quinta-feira, 7 de novembro de 2013

FIAM abre inscrições para Jornada de Seminários e Rodada de Negócios

BALCÃO DE CONHECIMENTO

Texto: Layana Rios

Estão abertas as inscrições para a Jornada de Seminários e para a Rodada de Negócios da VII Feira Internacional da Amazônia, a maior feira multissetorial da região amazônica, que acontece de 27 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções. Promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a FIAM tem a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM) na organização destes dois eventos, que são os mais tradicionais da Feira - presentes desde a primeira edição, em 2002.


Integrante da programação técnico-científica da FIAM, a Jornada de Seminários é um evento para fomentar os debates voltados ao desenvolvimento da Amazônia. A programação de 2013 tem oito temas: Inovação e Tecnologia no Desenvolvimento da Amazônia Brasileira, Reservas Minerais e de Óleo e Gás na Amazônia Ocidental, A Importância da Água segundo a Organização Mundial de Turismo, Tecnologias para Desenvolvimento Econômico Sustentável, Desafios para o Uso Sustentável da Biodiversidade na Pan-Amazônia, Design Como Ferramenta para Incremento de Negócios na ZFM, Soluções com Sistemas Inteligentes para uma Floresta Sustentável, V Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia (V ENAq).


As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público em geral até o dia 19 de novembro. Para se inscrever, o interessado deve acessar o hotsite da FIAM (www.suframa.gov.br/fiam) e clicar no banner “Jornada de Seminários”, localizado à direita da página. O espaço apresenta o objetivo de cada seminário, bem como data, horário, local, instituições parceiras, capacidade de público e o link para inscrição. Após o cadastro, o interessado deve aguardar a confirmação da inscrição por e-mail.


Rodada de Negócios
A Rodada de Negócios é voltada a micro e pequenos empresários de toda a Amazônia Legal, que possuem produtos fabricados com matéria-prima amazônica. O objetivo é gerar negócios com empresas nacionais e internacionais, interessadas em comprar produtos amazônicos. O evento ocorrerá no dia 28 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre do Studio 5 Centro de Convenções.

A expectativa da edição 2013 da Rodada de Negócios é de obter um aumento de 20% do valor de negócios em relação a Rodada passada, quando o evento fechou o valor recorde de US$ 13,1 milhões em negócios imediatos, com a participação de 26 empresas âncoras (compradoras de produtos e serviços) e 136 empresas ofertantes.

Este ano, estão confirmadas 28 empresas âncoras. Vinte delas são nacionais, dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, e oito são internacionais, vindas da Alemanha, Angola, Argentina, Equador, Espanha, Itália, Trinidad & Tobago e Uruguai. Entre os produtos procurados pelas empresas, estão o artesanato (geral e indígena), biojoias, alimentos e bebidas, frutas, horticultura, móveis, artefatos de madeira, fitoterápicos, óleos vegetais, ervas e moda em geral. 

A inscrição para a Rodada de Negócios também é realizada no hotsite da FIAM, clicando no banner “Rodada de Negócios”, localizado ao lado direito da página. Ao se cadastrar, cada empresário preenche um questionário que traça um perfil da empresa e dos produtos e serviços oferecidos, e também aponta quais são as empresas âncoras que tem interesse em se reunir durante a Rodada. A partir dessas escolhas, é elaborada a agenda de reuniões que ocorrerá durante o dia da Rodada de Negócios. As inscrições para as micro e pequenas empresas vão até o dia 14 de novembro.



FIAM
Com o tema “Passe para o Futuro”, a VII FIAM conta com uma extensa programação, que inclui ainda Rodada de Negócios de Turismo, Salão de Negócios CRIATIVOS, Oficina de Negócios Brasil Trade, Simpósio Nacional de Aquicultura, entre outros, além dos pavilhões (Principal, Amazônia, Plenária e Salão de Vidros) que abrangerão todos os expositores da Feira. Para mais informações, basta acessar o hotsite do evento www.suframa.gov.br/fiam.

Nenhum comentário: