segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Rotta defende leis mais severas para adolescentes infratores
Castigo forte

O aumento do índice de envolvimento de crianças e adolescentes em crimes registrados no Amazonas fez com que o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB), alertasse a sociedade para a criação de leis mais severas e punitivas a esses “pequenos” infratores.
Na avaliação de Rotta, esse alto índice é resultado de uma lei branda, que acolhe não somente a vítima como também defende o infrator. “O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um dos mais modernos do mundo, mas deixa brechas para que maus elementos se defendam e não paguem por seus erros”,comentou o parlamentar, ao acrescentar que adolescentes são usados como “escudo”para criminosos perigosos.
“Isto é, meninos ou meninas assumem a autoria de crimes que não são deles. Como são menores de idade, não são penalizados. Resultado, eles voltam para a delinquência e o verdadeiro criminoso segue em liberdade e continua usando o adolescente como 'escudo' ”, lamentou Rotta.
O parlamentar afirmou ainda não ser a favor da redução da imputabilidade criminal, no entanto, disse ter a convicção de que, independentemente da idade, o infrator tem de ser responsabilizado por seus atos. “A família deve se unir, cuidar mais dos seus filhos. Afinal de contas, não apenas o Estado, mas pai e mãe também são responsáveis pela segurança de seus filhos. Devemos resguardá-los e, principalmente, evitar que se envolvam com droga, a maior culpada pelo alto índice de criminalidade no Amazonas e no resto do país”, completou.
Durante o pronunciamento, Rotta voltou a ressaltar a importância do governo do Estado em investir na segurança pública, por meio do programa Ronda no Bairro e com a aquisição de equipamentos de alta tecnologia. “No entanto, precisamos de mais recursos e do apoio do governo federal. Isso porque, para combater os criminosos na fronteira do Estado com outros países, a Polícia Federal precisa de um aparato maior, com estrutura e equipamentos. Acredito que, se houvesse investimento na PF, o Amazonas não seria rota do tráfico”, disse o deputado.
Ao levantar a questão da segurança, Rotta abriu uma grande discussão em plenário, sendo aparteado por praticamente todos os deputados presentes, entre eles José Ricardo, Fausto Souza, Conceição Sampaio e Belarmino Lins.

Nenhum comentário: