, como passeios ao ar livre, visitas a bosques, museus, trilhas, ou até mesmo reunião com os amigos em casa. “Manaus, hoje, têm oferecido muitas feiras e eventos gratuitos pela cidade. Se o consumidor quiser gastar um pouco mais em um restaurante, ele pode se planejar com antecedência para isso. O planejamento é essencial”, concluiu.