quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cooperativa de catadores receberá consultoria econômica gratuita

LUCRO NO LIXO

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon/AM) realizou esta semana a primeira reunião do projeto “Economistas Solidários” com o início da consultoria econômica gratuita a membros da Associação de Catadores Eco Recicla.  A iniciativa tem como objetivo apoiar projetos de Economia Solidária através de orientações técnicas a instituições do terceiro setor, como organizações não governamentais (ONGs), cooperativas e associações.

No encontro, estiveram presentes: o presidente do Corecon/AM, Marcus Evangelista, os economistas Francisco de Assis Mourão Júnior, Denise Kassama e Ricardo Maia. Durante a reunião, a presidente da Associação, Lúcia Obando, apresentou a principal necessidade do grupo, formado por 70 pessoas, que é a elaboração de um projeto de planejamento de metas.

Denise Kassama afirmou que a demanda necessitará de uma visita técnica para analisar in loco o cotidiano dos catadores e o trabalho desenvolvido pela associação. “Será um grande desafio realizar uma consultoria para uma associação formada por dezenas de pessoas. Mas por outro lado estamos dentro do foco do projeto que é viabilizar iniciativas já existentes com o objetivo de consolidá-las economicamente”, afirmou.



Já Ricardo Maia ressaltou a importância social do projeto para a economia local. “Um PIB (Produto Interno Bruto) substancial não acaba com a desigualdade de uma região e penso que não adianta somente cobrar providências do governo. Acho que nós, profissionais liberais, podemos fazer nossa parte e trabalhar para que a renda seja igualmente dividida através de projetos como esse realizado pela Associação Eco Recicla”, declarou.

O presidente do Corecon/AM, Marcus Evangelista, lembrou que o projeto “Economistas Solidários” irá contribuir para que a associação possa ter informações sobre as melhores formas de investimentos e também será orientada sobre o processo mais eficaz de trabalho. “Não será uma tarefa fácil visto que a associação atua em 12 bases distribuídas pela cidade, mas ajudaremos para que eles possam criar o processo mais eficaz de trabalho e garantir melhores resultados”, concluiu.

Nenhum comentário: