quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Para Chico Preto, general Villas Boas prestou relevante serviço à Nação ao defender novo olhar para a Amazônia

CORAGEM E HONRA


O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PMN/AM) se solidarizou durante pronunciamento, às declarações do general Eduardo Villas Bôas, publicadas no domingo, 20, em entrevista no jornal Folha de S. Paulo - versão online - , destacando que “o país trata a Amazônia como colônia”, e disse que o Comandante Militar da Amazônia prestou um relevante serviço à Nação ao chamar a atenção para a necessidade de o governo federal olhar a região com outros olhos.

Em breve pronunciamento, Chico Preto pontuou as dificuldades enfrentadas por quem mora e trabalha na região - na promoção de ações de desenvolvimento e de defesa -, e parabenizou o general por apontar a necessidade de o governo federal implementar políticas públicas específicas para a Amazônia Brasileira, e sugeriu aquelas destinadas a dotar a região da infraestrutura de telecomunicações necessária à sua integração ao resto do país e do mundo.


“A Amazônia Brasileira é uma região estratégica e as suas distâncias e os seus desafios são grandes. Mas, a superação desses desafios e o encurtamento dessas distâncias passam, necessariamente, por investimentos expressivos na infraestrutura de telecomunicações, para promover a integração dessa região ao resto do país e facilitar a compreensão da importância da Amazônia para boa parte da população brasileira que ainda desconhece o seu valor”, afirmou.

Honra
De acordo com o líder da maioria na Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), o general Villas Bôas honrou o título de cidadão amazonense concedido a ele pelo Legislativo Estadual ao apontar com clareza e firmeza, em entrevista publicada no jornal Folha de S. Paulo, a necessidade da implementação de novas ações capazes de agilizar o processo de desenvolvimento e de integração da Amazônia Brasileira.

“As declarações do general Villas Bôas reproduzem uma verdade que ao longo dos anos não muda. Antes dele, o general Heleno se manifestou e, anteriormente, outros generais também produziram declarações que chamaram a atenção do poder central para a falta de governança, principalmente por parte do governo federal, que não tem um conjunto de políticas públicas específicas para a Amazônia Brasileira e o Amazonas, em particular”, argumentou Chico Preto. 

O deputado disse, ainda, que o governo federal precisa entender que não se pode e nem se deve tratar os diferentes de maneira igual, particularmente a Amazônia, que é uma região diferente de qualquer outra do país.

Segundo ele, ao insistir em tratar a Amazônia Brasileira da mesma maneira como trata as demais regiões, o governo federal comete um ato de injustiça grande contra toda a população da região.

“As declarações do general Eduardo Villas Bôas foram contundentes e reproduzem a verdade aqui instalada. Quer dizer, o governo federal ainda trata a Amazônia Brasileira como se a região fosse uma colônia. O tratamento atualmente dispensado não é muito diferente daquele do período do reinado, há mais de 500 anos, durante a vigência do Tratado de Tordesilhas”, afirmou, lembrando que, naquela época, do centro do país para o litoral o tratamento dispensado era um e do centro para o continente outro. “Hoje, em pleno século vinte e um a situação continua a mesma e precisa mudar”, completou, destacando a falta de compreensão, por parte do governo federal, para as principais necessidades da região.

Nenhum comentário: