quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SUFRAMA INTERNACIONAL

SUFRAMA define participação em feiras de 2013
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) projeta, para 2013, a participação em, pelo menos, 19 feiras nacionais e internacionais, por meio de missões empresariais com objetivo de divulgar o modelo Zona Franca (ZFM) e atrair novos investimentos para o Polo Industrial de Manaus (PIM). O orçamento da autarquia destinado à promoção comercial para este ano é de R$ 593 mil (sem incluir a sétima edição da Feira Internacional da Amazônia a FIAM, marcada para os dias 27 a 30 de novembro).
Segundo o coordenador-geral de Promoção Comercial da autarquia, Jorge Vasques, dos 19 eventos programados, a SUFRAMA estará em seis pela primeira vez, sendo cinco internacionais. “Este ano, a previsão é participar de 14 feiras internacionais, em países da América Latina, Europa e Ásia que a autarquia considera estratégicos para relações comerciais”, afirmou.
As feiras de participação inédita da SUFRAMA são: Sial China, de 7 a 9 de maio em Shangai, voltada ao setor de alimentos e bebidas e uma das portas para importação e distribuição de produtos na
China e na Ásia; Alimentec, nos dias 21 e 22 de junho em Bogotá (Colômbia), uma das feiras mais representativas da indústria latino-americana em alimentos processados, hortifruticultura, bebidas, máquinas, equipamentos, suprimentos e serviços de embalagem; Festival Gourmet Internacional, previsto para julho em Caracas (Venezuela), também voltado ao setor de alimentos e bebidas; Expo Fida, prevista para julho em Guayaquil (Equador), dedicada a produtos artesanais, joias e objetos de decoração; Natural Product Expo Asia/China de 29 a 31 de agosto, em Hong Kong, voltada a produtos naturais e orgânicos de matérias-primas até produtos acabados; e Equipotel Food and Drinks, de 16 a 19 de setembro em São Paulo, destinada ao mercado de refeições fora do lar.
O superintendente Thomaz Nogueira afirmou que a participação nas feiras deve estreitar relações comerciais já iniciadas na sede da autarquia. “Recebemos durante 2012 uma série de empresários em missões internacionais buscando conhecer o modelo ZFM e as alternativas de parcerias com o PIM. Este é o momento de dar continuidade a essa aproximação, levando nossos empresários aos países para que também avaliem as oportunidades e fechem negócios de interesse para ambas as partes”, observou.
Para as empresas que estão na área de abrangência da SUFRAMA (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e as Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana, no Amapá) interessadas em participar das missões previstas no calendário de promoção comercial, a autarquia disponibiliza estande e apoio técnico durante o evento. Os custos de passagem, hospedagem, envio de mercadoria, entre outros, são de responsabilidade da empresa. Para mais informações, o contato da Coordenação Geral de Promoção Comercial é (92) 3321-7008/7254/7259.
Outras feiras
O calendário de eventos 2013 foi inaugurado com a participação do superintendente Thomaz Nogueira na CES, a maior feira de eletroeletrônicos e produtos de alta tecnologia do mundo, em Las Vegas (EUA), na última semana. O superintendente e o coordenador geral de acompanhamento de projetos industriais da autarquia, José Jorge do Nascimento Júnior, viajaram para analisar as tendências do mercado hightech, visando atualizar Processos Produtivos, atrair novos fabricantes para o PIM e renovar as linhas de produção dos que já estão no modelo Zona Franca.

Neste primeiro semestre, ainda estão previstas: Foodex, de 5 a 8 de março em Chiba (Japão), voltada aos alimentos e bebidas; CEBIT, de 5 a 9 de março em Hannover (Alemanha), considerada a maior feira mundial de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Hannover Messe, de 8 a 12 de abril também em Hannover, principal feira do mundo para a tecnologia industrial; Expocomer, de 17 a 20 de abril na Cidade do Panamá, feira multissetorial voltada aos segmentos de alimentos,
bebidas, eletrônicos e tecnologia, construção, têxtil e serviços; 77ª Mostra Internacional de Artigianato, de 20 a 28 de abril em Florença (Itália), destinada ao artesanato tradicional; e a Frutal Amazônia, prevista para junho em Belém, com a finalidade de inserir frutas, flores, agroindústrias e produtos da agricultura familiar da Amazônia no mercado brasileiro e internacional.
O segundo semestre começa com a Feira Internacional do Artesanato, de 6 a 14 de julho em Lisboa
(Portugal); em seguida, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na segunda quinzena de julho em São Luis; Navalshore, de 13 a 15 de agosto, no Rio de Janeiro, voltada à indústria naval; Amazontech, de 27 de agosto a 1º de setembro em Porto Velho,
com foco na cultura da inovação dos nos negócios da Amazônia Legal; Expoalimentaria, prevista
para setembro, em Lima (Peru), destinada ao setor de alimentos e bebidas; e a Expologística,
prevista para outubro, na Cidade do Panamá.

Nenhum comentário: