Presentes em
84 países, as empresas brasileiras conquistaram espaço notável no mercado
internacional nos últimos dez anos. Segundo pesquisa do Ministério do Desenvolvimento,
Indústria e Comércio Exterior (Mdic), só em 2013, foram organizadas 1.164 ações
desenvolvidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil), entre feiras, eventos e rodadas de negócios, com a
participação de 12.880 empresas brasileiras.
No Amazonas,
essas ações são disseminadas pela Federação das Indústrias do Estado (Fieam),
através do Centro Internacional de Negócios (CIN-AM). Para o gerente executivo
do CIN-AM, Marcelo Lima, o Polo Industrial de Manaus (PIM) tem papel
importante neste processo. “Muitos empresários envolvidos no processo de
importação e exportação do Estado estão percebendo as oportunidades do mercado
internacional e o resultado ficará ainda mais nítido a longo prazo”, estimou.
Neste ano,
o CIN-AM tem emitido, em média, 500 certificados de origem ao mês
para empresas exportadoras do Estado. O documento atesta a viabilidade
econômica e jurídica de produtos exportados do Brasil. Só em 2013, foram
6.459. O certificado de Origem é exigido por alguns países do exterior,
principalmente do Mercosul, que precisam de comprovação rigorosa da legalidade
dos produtos importados.
Motivos
De acordo
com o secretário-executivo do MDIC, Ricardo Schaefer, três fatores motivaram a
expansão de empresas brasileiras no exterior: o crescimento do preço das
principais commodities internacionais; a implementação, pelo governo
brasileiro, de uma política externa com objetivo de expandir e diversificar
parceiros comerciais; e a retomada da política industrial brasileira, com ações
voltadas para internacionalização de empresas.
“Foi somente
na primeira década do século 21 que fatores políticos e econômicos, no Brasil e
em outros países, contribuíram para uma maior internacionalização da economia
brasileira e das suas empresas. O ingresso de capitais externos no Brasil bateu
recorde em 2011, o que alçou o país à colocação de quinto maior receptor de
Investimento Estrangeiro Direto”, lembrou.
Quanto à
distribuição geográfica das empresas no exterior, os Estados Unidos têm maior
presença brasileira, com 41 empresas. Em seguida estão a Argentina, com 35
empresas brasileiras; e o Chile, com 30.
Na
distribuição por regiões, a América do Sul está em primeiro lugar. Quase 80%
das multinacionais brasileiras possuem presença física na região. Em seguida
vem a América do Norte, com presença de 70% das empresas. Depois estão Ásia;
América Central e Caribe; África; Oriente Médio; e Oceania. A presença das
empresas brasileiras na África é de 30,16%, segundo o levantamento.
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