quarta-feira, 13 de junho de 2012


AMOR
Ciranda virou império



Nascida de um gesto de amor pelas crianças, transformada em Império pela força da comunidade, a Ciranda Império da Compensa circula nos festivais de Manaus e embala os sonhos de milhares de pessoas, nos seus 16 anos de existência, como símbolo da resistência contra o crime, as drogas e a degradação familiar.
A Ciranda surgiu com uma missão de solidariedade humana: preencher o vazio de diversões, lazer e entretenimento dos jovens da rua Cruzeiro do Sul, retirando destas estrelas a luz para garantir o presente e o futuro de uma geração. Com o nome de Ciranda do Amor, a manifestação cultural de rua tomou conta do bairro, seduz os brincantes, condensou o pensamento de desenvolvimento social, ampliou os  horizontes culturais, circundou a orla fluvial do bairro para firmar-se como representante de todos na forma de ser, de crescer e de estabelecer um novo conceito de vida, como segmento  de integração e como movimento social que perdura no tempo depois do ensaios e das festas de junho e é referencia durante todo o ano para os moradores.
Nem por acaso o presidente  Clemison Gomes lembra que a Ciranda foi um projeto de vida e continua como  o registro de crescimento da geração mais jovem longe de desvios de comportamento ou de participação em galeras no caminho do crime. “Temos, mais do que uma manifestação cultural, a afirmação do caráter, da formulação de conceitos, da  definição de comportamento que devem se espalhar como espelhos dágua para toda a geração. A Compensa não poder ser uma indicação de violência, porque fazemos a catequese do bem pela cultura e pela presença” afirmou o presidente, lembrando que tudo, em todo da Ciranda, nasceu e se aperfeiçoa no bairro. “Aqui a vida gira em torno das esperanças comuns e do pensamento único de construir um bairro que desejamos e merecemos” afirmou o presidente.
Até  as roupas, belas e coloridas da Ciranda, são confeccionadas pela arte e pela  arquitetura  criativa dos moradores, sob o comanda de  Claubenes Luiza que é, a um só tempo, vice presidente, coreógrafa e cirandeira, com a conquista do respeito e carinho da comunidade. “Aqui construímos o que imaginamos na linha da pesquisa de origens de fatos, de feitos e da história do bairro” explicou.
Como espetáculo o Império da Ciranda empolga e encanta porque tem o fervor da disciplina, a beleza da coreografia, o empenho dos dirigentes, a capacidade dos brincantes e o fervor da beleza cênica orquestrada por um bairro inteiro que congrega, que age e que se desdobra para fazer o melhor.
“Todos trabalham com o mesmo sentido: o sentimento de ser o melhor como espetáculo para ser o melhor como ser humano” explicou o presidente Clemilson Gomes.

Nenhum comentário: