quinta-feira, 22 de maio de 2014

Águas da riqueza

Um mundo mágico de negócios, entretenimento, lazer esportivo montado numa forte estrutura de serviços públicos, com participação produtiva do universo empresarial, está sendo idealizado, sem utopias, pelo deputado Marcos Rotta para transformar a Vila de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no maior Parque de pesca com cores turísticas do mundo, representando o primeiro projeto econômico, paralelo à Zona Franca de Manaus, com o adendo especial de que será no interior.

O projeto de Marcos Rotta é ousado na sua concepção, gigantesca no seu formato, seguro no investimento e atrativo como balcão de negócios, para atrair, através de estruturas e logísticas adequadas, a fascinação da pesca esportiva, que tem 6 milhões de adeptos no Brasil, para a magia das águas do Amazonas, concentradas no lago artificial, mas de dimensões ampliadas e com espécies regionais.


O deputado Marcos Rotta, que conhece na palma da mão todo o território geográfico do município de Presidente Figueiredo, tem o mapa do acesso e do conhecimento da comunidade de Balbina, com suas potencialidades turísticas e componentes humanos, tem um vetor mais valioso ainda: é um pescador emérito, com presença constante nas águas de Balbina, onde recupera as energias de um mandato abrangente e sincero, que pode ser refletido na luta pelos direitos do cidadão na Comissão de Defesa do Consumidor da qual é presidente.

“A pesca esportiva é no Brasil, o esporte que mais cresce na faixa superior de consumo e conduz para as áreas de sua prática, benefícios enormes, seja na oferta de oportunidades de trabalho, seja na implantação de estruturas de comercio, de transporte, hotelaria, alimentação, e tantos serviços que formam a grande cadeia de turismo, indústria compatível com o Amazonas, pois não degrada, e que oferece uma base econômica, se consolidada, maior do que até a Zona Franca de Manaus” explicou Marcos Rotta.

“Nossa primeira preocupação é com a elevação da qualidade de vida dos moradores de Balbina, aumentando seus lucros, com novas oportunidades, gerando emprego e renda”.

A construção de um heliporto, a recuperação de todo o roteiro de transporte rodoviário de Manaus a Presidente Figueiredo e, de lá, até Balbina, um desenho de acesso fluvial são as primeiras providencias que o deputado Marcos Rotta busca, na montagem deste projeto tão revolucionário, quanto necessário, para mudar a face de dependência e de falta de alternativas econômicas no interior.

“Serão milhares de pontos de trabalho, haverá circulação de dinheiro e, para o município de Presidente Figueiredo, que vive das águas agressivas e selvagens de suas cachoeiras, base de sua econômica atual, surge uma nova fonte, agora das águas tranquilas do Lago de Balbina” ensinou o deputado.

Mas o deputado Marcos Rotta pretende estabelecer esta transformação econômica sem agredir os interesses dos moradores, que serão potencialmente engrupados ao processo, com retorno lucrativo do trabalho, em relação ao pouco que ganham hoje, como pilotos de canoas ou na cada vez mais deficitária pesca artesanal.

“Se hoje há um rendimento de mil reais, a ideia é triplicar, Mais ainda: serão implantadas tanques redes ou tanques escavados, com financiamento e carência, abrindo um leque diferenciado de trabalho e de rendimento” ensinou Marcos Rotta, que já manteve encontros importantes para fechar os acordos, incluindo o ministro da Pesca, que esteve em Manaus.

“Todos os interesses convergem para este projeto. Vamos unir todos e estabelecer o consenso. É mais ou menos como a história do ovo de Colombo, de tão simples” afirmou.

Nesta terça-feira, por exemplo, Marcos Rotta terá reuniões com o prefeito de Presidente Figueiredo Neilson, para ajustar ações, recolher informações, compor uma base de trabalho, e formatar, no tempo e no espaço, a velocidade de cada atividade, para que o Centro Internacional de Pesca Desportiva, seja implantado.

“O município de Presidente Figueiredo é especial pelas suas riquezas: tem minérios sendo beneficiados gerando emprego e tributos, tem cacheiras que promovem o turismo semi domestico, mas agora terá uma fonte inesgotável de geração de emprego, renda, economia forte e desenvolvimento social. Isso é fantástico” afirmou Marcos Rotta.

Nada será feito de forma aleatória e todos os parceiros envolvidos serão ouvidos, terão compromissos distribuídos e tarefas determinadas, pois trata-se de um projeto de Estado para vigorar como primeiro passo do turismo planejado, organizado e lucrativo, como deve ser esta atividade.

“O mundo artificializa atrações para promover a visitação turística que produz renda e injeta animo na economia. Nós temos tudo pronto, prontinho, feito por Deus e basta escancarar as portas” comentou Marcos Rotta.

Os ministérios das Minas e Energia que tem a gestão de Balbina, do Meio Ambiente que dita normas de comportamento na preservação e a Prefeitura de Presidente Figueiredo, onde Balbina está inclusa, serão fundamentais para estabelecer a fixação do projeto, mas haverá a participação de investimentos privados para formar o arco de hotelaria, alimentação, transporte, comercio e serviços.

“Estamos falando de riqueza para o Amazonas, estamos falando de qualidade de vida para o homem do interior que precisa de alternativas de trabalho e estamos falando de abrir o referencial máster do Amazonas que é sua marca registrada com rios, floresta, fauna e flora, que são tesouros escondidos” afirmou Marcos Rotta.

Nenhum comentário: