segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ciranda supera até a morte







Originária da cidade de Tefé, Afluente da margem direita do Rio Solimões, foi trazida a Manaus pelo professor José Silvestre.

Essa bela dança de roda, formada de um aglomerado de cantigas, algumas já tradicionais no Brasil em Portugal, segundo o testemunho do Senhor Isidoro Gonçalves de Souza um dos mais antigos moradores daquela cidade.

Fundada na Cachoeirinha em 6 de Março de 1986, denominada Brotinhos da Ciranda; sendo seus fundadores os Senhores Raimundo dos Santos Cruz (Binha), Aldeir dos Santos Cruz e Alcistanley Figueiredo, que juntos fizeram uma dança somente com a intenção de participar em festivais de bairros, escolas e entidades filantrópicas.

Em 1992, com o falecimento do Senhor Raimundo dos Santos Cruz (o Binha) sua família assumia a direção da dança e junto com amigos e brincantes passaram nome de “Brotinhos da Ciranda” para Dança Folclórica Ciranda do Binha uma homenagem ao seu mestre.

De 1986 a 1996, representou o bairro da Cachoeirinha, com o crescimento da Cidade ainda em 1996 depois de várias reuniões foi decidido; “para expandir a cultura e o folclore Amazonense vamos mudar de região”, então em 1997 a Ciranda do Binha passou a realizar seus ensaios no bairro de Santo Agostinho onde permaneceu por 11 anos. A Ciranda muito bem recebida na Zona Oeste cresceu e expandiu seus ensaios para mais um bairro de Manaus o Lírio do Vale II e manteve dois locais de ensaios; assim acreditamos que mesmo diante de tantas dificuldades de manter uma dança folclórica, podemos de alguma forma contribuir com a educação de nossos jovens, ensinando-os dançar e fazendo-os de forma voluntária participar ativamente e aprender muito mais sobre o Folclore e a Cultura do povo Amazonense.


Nenhum comentário: