terça-feira, 26 de junho de 2012

CIRANDAS COMEÇAM O CANTO DE LIBERDADE E DE CONQUISTAS           
                                            




 


As Cirandas de Manacapuru, o mais fascinante histórico das raízes de um povo, cantado em prosa e verso, pelas cores da imaginação de artistas, colocaram o bloco na rua, e reativaram o CIRAMBAR, um movimento de integração, conhecimento, difusão e explosão do momento maior que é a apresentação oficial, na arena do Parque do Ingá, disputando um titulo, tão doce e desejado, como um beijo de amor ou um sorvete de pitanga, numa tarde de verão. 


Cada Ciranda – Guerreiros Mura, Tradicional ou Flor Matizada – apresentou um pedaço desta história, iniciando o zum zum zum no município inteiro, movido por paixão, porque, em Manacapuru, que não gosta de Ciranda, bom sujeito não é. O assunto passa a ser tema das conversas nos bares e se renova nos ensaios de todas as noites, enquanto durante o dia as costureiras fazem as fantasias, os artistas transformam os galpões em imensas oficinas de produção e a adrenalina sobre, na medida exata da paixão incontida que se agiganta a cada ano.


O CIRAMBAR foi criado em 2004, por Erick Pinheiro, um cirandeiro de papo amarelo, pesquisador e dirigente, na época presidente da Tradicional, mas que desejava que o movimento rompesse as fronteiras de Manacapuru, para tornar-se um desejo de todo o Estado, avançasse Brasil a for e despertasse o sentimento mundial. Parece muita coisa, mas os cirandeiros, nesta nova etapa de união pela grandeza do movimento, sabem que não há uma grande caminhada sem dar o primeiro passo. 


Erick Pinheiro não é mais dirigente da Ciranda, mas jura que o amor continua e que esta paixão já toma o coração de cada morador de Manacapuru que tem arte, cultura e capacidade de mostrar suas belezas na criação pela plástica, pelo movimento, pela dança e pelo ritmo que parece ser o eco dos animais da florestas com suas mensagens, às vezes líricas, às vezes selvagens pelo jeito de ser, mas num exemplo fantástico de harmonia, no ecosistema da mesma forma que Deus criou num certo paraíso original.




O SHOW DA VIDA UNE AS CIRANDAS 

O retorno do CIRAMBAR, como clarim anunciando que as Cirandas estão na área, ensaiando, fascinando e empolgando, não foi apenas o cartão de identidade do que será o espetáculo este ano, na ultima semana de agosto, mas a assinatura de um grande compromisso com a natureza, blindando a beleza da mata e da floresta, mas também protegendo o meio ambiente da cidade e de todo o município. 


Antes do primeiro grito explodir  as emoções no Parque do Ingá, neste novo CIRAMBAR, as Cirandas receberam o certificado de Defesa do Meio Ambiente, entregue pelo secretário de turismo do município, Francisco Bendarram, diante da palavra de honra, que para os cirandeiros é mais do que um juramento, de dar destinação correta aos materiais não utilizados na confecção das unidades e mais do que isso, de fazer campanha para que  plásticos, copos e restos de  material sejam depositados pelos cirandeiros nos depósitos de lixo que serão distribuídos pela cidade.



“As Cirandas são lições de vida e agora de defesa do meio ambiente, mostrando para seus seguidores que a vida precisa ser respeitada para que o homem tem respeito e dignidade” explicou o secretario de turismo Francisco Bendarram.

Nenhum comentário: