quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Semed convoca aprovados
nos concursos de 2010 e 2011

Cumprindo a promessa do prefeito Arthur Virgílio Neto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está chamando para os seus quadros os concursados que estavam no cadastro de reserva. Os 39 aprovados nos concursos do município de 2010 e 127 em 2011, deverão se apresentar munidos de documentos, original e cópia (CPF, RG, PIS/PASEP, certidão de nascimento, título de eleitor, comprovante de residência, diploma de escolaridade e duas fotos 3x4), das 8h às 12h, no setor de pessoal da Semed, rua Mário Ypiranga, 2.549, Parque 10, zona Centro-Sul.
Os educadores atuarão em sala de aula nas disciplinas de língua portuguesa, matemática, educação física, educação infantil e ensino religioso do 1º ao 5º ano, nas Escolas Municipais e CMEIs localizados nas zonas Leste, Norte, Oeste, Sul, Centro-Sul e Rodoviária.
A chefa da divisão pessoal da Semed, Altina Magalhães, explica como deve ser o procedimento dos aprovados para comparecer ao órgão.
“Nós temos uma média de 166 professores do cadastro de reservas dos concursos de 2010 e 2011. Estamos, agora, convocando esses educadores para tomar posse e cobrirem as vagas existentes nas Escolas Municipais e CMEIs. Esperamos fechar todas as vagas ainda abertas na rede municipal de ensino”, comentou.
A responsável pela divisão de pessoal da secretaria alerta, ainda, que todos os aprovados terão que passar pela junta médica pericial do município. A lista completa está disponível na publicação do dia 8 de fevereiro de 2013, nas páginas 20 e 21, do Diário Oficial do Município que pode ser acessado pelo site:http://www.manaus.am.gov.br/ .

Distribuição por vagas dos educadores:
ESPECIALIDADE ZONA PROFESSORES
Educação Física LESTE I 06
Língua Portuguesa NORTE 08
Língua Portuguesa LESTE I 06
Língua Portuguesa LESTE II 59
Língua Portuguesa OESTE 08
Matemática NORTE 01
1º ao 5º ano CENTRO-SUL 01
1º ao 5º ano LESTE II 05
Educação Infantil NORTE 16
Educação Infantil SUL 13
Educação Infantil LESTE I 01
Educação Infantil LESTE II 03
Começam os Ensaios dos Cirandeiros de Manacapuru


Por: Fabiane Serra
O tradicional Festival de Cirandas do Município de Manacapuru, localizado a cerca de 69km de Manaus, terá o primeiro pontapé inicial deste ano no 1º Ensaio do Cordão de Cirandeiros  que acontecera no dia 01 de março,  a partir das 19h30 ,no galpão da agremiação, com a entrada liberada, com o show da banda Tocata de Ouro, terá um gostinho de despedida, por que a porta cores Yana Monteiro, deixará a agremiação, depois de anos defendendo as cores vermelho,dourado e branco  da ciranda, a mesma almeja novos rumos para sua vida profissional já que de acordo com o dirigente Papão, ela passou no concurso e por isso decidiu encerrar sua trajetória na Tradicional.A escolha da nova porta cores ainda e uma incógnita,ela pode ser escolhida através de concurso ou de nomeação direta,porém já se sabe que tem uma grande favorita que é a jovem Joelma Barbosa,vamos aguardar para saber quem será a escolhida para defender o estardate.


Flor Matizada
O  Ensaio do Cordão de Cirandeiros,acontecerá no dia 09 de marco, a partir das 20h ,no Grêmio Recreativo e Folclórico Ciranda Flor Matizada, com a entrada liberada,  durante o ensaio  as bandas Lilás; Xote do Swing e Banda Respeita o Forrozeiro, irão a animar a festa. Durante o ensaio os itens individuais como cirandeira bela,porta-cores,prosador entre outros que  farão a alegria dos cirandeiros.Durante o evento será apresentado a nova Diretoria para o triênio 2013-2015 e apresentado o novo piso do galpão da agremiação.
Durante o ensaio ocorrera a despedida do item a cirandeira bela, onde a integrante  Vanessa Simplício, fará a sua despedida da flor matizada em grande estilo,deixando a agremiação com o sentimento de dever cumprido por todos esses anos que defendeu a ciranda.
Os participantes irão concorrer a vários prêmios que serão sorteados durante o ensaio, será feita também a entrega das carteirinhas e títulos dos sócios.
Este ano o tema da agremiação será  Flor matizada Encanto da África na Amazônia. 


Guerreiros Mura
No dia 18 de Fevereiro,a Ciranda Guerreiros Mura, fará o seu 1º Ensaio do Cordão de Cirandeiros, a partir das 19h30, no galpão Guerreiros Mura com um coquetel de abertura para os brincantes da ciranda, durante o ensaio serão apresentados todos os itens da agremiação, e o show ficara por conta dos cirandeiros que irão tocar músicas de cirandas para os participantes.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Competindo em casa, Manacapuru fatura
1º Torneio Intermunicipal de Jiu-jítsu “Cândido Mariano”

Princesa campeã

Lutando com a vibração da torcida local, a seleção de Manacapuru conquistou o 1º Torneio Intermunicipal de Jiu-Jítsu “Cândido Mariano”,disputado no último sábado, 2 de janeiro, no ginásio do Sesc. O evento foi mais uma etapa do processo de interiorização das ações do Governo do Amazonas, que ofereceu toda a premiação dos atletas e academias por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). A competição foi chancelada pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJ-AM) e também recebeu apoio da Prefeitura de Manacapuru.
Para chegar ao título, a “Terra da Ciranda” juntou as forças de todas as academias e projetos sociais, alcançando um total de 242 pontos. Com 96 pontos, a Associação Monteiro/Manaus ficou em segundo lugar no pódio por equipes, com a Academia Ajuricaba Mascarenhas/Manaus em terceiro (69 pontos).

De acordo com a organização, aproximadamente 400 atletas disputaram o torneio, que envolveu seis municípios: Manacapuru, Novo Airão, Iranduba, Manaus, Itacoatiara e Tefé.

Apoio do Governo
Presente no evento, a titular da Sejel, Alessandra Campêlo, assegurou que Manacapuru receberá total apoio do Governo do Estado para desenvolveu o potencial de seus atletas. Ela lembrou que a secretária já apoia os lutadores Ronys Torres e Rudson Mateus, ambos naturais da “Princesinha do Solimões”.
“Manacapuru pode continuar contando com nosso apoio, inclusive asseguramos aqui a parceria para a próxima etapa do Torneio Intermunicipal”,disse Alessandra Campêlo, sob aplausos dos torcedores que foram ao ginásio do Sesc.


Enorme potencial
Responsável pela Associação Manacapuru, o mestre Nilton Ricardo falou sobre a importância do torneio. “Eventos como esse ajudam na revelação de novos talentos, como é o caso do Rudson Mateus”, disse ele, referindo-se ao amazonense que mora no Rio de Janeiro e acaba de se classificar para o Campeonato Mundial de Abu Dhabi 2013.
Associação é escola da família
A sede reformada e redesenhada da Associação dos Moradores do bairro do São José, não é apenas o local de referencia da comunidade lutar pelos seus direitos, mas transformou-se numa grande escola de vida e de cursos que promovem o ser humano e  estabelecem caminhos para a produção de renda.
Esta proposta do presidente Pratinha já está brilhando no céu de oportunidades de dezenas de senhoras que realizaram os cursos de flores artificiais, aprendendo a gerar renda aumentando o orçamento domestico. O resultado, pra Pratinha não poderia ser melhor e é o inicio de uma serie de outros cursos, além de formação de jovens através do esporte do tatame que foram criados na associação.
“A Associação é uma porta aberta para os moradores se reuniram, debaterem, discutirem projetos, mas também para realizarem cursos qualificando para o mercado e ajudando na renda familiar” explicou Pratinha que, ao assumir, meses atrás encontrou um prédio abandonado e sem função e conseguiu as reformas, a nova distribuição de espaços, a divisão de salas e a formação de conceitos mais modernos e eficientes de relação com a comunidade.
 “Aqui o bairro se encontram que com seus problemas, mas também com esperanças e projetos”afirmou Pratinha.

Profissionais
Comemorando o aprendizado e o conhecimento adquirido no curso, pelas duas moradoras Zona Leste afirmaram que suas vidas terão um novo rumo, tanto no que se refere às possibilidades de inserção e renda, como no aspecto da afirmação pessoal.
A primeira é a senhora Maria do Carmo que, com 63 nos e 4 filhos, ainda tem muitos projetos de vida, já que é comerciante e dona de casa, ao mesmo tempo, e sabe que é importante a força do conhecimento. “aprendi muito, descobri segredos de coisas simples, percebi que é possível transformar o ambiente com a beleza das flores e vi que fácil interferir na realidade com o próprio trabalho”.
Gracinete Costa, de 37 anos foi mais além de começou, logo depois do curso a ganhar dinheiro com o que aprendeu, fazendo trabalhos de creche e sandálias personalizadas, de acordo com o gosto do cliente. “Dá para faturar um salário por mês, trabalhando em casa e mantendo o ritmo de cuidar da família e dos filhos” explicou.