sexta-feira, 13 de setembro de 2013


O FESTIVAL DO LEITE E DA FRALDA 
Durante um mês, comemorando dia 13 de setembro, ainda no verde amarelo das comemorações da Independência do Brasil, o bairro da Compensa solta o grito da liberdade e contra a dependência, em cujo jugo viveu durante anos, no esquecimento da cultural e do bem estar social.
 
Com inspiração da Primeira Dama do Município, Goreth Garcia e com a assinatura da Associação desportiva da compensa , será realizado um grande evento, com ações sociais de grande vulto, atividades de cidadania e, como é a marca da população festeira do bairro, com muita música, atrações e espetáculos de artistas locais .
O eixo da programação é a Associação desportiva da compensa, que também administra o famoso campo do Estrela, palco dos maiores certames de futebol e fonte de formação de jovens através do esporte, mas o trabalho social será realizado nas dependências da escola Teresinha Moura Brasil, com a finalidade de oferecer, além dos serviços, conforto, comodidade, respeito e dignidade aos moradores.


“Vamos fazer um mês de ações  sociais amplas e continuas, desde o atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, cadastro de trabalhadores para encaminhamento ao emprego, listagem de  demandas para vagas com a finalidade de  promover qualificação profissional e estudo de oportunidades para determinar a geração de  renda pelo trabalho individual ou coletivo” afirmou a Primeira Dama Goreth Garcia, na qualidade de secretária da Ação Social.
Para estabelecer um vínculo de compromissos com a realidade de dificuldades do bairro, para os eventos culturais, com os shows e espetáculos, serão solicitados colaborações com doações de alimentos não perecíveis, mas principalmente com uma campanha voltada para a recepção de latas de leite e fraudas para distribuição às crianças carentes de entidades filantrópicas.
“Serão um caminho de mão dupla, pois na grande festa haverá o carimbo da filantropia que é a marca da nova população” explicou Gorth Garcia.
Ela explicou que nos dias de mutirão de serviços não haverá nenhuma cobrança e nesta etapa a grande preocupação é oferecer eficiência no atendimento, com agilidade na execução dos pedidos de satisfação, além de garantir conforto, segurança, comodidade e, seguindo a trilha de trabalho do prefeito Artur Neto, os direitos reprimidos das famílias que vão a buscar de saúde, documentação, orientação e novas perspectivas de vida.
“É uma alegria realizar este projeto na Compensa que precisa, com a parceria da Associação desportiva acec que representa a demanda do povo e que luta por estas oportunidades há anos” afirmou Goreth. 
Porta aberta
A Associação desportiva  da Compensa é responsável pelos grandes eventos do bairro, que congregam os interesses da coletividade, além de promover os programas de esporte, lazer, entretenimento e integração comunitária. Seu presidente Jerry  afirma que precisa apenas de 4 anos para promover uma série de medidas que vão estabelecer a união de todos, promover a melhor distribuição de oportunidades e construir a igualdade social que é o sonho de todos.
“Com pouco mais de um ano, estamos trabalhando na formação de crianças e adolescentes pelo esporte, com treinamento em 4 dias da semana de 70 jovens, com orientação esportiva, mas principalmente com indicativos para a vida, a partir da exigência da freqüência escolar, notas satisfatórios e uma relação com a família que é onde tudo começa”, afirmou o presidente.
Mais ainda: o presidente Jerry pretende conseguir a montagem de uma estrutura mais eficiência na parte interna do campo do Estrela, que atualmente conta apenas com uma cobertura deficitária, e abrir os portões para a comunidade, com a realização de cursos de qualificação, estudo de viabilidade de projetos econômicos, doação dos espaços para eventos familiares e até mesmo de cultos religiosos, como já existe uma experiência atualmente com uma célula evangélica.
“Os poços públicos devem ser da comunidade, mas precisam oferecer condições de uso, com estrutura digna e de respeito” informou o presidente.
Além da secretária Goreth Garcia, que aprovou o projeto em gênero, numero e grau, e colocou a estrutura da entidade a disposição da comunidade, através da presença atuante e solicita da sub secretaria Ana Nascimento, a Aninha, também o vice prefeito e secretario e Obras está participando, garantindo a cessão do palco, som e iluminação, o que representa a participação total da Prefeitura num ciclo de trabalho para promover a qualidade de vida de uma comunitária grande e com muitas dificuldades, porém ciente da própria força e com disposição para superar as dificuldades no caminho.
“A Compensa é um bairro dos contrastes, pois congrega as maiores fontes de Poder do Estado, grandes riquezas, uma orla imensa, mas tem um povo pobre e alguns trechos de condições sub humanas de abandono e dificuldades. É como uma família sem dinheiro, observando uma vitrine de luxo” explicou o diretor Itamar Nunes do movimento cultural amigos da compensa.

Nenhum comentário: