terça-feira, 15 de julho de 2014

Bolsa Universidade completa cinco anos e já beneficia mais de 60 mil estudante


O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, completa cinco anos de atuação, neste mês, contabilizando mais de 60 mil estudantes beneficiados. Criado pela Lei Municipal nº 1.357, o Programa oferece bolsas integrais e parciais (de 75% ou 50%) em 14 instituições de ensino superior, parceiras do projeto.

O Programa é executado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Em comemoração ao aniversário do Programa, a Espi promoverá um evento no próximo dia 15, às 10h, no Auditório Paulo César Quitanilha Filho, na sede da Instituição, na avenida Nilton Lins, Bloco D da Universidade Nilton Lins, Parque das Laranjeiras. A programação inclui entrega de certificados de reconhecimento às instituições parceiras.

Somente neste ano, o Programa Bolsa Universidade já contemplou número superior a 6,6 mil estudantes. Atualmente, são instituições parceiras do projeto: Faculdade Boas Novas, Ciesa, Nilton Lins, Literatus, Martha Falcão, Fucapi, IAES, La Salle, Esbam, Dom Bosco, Fametro, Uninorte, Materdei, Maurício de Nassau.

A garantia de acesso à faculdade pelas pessoas de baixa renda é o principal objetivo do Programa que, como contrapartida, prevê a participação dos estudantes beneficiados em atividades e projetos desenvolvidos pelos órgãos do município, proporcionando experiências práticas e acadêmicas.
A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, diz que o sucesso do PBU é reconhecido pelo número de bolsistas que beneficia, desde a sua criação. Em cinco anos, foram mais de 320 mil inscritos com 61.583 contemplados. Do público que se inscreve, cerca de 65% são mulheres e 35% são homens.

Aperfeiçoamento
Com o passar dos anos, ressalta a diretora, o Bolsa Universidade aperfeiçoou ainda mais os seus processos. Segundo ela, pelo novo formato, o Programa passou a priorizar vagas para os cursos de maior demanda. Também houve crescimento no número de vagas. “Para 2014, ampliamos a oferta de bolsas integrais em 268%, em comparação ao ano passado, e houve um incremento de 450% no quantitativo de bolsas parciais de 75%”, detalha.
No processo seletivo do Programa, de acordo com ela, a adoção do sistema on-line provocou mudanças significativas, uma vez que permite desde o gerenciamento das inscrições até o cruzamento de dados, as matrículas dos candidatos nas instituições de ensino superior e até a apuração de denúncias. “Antes, todos os candidatos entregavam os documentos no ato da inscrição. Hoje, a seleção é realizada toda pela internet, e apenas os candidatos classificados precisam apresentar documentos”, frisa a diretora geral.

O sistema virtual permitiu comodidade não apenas aos candidatos, mas também para os servidores que lidam com o recebimento da documentação. “O processo atual demanda menor quantidade de servidores e permite um resultado de classificação mais ágil e com otimização de recursos”, afirma.
Outro ganho com o sistema virtual é a garantia de que o benefício será concedido a pessoas que realmente têm necessidade do auxílio da prefeitura para cursar a graduação. “A fiscalização e o controle da concessão de bolsas são partes essenciais do processo, assegurando a permanência, o reenquadramento necessário e o desligamento em caso de irregularidades”, ressalta o diretor executivo de Educação e Tecnologia da Informação da Espi e coordenador do Programa Bolsa Universidade, Daniel Rocha Filho.

Diferencial
O Bolsa Universidade tem um diferencial em comparação aos outros programas de incentivo ao ensino superior. Os candidatos contemplados com as bolsas não precisam devolver o valor investido no curso, após a formatura. Mas devem dar a contrapartida ao município, atuando em projetos da Prefeitura de Manaus e órgãos municipais, na área educacional, social, cultural e socioambiental, dentre outras. “Dessa forma, o bolsista tem também uma oportunidade para pôr em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, o que contribui para uma formação completa”, explica a diretora do Departamento de Ações Socioeducacionais da Espi, Daswanny Reis.

Apenas este ano, mais de três mil bolsistas já atuaram em projetos de contrapartida, que procuram envolver os beneficiários de acordo com sua área de formação e garantindo o aproveitamento das atividades como horas complementares na IES. “Estou cursando Jornalismo e este ano trabalhei no Centro Aberto de Mídias de Manaus, espaço que recebeu os jornalistas que vieram a Manaus para a cobertura dos jogos da Copa do Mundo. Foi um grande aprendizado”, conta Edivan Farias, beneficiário do Programa.

Depoimentos
Formanda do curso de Pedagogia, em 2013, Sandra Grace reconhece que foi graças ao Bolsa Universidade que pôde cursar uma faculdade. “Consegui me formar e, atualmente, sou uma das contempladas no Programa Bolsa Idiomas (outro benefício concedido pela Prefeitura de Manaus). Só tenho a agradecer à prefeitura pelo apoio e incentivo em formar cidadãos capacitados para o mercado de trabalho”, declara.




Para a beneficiária Rosangela Martins, que se formou em Tecnologia de Petróleo e Gás em 2013, a bolsa integral foi essencial para sua formação. “Sou muito grata ao Programa por esta conquista. Consegui concluir o curso e me destacar com as melhores notas. Recebi honra ao mérito”, comemora.

Nenhum comentário: