quinta-feira, 8 de novembro de 2012

UEA
Vestibular com 50 mil candidatos
Nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo) de novembro, 49.021 pessoas realizarão as provas do Vestibular 2012, acesso 2013, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em todos os 62 municípios do Estado.
Para assegurar o sucesso e a lisura do certame, a UEA conta com uma equipe de 3.400 pessoas que atuarão como fiscais, supervisores e coordenadores, além daqueles que trabalharão na segurança e limpeza das escolas.
Os exames serão aplicados em 49 escolas de Manaus e 78 no interior.
 Segurança
A UEA conta com o apoio das Polícias Militar, Civil e Federal para prestar suporte à Universidade, garantindo a inviolabilidade das provas durante o transporte e, ainda, serviços de segurança a serem realizados a todos os envolvidos durante a realização do exame.
Todas as escolas em que haverá realização das provas contarão com detector de metais.
Candidatos da capital e interior
Um total de 42.160 amazonenses concorrem a uma das 3.569 vagas. Desse total de inscritos, 26.473 são da capital e 15.687 são de municípios do interior do Estado.
Candidatos de fora do Amazonas
Candidatos de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, participarão do certame. Esse grupo soma apenas 5.482 inscritos. O estado com maior número de vestibulandos é São Paulo com 1.866 candidatos, seguido do Pará, com 1.433, e de Roraima, com 314 inscritos.
Os cursos mais procurados pelos paulistas são Medicina, Administração e Direito, respectivamente. Medicina também foi o curso que despertou maior interesse entre os paraenses, seguido de Engenharia e Administração. Já entre os candidatos de Roraima, Medicina, Engenharia e Direito também se repetem na lista de cursos mais procurados.
Do total de 49.021 candidatos inscritos no Vestibular, 1.379 pessoas foram isentas do pagamento da taxa de inscrição no certame.
Os dados foram consolidados com base nas informações oferecidas pelos candidatos no momento da inscrição e não contabiliza os candidatos isentos da taxa de inscrição do Vestibular.
Cursos mais concorridos
Os cursos de Medicina, Administração e Direito continuam sendo os mais procurados pelos vestibulandos. Já no interior, o curso de Enfermagem teve o maior número de inscrições em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Sabatistas
A UEA oferece um horário diferenciado para aquelas pessoas que, durante sua inscrição, optaram por realizar a prova na condição de sabatista – aqueles que, por motivo religioso, reservam o sábado para a realização exclusiva de prática religiosa ou descanso.
Os sabatistas começarão a responder o caderno de provas somente a partir das 19h e após iniciada, todos os procedimentos serão idênticos àqueles aplicados aos demais candidatos. Ainda assim, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, até às 12h50, horário em que os portões serão fechados.
No sábado (10), os candidatos nesta condição especial ficarão confinados no prédio onde farão a prova e não poderão portar material de estudo, telefone celular, pagers ou similares e relógio.
No total, 966 pessoas em Manaus realizarão as provas nessas condições.
Pessoas com necessidades especiais
Os candidatos com necessidades especiais realizarão as provas no Instituto de Educação do Amazonas (IEA) que conta com estrutura física adaptada para receber tais candidatos. A escola está localizada no Centro da cidade e também foi escolhida devido à facilidade de acesso ao local.
Aqueles que possuem deficiência visual poderão contar com o apoio de “ledores” exclusivos e em cada sala haverá apenas um candidato para que não haja dificuldade de concentração durante a leitura da prova.

Nenhum comentário: