segunda-feira, 15 de abril de 2013

Em Fonte Boa, projeto de Wilson Lisboa para manejo de jacaré é autorizado pelo Idam
COURO E CARNE
Depois de levantamento em 15 comunidades nas proximidades do rio Solimões, no município de Fonte Boa (a 678 quilômetros), realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), o município está devidamente habilitado para implantar o manejo de jacaré na região.
O objetivo do projeto visa mostrar que o jacaré é um recurso natural renovável sustentável, permitindo a geração de renda aos habitantes de Fonte Boa. Assim, será possível gerar empregos diretos e indiretos, uma vez que a carne e a pele da espécie são muito requisitas pelo mundo” garantiu o deputado estadual, líder do PCdoB/AM, Wilson Lisboa e precursor do projeto no município.
Os métodos teóricos e práticos foram usados precisamente à população do Lago Grande, Lago Acapú e Lago Cumprido, locais estudados para implantação do manejo de jacarés. Durante todo o processo, os ribeirinhos receberam técnicas de reconhecimento de espécies, biologia do jacaré, manejo, conservação animal e ambiental, meio de transporte, legislação, GPS e até preparação tecnológica.
De acordo com pesquisadores do Idam, o projeto implantado em 2012 está em consonância com a legislação IN008/2011, pioneira no Brasil. A ideia do projeto é manejar áreas, de grande potencial em Fonte Boa. “Dentre os critérios do projeto se encontra o levantamento de campo concluído recentemente, que possibilita a exploração de 15 % do que foi capturado, tornando sustentável o manejo, além de áreas de procriação que não devem ser interferidas para que se reproduzam futuros jacarés” afirmou o deputado.

Nenhum comentário: