sexta-feira, 5 de abril de 2013

Grupos de trabalho debatem estrutura do Festival

A estrutura do novo Bumbódromo e da cidade de Parintins para a 47ª edição do Festival Folclórico, foram os temas debatidos por técnicos e dirigentes dos Bumbás Garantido e Caprichoso com os representantes de trinta órgãos públicos estaduais, municipais, federais e seis empresas privadas envolvidas no evento durante o encerramento do 4º Seminário de Revisão Crítica promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, nesta sexta-feira (5), no Palácio Rio Negro.


Divididos em grupos de trabalho, os novos sistemas de som e iluminação da arena, sua localização e as diversas alternativas e recursos disponíveis pela primeira vez no Festival, mereceram atenção especial dos experientes profissionais presentes. “Detalhes como a localização das caixas de som e o ângulo dos canhões de luz serão importantíssimos como nunca antes. A qualidade do material, muitos dos quais não existem no País, vão fazer toda a diferença para quem estiver assistindo na plateia ou na TV”, avaliou o representante do Caprichoso, Sérgio Vianna.

Além da nova estrutura interna, com ampliação das instalações e dos lugares, em um total de R$ 32 milhões investidos pelo Governo do Amazonas e cuja previsão de entrega é 10 de junho de 2013, o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, destacou que o Festival Folclórico deste ano servirá como evento-teste para setores como a segurança pública.

“O Bumbódromo é o maior anfiteatro a céu aberto do País e por determinação do governador Omar Aziz, vamos inaugurar uma nova fase com mais conforto e segurança para todos os turistas e visitantes como preparação para a Copa do Mundo de 2014 e principalmente para valorizar este que é um dos principais cartões postais do nosso Estado e de nossa riqueza cultural”,acrescentou o secretário.


“Enviaremos de Manaus cerca de 600 policias militares de Manaus além dos 150 policiais militares de Parintins. Ampliaremos o acesso das equipes de resgate e de saúde aos postos assim como teremos um local adequado para a realização do primeiro atendimento com classificação de risco. Deveremos fazer um vídeo institucional com as recomendações de segurança para o público, dentre outras ações”, frisou o tenente-coronel da Polícia Militar Franclides Ribeiro.

Presentes no seminário, o ex-cenógrafo da Rede Globo e responsável pelo novo sistema de iluminação da arena, Piter Gaspel, e o especialista em sonorização que entre tantos trabalhos de destaque é o responsável pelo sistema de som da festa de Ano Novo nas praias do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Rodão, explicaram em detalhes e com auxílio de imagens as novidades dos projetos.

“Muitas questões como certos ruídos do som detectados pelo público em alguns pontos do Bumbódromo não existem mais. Outra inovação é a passarela técnica de som e luz fixada a 15 metros de altura em uma estrutura em arco com vão livre de 110 metros”, explicou Rodão.

O tenente coronel da Polícia Militar (PM) Franclides Ribeiro salientou que o Festival servirá como uma prévia para a atuação das forças de segurança durante a Copa do Mundo de Futebol (FIFA), em 2014.

Credenciamento
O credenciamento será realizado pela empresa Ativa Eventos, com auxílio da Tucunaré Turismos e da Secretaria de Cultura. “O credenciamento será on-line, não havendo a possibilidade do credenciamento no local, isto é, quem chegar ao evento já estará credenciado. No dia 9 de abril, haverá uma reunião com a Rede Amazônica e A Crítica para se criar o regulamento para os profissionais de comunicação relativos à postura ética e profissional. Cada órgão também repassará a demanda de profissionais que irão atuar para providenciarmos tudo com antecedência”, disse a diretora da Tucunaré Turismos, Cristina Abraão.


Outro ponto positivo discutido foi a ampliação da sala de embarque do Aeródromo de Parintins, da revitalização da sinalização e a reclassificação do lixão para aterro controlado municipal.




Nenhum comentário: