terça-feira, 15 de janeiro de 2013

FUTEBOL ABRE O CARNAVAL



Por: Fabiane Serra
 
A esperar pelo período carnavalesco está chegando ao fim, as Escolas de Samba já se preparam, para a maior festa cultural da nossa cidade e o grande desfile do grupo especial ocorrerá no dia 09 de Fevereiro de 2013, A AGEESMA( Associação do grupo especial das escolas de samba de Manaus) já divulgou a ordem dos desfiles, Confira!
 A Primeira a desfilar este ano será a Campeã do Grupo de Acesso em 2012, a Presidente Vargas está de volta ao Grupo Especial, apesar das dificuldades de ser uma escola pequena e ter de abrir o desfile, onde normalmente há falta de público,a agremiação que vem do antigo bairro da Matinha,hoje Presidente Vargas,tem a chance de mostrar que cresceu e que pode ficar no Grupo Especial.
Este ano a agremiação fará uma bonita homenagem ao Atlético Rio Negro com o enredo: “Em seus espelhos se reflete a tradição, nos esportes, garra e coração. Atlético Rio Negro - 100 anos de amor e paixão”.
A segunda a passar pelo sambódromo será a verde e rosa da Praça 14, que promete superar os problemas e dificuldades que marcaram seu desfile em 2012, a mais antiga escola de samba de Manaus ficou na 6ª colocação ano passado e por pouco não foi rebaixada pro grupo de acesso.
Este ano a verde e rosa, resolveu reunir duas paixões brasileiras: samba e futebol. Com o enredo 'Centenário do Nacional: Verde e Rosa no Carnaval'.
 Sendo tida sempre como favorita, a Grande Família da zona leste será a 3ª escola a passar pelo Sambódromo,em 2012 a vermelha e branca amargou a 4ª colocação e agora luta pra voltar ao topo do carnaval amazonense.
Com o tema polêmico “Meta a Boca Manaus – O povo vai falar e a Grande Família vai mostrar”, a Grande Família promete acirrar a disputa pelo título de campeã no Carnaval 2013.
A Balaku-Blaku,escola tradicional do centro de Manaus,será a 5ª escola a passar pelo Sambódromo,a escola superou os problemas do desfile de 2011 e em 2012 ficou com o 3º lugar.
O samba-enredo da Balaku-Blaku traz o tema ‘Quem desdenha quer comprar. Uma Odisseia contada em Cifrões’. A música foi composta pela mesma equipe de sambista que levou o título ano passado.
 A Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, a grande estrela da Zona Sul de Manaus, bicampeão em 2012, será a 6ª Escola de Samba há passar pelo Sambódromo, isso por volta das 01h30min da manhã, a escola luta em busca do tricampeonato, titulo que já conquistou uma vez,em 1997.
O tema do Reino Unido este ano é o livro, como enredo “O livro: porque no Morro o samba é Le-ler”. São 4 mil componentes,sendo 500 somente na ala das crianças. “Vamos buscar o tricampeonato como já fizemos antes. A nossa receita é difícil de copiar, é a emoção dos guerreiros do morro”, diz o diretor cultural da escola, Ivan de Oliveira.
A verde e branca mais querida, como dizem os fãs da Aparecida, apelido carinhoso da Mocidade Independente de Aparecida, escola com o maior número de títulos no nosso carnaval, será há 7ª escola a passar pelo Sambódromo, isso por volta das 02h40min da manhã. Contudo a Aparecida não vence o carnaval desde 2008.
Este ano o enredo será o tema “Nhamundá- Uma viagem pelo rio Ykamiabas”.
De acordo com o diretor de eventos da agremiação, Fabrício Nascimento, escola promete trazer um desfile com 3.500 componentes, com um único objetivo de ganhar o Carnaval 2013.
A tradicional Sem Compromisso, que nos últimos três carnavais têm surpreendido em seus desfiles será a penúltima escola de samba a passar pelo Sambódromo, o único titulo da escola foi em 86 e a escola tem mudado de comunidade constantemente nos últimos anos, sendo chamada de "escola cigana".
O samba-enredo este ano será, ‘Manaus das águas rejeitadas, Amazonas das águas cobiçadas’. A escola contará com 22 alas, cinco carros alegóricos e cerca de 3 mil brincantes.
A agremiação Unidos da Alvorada azul e branca da zona oeste vem com tudo pra fechar o desfile de 2013, a escola promete reverter os problemas que teve em 2012 e que por pouco não há levaram para  grupo de acesso.
O Samba enredo deste ano falará sobre ‘A beleza está nos olhos de quem vê’. Na avenida, a agremiação terá 27 alas, quatro carros alegóricos, bateria com 250 ritmistas e cerca de 2 mil brincantes.
 
SERVIÇO
Desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Manaus
Data: 9/2
Horário: 20h
Local: Centro de Convenções - Sambódromo (Avenida Pedro Teixeira - Planalto)

Nenhum comentário: