quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Feira do Artesanato Mundial em Manaus
Manaus será a capital do artesanato mundial, no período de 6 a 16 de setembro, num dos projetos mais ousados do Governo do Estado para promover a atividade como fonte de renda para milhares de famílias espalhadas pelas áreas urbana e rural do Estado, envolvendo a categoria de ribeirinhos, extrativistas e indígenas, mesclando a rica e diversificada matéria prima regional, com a arte e a criatividade de verdadeiros artistas no Amazonas.
Trata-se da realização da Feira do Artesanato Mundial – FAM, em sua 27ª edição, pela primeira vez em Manaus, reunindo 20 países dos mais tradicionais na produção manual e todos os 27 estados da Federação, criando a vitrine do que existe de mais pujante como atração e referencia dos países  na atração turística, promovendo a economia e o desenvolvimento social.
A FAM será nas dependências do Manaus Plaza, em tempo integral das 16 às 22 horas nos dias comerciais e das 11 às 22 horas nos sábados, domingos e feriados e contará, como destaque o melhor do artesanato do Amazonas e com atrações musicais e culturais, apresentando novidades de forma rotativa.
A Secretaria de Estrado do Trabado –SETRAB, que promove o evento está realizando todas as providencias para que a Feira seja uma efetiva usina de rodadas de negócios que garanta a abertura de um canal permanente de comercialização com o Brasil e o Mundo, possibilitando a geração de renda pela oportunidade de trabalho continuo e com lucratividade satisfatória.
Durante a Feira serão realizada Mesas Redondas de debate sobre produção, design, embalagem, distribuição e comercialização do artesanato, reunindo experiências de técnicos de todo o mundo, com a finalidade de gerar conteúdo na atividade no Amazonas, na politica de desenvolvimento humano do governador Omar Aziz de criar oportunidades.
A empresa Charph Eventos que há 7 anos promove a Feira do Artesanato do Amazonas, registra a realização no Amazonas como a mais importante de todas, pela diversidade de artigos a serem mostrados, pelo número de países interessados e pela quantidade de Estados que já confirmaram a presença, o que mostra que a atividade será dinamizada e acrescida de valores no balanço da despesas e receita.
“O Amazonas passará a ser um grande polo de artesanato porque tem potencial para isso, com o uso da madeira, de cipós abundantes na floresta, de sementes, de argila e de raízes que serão beneficiados como numa grande indústria de transformação, em peças valiosas pela arte que é o gene da população ribeirinha e indígena, mantendo a cultura e suas origens” explicou Charlton Gallisa, o executivo da empresa de eventos que está instalando a logística e o planejamento e a execução do projeto.
Os principais países que estarão participando da FAM, em Manaus, são  Peru, Colômbia, Filipinas, Síria, Líbia, Índia, Paquistão, Turquia, Marrocos, Rússia, Bolívia, Tailândia e Vietnã,  que possuem peculiaridades no artesanato com formas diferentes de fazer e apresentar suas unidades. “Teremos uma usina de produção como laboratório para o Amazonas aprender mais e tornar-se, na essência, um grande polo de produção” explicou Charlton.
Para o Secretario Executivo da SETRAB, Paulo Junior, o Amazonas abre a mais importante porta de atividade paralela ao Polo Industrial de Manaus, gerando um universo maior de pessoas com acesso a renda, porque terá, na ponta da comercialização, a certeza de um mercado que é ávido pela marca Amazonas e terá, pelas rodadas de negócio, um permanente acervo de produtos em suas prateleiras, para atender o mercado nacional e mundial.
 
 

Nenhum comentário: