quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

É dando que se recebe

ANAMÃ: Missa de Despedida do Padre Carlos Enrique no Santuário de São Francisco
Por Edson Chaves
Em uma Igreja Matriz completamente tomada de fieis, com de grande emoção, dia 13 de Janeiro de 2013, ficará marcado para sempre na memória dos paroquianos do Santuário de São Francisco. Trata-se da Missa de em Ação de Graças pelos 5 anos de trabalho do Padre Carlos Enrique Santos da Silva, como Pároco da Paróquia e Santuário São Francisco de Anamã.
Estiveram na Missa de despedida, o bispo da Prelazia de Coari, Dom Marcos Piatek, o Vigário Geral da prelazia, Pe. Raimundo Gordiano, o representante do clero da prelazia Pe. Valdivino de Araujo e o seminarista Tarcisio. Compareceu também, uma representação dos fieis da Paróquia da Imaculada do município de Anori. Durante a Missa, Dom Marcos Piatek agradeceu a Deus, ao Instituto Missionário São José e, sobretudo ao Pe. Carlos Enrique Santos da Silva, MSJ pela sua obra evangelizadora durante cinco anos na Prelazia de Coari.Os representantes da comunidade, nos seus agradecimentos, destacaram a valiosa contribuição do Pe. Carlos Enrique no campo pastoral (implantação das novas pastorais, movimentos, zelo pastoral pelas numerosas comunidades) e na competente administração da paróquia santuário (reforma da igreja matriz, reforma do Centro Comunitário, construção da nova casa paroquial, aquisição de uma lancha com 115 HP, a implantação do Programa de Rádio “Católica Nativa” pela Rádio Anamã FM etc.). Na Prelazia de Coari o Pe. Carlos Enrique era também assessor eclesiástico da Pastoral da Criança e da Pastoral do Dízimo.
Pe. Carlos Enrique veio à Prelazia de Coari em 2008 do Estado de São Paulo e serviu a nossa igreja local com zelo e dedicação missionária durante cinco anos. Agora os seus superiores decidiram transferi-lo para o Estado de Goiás. Lamentamos tal decisão porque a nossa Igreja de Coari é uma igreja de grandes extensões geográficas, bastante pobres e carece ainda das vocações! A comunidade local sentiu tristeza ao saber da transferência do seu padre, mas seja feita a vontade de Deus!
O povo de Anamã e de Anori (onde ficou os primeiros sete meses) ficou emocionado e agradeceu com as lágrimas a presença evangelizadora do Pe. Carlos Enrique! 
Padre Carlos Enrique, que Deus seja louvado pela sua vida e testemunho de fé na Prelazia de Coari! Que a Senhora Santana, a padroeira desta prelazia e, São Francisco ao qual servistes com zelo, Te acompanhe constantemente na nova missão! Lembre-se que as portas
da Prelazia de Coari estão abertas! Disse Dom Marcos Piatek. 
“Queremos registrar aqui, mais uma vez, a nossa admiração pelo Padre Carlos Enrique e dizer que, estaremos sempre unidos por meio da oração. Sua voz, seus gestos, suas palavras ecoarão por muito tempo em nossa vida, em nossos corações. E isso não se apagará, pois a história nos ensina que, tudo aquilo que foi bom e edificado com amor e carinho, permanece para sempre... Obrigado Padre Carlos Enrique Santos da Silva.” Destacou o professor Adilon Abreu.
MENSAGEM DE DESPEDIDA PARA PADRE CARLOS ENRIQUESer padre é ser abençoado e verdadeiramente escolhido por Deus.
Somente alguém que tem Deus ao seu lado é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar como somente um pai pode fazer.
Um pai espiritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação. Essa não é uma tarefa fácil! Deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé… Muita fé!
O padre precisa de nós tanto quanto nós dele. Precisa do nosso apoio, colaboração e compreensão; precisa do nosso amor, da nossa amizade e de nossas orações.
Precisa que rezemos pedindo que Deus o santifique, ampare e console nos instantes de fraqueza; que Deus lhe dê animo e coragem para seguir confiante e com alegria em sua missão.
E hoje (13) padre Carlos Enrique presidiu para nós sua última missa antes de partir para uma nova missão, agora em Goiás.
Por isso, padre Enrique, queremos te dar um abraço caloroso e fraternal, de um ‘muito obrigado’ sincero de toda a comunidade Franciscana de Anamã, porque o senhor foi uma bênção de Deus em nosso meio e isto precisa ser celebrado com muito amor e alegria.
Nosso muito obrigado e que Deus sempre o abençoe e guarde! Disse a coordenadora da Catequese, Angélica Souza.

 

Nenhum comentário: