segunda-feira, 13 de julho de 2015

É da periferia de Manaus a primeira rádio comunitária legalizada no Amazonas

A VOZ DA LIBERDADE

Em 1995 o Brasil descobriu as rádios comunitárias, no formato de rádios livres. Atualmente existe um grande número de emissoras na linha comunitária. Elas ousaram iniciar a “reforma agrária no ar”', enquanto no Parlamento se discutia propostas de leis para a radiodifusão de baixa potência, com visível atraso em relação as demandas sociais para o setor.

Tratava-se de algo inédito na história do país, não enquanto experiência de rádio livre, cujo pioneirismo remonta o início da década de setenta, mas pelo elevado número de emissoras demonstrando uma disposição de ocupar as ondas, numa aberta contestação ao controle exclusivo dos meios de comunicação de massa.




Somos uma Rádio Comunitária legalizada do Brasil. Em 1996 as comunidades dos Bairros Amazonino Mendes 1 e 2, Conj. Amadeu Botelho, N.S. Fátima 1 e 2, , Novo Aleixo1,2, e 3, Cidade Nova 1,2,3 e 5, e outros..., se organizaram e deram vida ao MOVIMENTO COMUNITÁRIO PELA CIDADANIA-(MOCOCI).

Logo o MOCOCI mobilizou-se para ter uma instalação de rádio-difusão, com as finalidades: levar aos menos favorecidos, incentivando-os na luta por seus direitos, oferecer espaços para a comunidades e associações divulgarem suas atividades, estimular, especialmente através da música, o lazer, o convívio social dentro da cultura Amazônica, prestar serviço de utilidade pública, para que sejam atendidas as necessidades da população.

E quem mais lutou para legalizar a Rádio foi o Padre Luiz Giuliani, a alma da iniciativa, realizou diversas viagens à Brasília, junto ao Ministério das Comunicações, e conseguiu a concessão Decreto Legislativo 001/2001.

Trata-se da primeira concessão a uma rádio comunitária no Brasil. A Rádio comunitária A Voz Das Comunidades, começou oficialmente aos 15 de julho de 2001,em 87,9 FM. Logo se destacou por conscientizar sobre direitos e deveres, por trazer a público os problemas de violências e injustiças e por dar voz e vez as comunidades, aos oprimidos, excluídos, injustiçados das classes populares, das zonas Norte e Leste de Manaus.

Ela faz uma informação real denunciando os interesses da classe opressora, neoliberal e globalizante. A Rádio nasceu pela iniciativa da igreja católica, mas não é confessional, ou seja, não é uma rádio católica tão pouco faz distinção de credo religioso, e não faz distinção de etnia, condição social, credo político. Não admite proselitismo nem propaganda de partidos políticos.

A Rádio possui um bom alcance: pode ser sintonizada em nas abrangências das zonas Norte e Leste de Manaus É uma Rádio sem fins lucrativos que sobrevive de seus apoios culturais e voluntariados.

A Rádio já cobriu as lutas pelo Transporte, Água, Saúde, Ecologia, Desarmamento,Conselho Tutelar, Solidariedades nas enchentes, denuncias de violência contra a mulher,Reivindicações das problemáticas nos bairros próximos, entros...

Programação

A Rádio funciona de 05:00 às 00:00hs, diariamente e tem como lema: “UM OUTRO MUNDO É NECESSÁRIO E POSSÍVEL”

Com uma grade de programação bem variada, atualmente conta com 28 programas em sua grade de programação e com 65 voluntários. Ela é administrada pela Diretoria Executiva do Movimento Comunitário Pela Cidadania-Mococi, entidade jurídica da emissora, que tem como Presidente o Sr. Noely Caldas e sua Vice Drihelly Maria, na gestão da emissora  o voluntário Ivan Brito que tem uma equipe de 4 voluntários que ficam diariamente na emissora, em horário comercial, realizando os trabalhos administrativos.
  
Neste dia 15 de julho de 2015 a emissora completa 14 anos de comunicação popular.
Quando:Dia 18 de julho à partir das 19:00hs, contando com várias atrações locais.

Onde: Rua Itaetê Penetração 2, em frente ao Eduardo Lanche.

Nenhum comentário: