quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Cidade Nova e seu esplendor comunitário
 Com o  surgimento da Cidade Nova em 1970, as antigas casas isoladas deram lugar ao maior projeto de urbanização e crescimento populacional da história de Manaus, pois a partir daí a Zona Norte da cidade passou a crescer significativamente, como até hoje.
 A partir do final da década de  1980, o bairro transformou-se num dos maiores da capital. Logo, em, atingiu uma população de 100 mil habitantes. Na década de 2000, sua população chegou a ultrapassar os 300.000 habitantes. Em 2010, o bairro foi dividido e deste, originaram-se três novos bairros em Manaus: Nova Cidade, Cidade de Deus, Amazonino Mendes e Novo Aleixo, todos originados a partir de sua divisão.
 Em meados da década de 1987, surge o Núcleo 16, que está localizado dentro do bairro da Cidade Nova 4, é um dos núcleos que mais cresceram na cidade de Manaus nos últimos tempos, destacando-se por ser um dos mais populosos, com uma população estimada em 7.500 habitantes.
O Núcleo 16 é o maior núcleo habitacional do bairro da Cidade Nova, foi entregue junto com a Escola Estadual Engenheiro Arthur Soares, localizado entre os núcleos 04, 14,15,24,23, com  a sua particularidade ,que vai desde as 32 ruas e 4 travessas a sua principal economia, que é o comércio em pleno desenvolvimento socioeconômico. Atualmente considerado um núcleo em abrangente desenvolvimento comunitário possui igrejas, escolas estaduais e municipais, associação de moradores e a recém-chegada liga desportiva, praça comercial, drogarias e panificadoras.
 A principal dificuldade dos comunitários do Núcleo 16 é falta de transporte urbano que possa atender os usuários moradores da localidade, pois toda a linha de ônibus que cobrem o núcleo vem de outros bairros e quando passam no núcleo 16, já chega lotados, outra dificuldade é o índice alarmante de adolescentes e jovens entregue as drogas, pasmem! Todos estudam praticam esportes, mas diariamente quando o final da tarde e a noite chega, eles se refugiam nas vegetações próximas do Centro Social Urbano conhecido como Chapéu de Zinco que se encontra literalmente abandonado por causa do descaso público, por se tratar de um Complexo Esporte que deveria ter na sua gerência o acompanhamento direto da SEMDEJ, mas infelizmente entra e sai os anos e nada da presença do poder público municipal.
Núcleo 16 e seus atributos
Escola Estadual Engenheiro Arthur Soares Amorim
A Escola Estadual Engº.Arthur Soares de Amorim é uma referencia na área de educação na comunidade e na Zona Norte de Manaus, são mais de 2.700 alunos divididos em três turnos que atendem ensino fundamental e médio.
Liga Desportiva do Núcleo 16
A liga Desportiva da Cidade Nova 4 Núcleo 16,surgiu através dos desportistas, Edson Chaves, Eder Cunha, Cesar Caxias, Paulo Cintra, Roberto Porto, José Luiz e Erick Bezerra que se uniram entorno de uma realidade vital. A prática desportiva comunitária agrega valores na formação do cidadão, partir desse principio resolveram criar e fundar a instituição.
De acordo com o presidente da Liga, Eder Cunha, 30, a Liga Desportiva ainda é muito recente, com início em maio de 2011, e no próximo dia 16 de Fevereiro de 2012, começará a Super Copa Dorval Mendes de Futebol Masculino, que envolverá no mínimo 32 times premiação está ossada no valor de R$ 30 mil reais, provenientes de patrocínios e inscrições, que contará com a parceria do jornal Extra, que traz a marca da realização de grandes eventos esportivos já realizados na Zona Leste de Manaus.
Praça Comercial
Destacamos duas ruas comerciais a 192 e 202, com várias lojas diversificadas para que os moradores possam usufruir com mais facilidade na hora de fazer as compras, sem precisar se afastar da sua comunidade.
Destacamos na comunidade a pizzaria Casinha Branca,localizada na rua 197,que há mais de 18 anos está instalada e prosperando não somente na comunidade mais com clientes de toda a cidade de Manaus, que chegam para prestigiar o delicioso cardápio oferecido.
Na área da farmácia, ressaltamos a Drogaria Hadma a pioneira nesse ramo, que promove todos os anos grandes promoções junto aos seus clientes.
Igrejas
Núcleo 16 possui atualmente diversas igrejas aqui destacamos a igreja católica Rainha da Paz, Igreja Batista Água Viva, Igreja Pentecostal Jesus da Galileia, IADAM, onde são realizados cultos e missas nos fins de semana.
 Por: Edson Chaves e Fabiane Serra

Nenhum comentário: