quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Calçadas livres já são realidade no Jorge Teixeira

CAMINHOS DA LIBERDADE

Calçadas quebradas, bancas no meio do caminho e mercadorias expostas por comerciantes de maneira irregular nas calçadas estão deixando de ser uma realidade no Jorge Teixeira - 3ª etapa, zona Leste, onde são realizadas as obras do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis).

No bairro, já é possível verificar uma nova realidade, com calçadas sendo construídas sem que os comerciantes tomem conta delas. As obras, realizadas por meio da Prefeitura de Manaus, incluem também meio-fio, sarjetas e pavimentação.




A avenida Pirarucu é exemplo dessa mudança. Antes da intervenção do Prourbis, as calçadas da via estavam praticamente intrafegáveis. Em vez de pedestres, materiais de construção tomavam conta dos passeios públicos.

“Era impossível caminhar por aqui. As calçadas já eram pequenas e, assim mesmo, os donos das lojas colocavam todas as suas mercadorias na passagem. O jeito era se arriscar e andar na rua junto aos carros”, disse a dona de casa e moradora da avenida, Antônia Maria de Souza, 61.

Hoje, a realidade da avenida é outra. Depois de reuniões com os comerciantes, o Prourbis conseguiu iniciar a construção das calçadas - que medem até dois metros de largura - e garantir o respeito aos pedestres.

Para a dona de casa, o benefício chegou em ótima hora. “Moro aqui há mais de dez anos e esse bairro nunca teve nenhuma calçada decente para andarmos, mas agora, com a intervenção do Prourbis, sinto que não vou mais precisar dividir espaço com os carros da rua ou com tijolos e entulhos”, disse.

Serão mais de 45 ruas do Jorge Teixeira recuperadas e urbanizadas pelo Prourbis. O coordenador geral do programa, Claudemir Andrade, disse que na fase atual, há frentes de trabalho nas ruas Pirarucu, Apapá e Caparari. “Até o momento foram executados aproximadamente 12% das obras de calçadas. O ritmo é acelerado mesmo com as chuvas e já pode ser conferido de perto pelos moradores”.

Para Andrade, a desordem acaba gerando problemas e causando risco à segurança dos pedestres, principalmente a quem tem dificuldade de locomoção, como cadeirantes e idosos, que em vários pontos precisam passar pela rua porque não conseguem passar por locais estreitos.

“Não adianta colocar o asfalto, criar rede de drenagem e esgoto e deixar as calçadas na situação precária que as encontramos. É preciso proteger o asfalto das infiltrações, já que tudo é feito com a drenagem. Além disso, as calçadas de concreto dão mais segurança aos pedestres”.

A ideia não é só construir novos passeios, como também viabilizar a recuperação de todos aqueles que necessitam de manutenção.

Mais melhorias
Além da construção e reforma dos passeios públicos, em parceria com outras secretarias municipais, o Prourbis irá garantir sinalização de trânsito adequada nas vias, com faixas de pedestres e indicadores de velocidade. Na maioria das ruas também será feito o trabalho de arborização, onde diversas árvores serão plantadas ao longo das calçadas.

“O Prourbis tem um apelo ambiental muito forte. Por isso, vamos realizar, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), o plantio de diversas mudas ao longo das novas calçadas, dando um visual novo ao Jorge Teixeira”, afirmou Claudemir Andrade. 

Nenhum comentário: