terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vereador diz que problemas em aluguéis de escolas vem de administrações anteriores

HERANÇA DO DESTINO 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Professor Samuel (PPS), afirmou hoje que o problema nos aluguéis de prédios para o funcionamento de salas de aula vem de administrações anteriores e não é possível sanar essa deficiência em menos de um ano de gestão.

Atualmente, quase 30% das salas de aulas do ensino público municipal funcionam em edifícios alugados pela prefeitura. A informação do vereador foi repassada a líderes estudantis que visitaram hoje a Câmara de Manaus para pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquéritos (CPI) voltada a investigar supostas irregularidades no processo de aluguel desses prédios.



“Sabemos que hoje a Secretaria Municipal de Educação (Semed) aluga cerca de 150 prédios onde funcionam escolas do município e que o custo é alto. Porém, o prefeito Artur Neto já se comprometeu em acabar com este vício que é uma herança das gestões anteriores, mas nada é feito em um ‘estalar de dedos’. Essa questão será tratada de forma gradativa”, afirmou Samuel.

Ele disse ainda que a locação de prédios  é a alternativa encontrada para o acesso da educação fundamental em muitos bairros. “Várias comunidades e bairros se formaram através de processos de invasão, sem planejamento  para a instalação de escolas ou postos médicos. E o aluguel de prédios é a solução para que as crianças e jovens dessas regiões não tenham que se deslocar para outros bairros para ter acesso a educação”, destacou.

Para o presidente da União Estadual de Estudantes (UNE) Caetano Junior, não existe política pública sem a participação da sociedade. “Hoje estamos aqui por que esta é a Casa da População e se tem dinheiro público envolvido na denúncia dos aluguéis dos prédios das escolas municipais tem que haver uma CPI”, defendeu.

O vereador que é vice-presidente da Comissão de Educação da CMM, lembrou ainda que a Prefeitura Municipal pediu do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 200 milhões de dólares para, entre outras ações, construir escolas a fim de acabar com aulas em prédios alugados.

“A Comissão de Educação já está analisando o caso. Enviamos à Semed um requerimento pedindo explicações quanto ao aluguel de cada uma dessas 150 escolas. Os vereadores não estão alheios ao que está acontecendo e nem somos contrários às reivindicações das lideranças estudantis. Mas iremos, sim, de forma transparente conduzir esse processo com transparência e responsabilidade”, disse o vereador.

Nenhum comentário: